De origem na França para sua adega, como escolher um bom Malbec!
Malbec é uma casta sedutora e elegante com características marcantes e com um potencial para ser transformada em vinhos incríveis, onde os enólogos podem brincar em sua vinificação.
Sua origem está no sudoeste da França, e é uma variedade de uva que já foi considerada muito importante em cortes de vinhos de Bordeaux, porém, devido a geadas e outros fenômenos biológicos (como a Filoxera), foi praticamente dizimada desta região e substituída, em sua grande parte, pela Merlot.
Ainda na França, é a principal variedade plantada na AOC Cahors, dando origem a vinhos de bastante tanino, frutas frescas, encorpados, acidez acentuada e com bastante potencial de guarda em adega.
A Malbec chegou na Argentina por volta de 1852 pelo enólogo francês Michel Aimé Pougert, a pedido do então presidente na época, Domingo Faustino Sarmiento.
Hoje, a Argentina é maior produtora de Malbec do mundo, com cerca de 75% da produção mundial da casta e, sua perfeita adaptação se deu principalmente devido ao solo, condições climáticas e investimentos em tecnologia.
A principal região produtora na Argentina é Mendoza, com destaque para as cidades de Luján de Cuyo e Valle do Uco, de onde se originam os grandes vinhos dessa casta.
Apesar de estar falando da mesma uva, os vinhos Argentinos são bem diferentes dos vinhos de Cahors!
Nosso vizinho de continente produz vinhos bastante encorpados, com acidez equilibrada, e taninos tão potentes quanto os de Cahors, porém, mais aveludados e macios.
Os aromas e paladares me trazem sensações que me surpreendem a cada garrafa aberta, trazendo desde frutas negras bem maduras como amoras, cerejas, mirtilo e geleias dessas mesmas frutas, até aromas mais complexos, como violetas, café, chocolate, carvalho e especiarias como a canela, noz moscada e baunilha.
Os aromas e paladares se diferenciam em cada garrafa de acordo com a forma de vinificação desse vinho.
Vinhos mais jovens de vinificação em tanques de aço inox vão aportar aromas mais frutados e frescos.
Já os vinhos com maturação em barricas de carvalho trarão as especiarias, chocolate, baunilha e até podem ser mais bem apreciados se você utilizar um decanter para abrir esses aromas.
Ambos vão sempre harmonizar com carnes como costela, assados ou ainda um delicioso churrasco.
Além de surpreendentes, o vinho feito com a Malbec, assim como com outras uvas tintas, faz bem à saúde, se consumido de forma moderada, claro!
Há alguns anos foi descoberta uma substância em algumas frutas de cascas escuras, os polifenóis, e o mais importante deles é o resveratrol.
Trata-se de um importante anti-inflamatório e antioxidante natural bastante presente em vinhos tintos!
Uma das grandes características dos vinhos elaborados com uva Malbec é a coloração intensa devida sua casca e, dessa forma, com altas concentrações de resveratrol.
Assim, uma tacinha por dia pode te ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, entre outros e ajuda no combate ao envelhecimento da pele.
Por esses e inúmeros outros motivos, os vinhos de Malbec são os vinhos do meu coração; nunca faltam da minha adega!
Mas lembre-se, NÃO sou médica!
Então, consulte seu médico, vá até a loja mais próxima com essas dicas que descrevi ou me chame pelas redes sociais que te ajudo a escolher o seu Malbec do coração.
Te aguardo na próxima viagem no universo do vinho.
Sugestões são sempre bem-vindas e até a próxima matéria!
Gratidão
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.