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A transformação das lideranças

A transformação das lideranças na pandemia

Qual a importância do papel do líder nesse “novo normal”?

A transformação das lideranças na pandemia de COVID-19 foi impulsionada pelas preocupações e mudanças evidentes em diversas áreas. As empresas tiveram que se adaptar rapidamente às novas necessidades de seus funcionários, clientes e fornecedores e ainda enfrentar desafios financeiros e operacionais.

Com tantas mudanças – e em período tão curto de tempo – vieram muitas questões:

  • Como gerir meu time remotamente?
  • Qual modelo e metodologia usar?
  • É possível manter ou aumentar o volume e a qualidade das entregas?
  • Como manter minha equipe engajada?

A confiança se tornou fundamental e foi dado início a um movimento muito grande das empresas em construí-la por todos os canais. Nesse momento crítico, a figura do líder se tornou mais importante do que nunca.

Os trabalhadores buscam confiança em seus líderes. E eles a encontram quando acreditam que as lideranças se importam por cada indivíduo e pela humanidade de forma geral.

É fundamental que os líderes tenham um plano. Eles não precisam saber tudo, mas precisam ser transparentes sobre como estão tomando as decisões. A liderança deve olhar para frente proativamente e dar respostas, em vez de ser reativa. E cabe a ela focar no processo – não apenas em resultados a serem alcançados.

As necessidades imediatas das equipes também mudaram. Além das necessidades físicas (cuidados com o corpo e com a saúde), também devem ser levadas em conta as necessidades mentais (psicológica e desenvolvimento de resiliência) e as necessidades de relacionamento (busca constante por conexões e pertencimento) de cada um.

O mindset ágil vem trazendo inúmeros benefícios para os líderes, nesse contexto de transformação e incertezas.

Alguns pontos são fundamentais para essa “virada de chave”:

  1. As pessoas precisam se sentir empoderadas, com a certeza de que seus líderes confiam nela;
  2. Burocracia, neste momento, só atrapalha;
  3. É preciso identificar os impedimentos para que a equipe tenha sucesso e removê-los;
  4. A comunicação deve ser frequente, mesmo virtual;
  5. Problemas complexos podem ser divididos em partes gerenciáveis;
  6. Pequenas partes da solução devem ser testadas por períodos curtos de tempo;
  7. As entregas precisam estar prontas para feedback;
  8. O que os clientes mais valorizam é prioridade e tem que ser entregue o mais rápido possível. O resto pode esperar;
  9. Importante testar e aprender com poucos clientes e acertar com a maioria;
  10. A adaptação acontece à medida que os clientes entendem o que realmente valorizam;
  11. O planejamento é fundamental, mas o planejamento em detalhes deve ser feito apenas para as atividades que não serão alteradas antes da execução;
  12. Inovações precisam ser facilmente reversíveis.

Não temos como prever como será o futuro pós-isolamento. Mas é inegável que a pandemia global trouxe diversas mudanças às nossas vidas. Ainda que daqui a alguns meses o vírus se vá – e esperamos isso ansiosamente –, ele já mudou de forma irreversível nossa experiência em todos os âmbitos.

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Adriana Saluceste

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