Harmonização vinho e chocolate, combinação para o ano inteiro!
Vinho e chocolate é uma harmonização que tem sido muito falada e utilizada, principalmente, na época da Páscoa, devido a grande demanda de consumo de chocolate pela ocasião e a oportunidade de tornar essa experiência ainda mais prazerosa para os adultos.
A harmonização, no mundo do vinho, representa a melhoria da experiência por parte de quem realiza esse ritual, o equilíbrio entre o que você consome com você mesmo.
Harmonizar um vinho com a comida significa tornar sua refeição, ou seu momento, ainda mais prazeroso e cheio de sensações.
Então, por que não harmonizar vinho com a sobremesa ou com o próprio chocolate, que são iguarias que nunca faltam em uma confraternização?
Pensando nisso, trouxe aqui algumas regrinhas para você fazer sua harmonização perfeita:
1 – Vinhos licorosos ou fortificados, são a melhor opção
Esses vinhos são feitos para as sobremesas, pois tem um açúcar residual natural da própria uva devido a interrupção da fermentação por acréscimo de álcool vínico.
Esse processo de vinificação, além de deixar o vinho mais encorpado e com açúcar residual natural e intenso, deixa o teor alcoólico do vinho ainda mais acentuado, devendo o degustador tomar cuidado com os excessos.
Aposte na harmonização com chocolates meio amargos, com flor de sal, bombons com pouco recheio ou recheios a base do próprio chocolate meio amargo.
Um vinho do Porto é uma ótima sugestão!
2 – Vinhos de colheita tardia
Os vinhos de colheita tardia, como o próprio nome já diz, as uvas foram colhidas mais tarde do que o ideal e contém uma concentração maior de açúcares, por estarem iniciando seu processo de desidratação, o que produzem vinhos também com açúcar residual e densidade mais elevados.
Alguns, dependendo da uva e do processo de vinificação, podem manter uma acidez mais elevada o que harmonizaria perfeitamente com chocolates brancos.
Se tiverem uma acidez mais equilibrada, a melhor opção é o chocolate ao leite.
Temos uma grande variedade desses vinho atualmente, sendo difícil indicar apenas um.
3 – Vinhos tintos e secos
Essa categoria é mais difícil de harmonizar, pois exige um pouco mais de conhecimento técnico do vinho, mas nada que eu não possa dar umas orientações.
O corpo, acidez, aromas e paladares devem complementar o peso e gordura e paladar do chocolate.
Como vinhos secos dificilmente têm açúcar residual, a sugestão é harmonizar com chocolates de baixo teor de açúcar como os 70% cacau ou superiores.
Escolha vinhos, preferencialmente, com passagem em barril de carvalho e que tenham estrutura, pois o amadeirado do vinho vai complementar o sabor do chocolate para que a harmonização seja perfeita e sua experiência magnífica.
Um bom Cabernet Sauvignon seria a melhor opção na minha opinião!
4 – Espumantes não tem erro
Uma escolha coringa é o espumante, de preferência o Brut.
O espumante tem o papel de limpar suas papilas gustativas, assim, escolhendo a opção Brut, você não terá a interferência de açúcares residuais no paladar, aumentando sua sensação gustativa com o chocolate de qualquer sabor.
O espumante Moscatel, devido seu açúcar residual, vai ficar muito interessante com chocolate ao leite ou chocolate meio amargo com recheios mais adocicados como o caramelo, por exemplo.
De qualquer forma, a melhor forma de você entender tudo isso, é provando e tentando combinar sabores, vinhos e momentos e aí sim, criar a melhor harmonização para o seu paladar.
Qualquer uma das opções, com a ótima companhia de amigos ou seu amor, fará sua experiência única e inesquecível, mesmo que no paladar a acidez tenha ficado mais acentuada ou o tanino mais presente, ou ainda que o cítrico do recheio do bombom tenha sobressaído o sabor do Chardonnay que você escolheu… risos
A assista nosso bate papo sobre o tema pelo YouTube da aEmpreendedora.
Prove! Experimente! Se arrisque! E venha me contar como foi!
Quer saber qual comprar e onde? Me chame nas redes sociais!
Te aguardo na próxima viagem ao universo do vinho.
Sugestões são sempre bem vindas e até a próxima matéria!
Gratidão!
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.