Gerenciamento de custos como fator prioritário para a próxima safra
A elevação do preço das commodities e a elevação do preço dos insumos ocasionaram aumento dos custos de produção para o próximo período agrícola.
É sabido que, no presente ano, houve um significativo aumento no preço das commodities, impulsionando, com isso, o valor dos grãos e da carne bovina.
Nessa conjuntura, houve um significativo aumento no preço dos insumos, elevando, com isso o custo da próxima produção agrícola.
A elevação das commodities foi ocasionada, não só pela valorização do produto na bolsa de valores, como também pela alta do câmbio.
A desvalorização do real em comparação ao dólar elevou o preço dos grãos e da carne bovina.
No embalo da valorização dos grãos e da carne bovina, o valor dos insumos (fertilizantes e herbicidas) subiu como um todo.
A alta do preço dos insumos foi influenciada pela falta de matéria-prima, pela escassez de navios para realizar o transporte dos produtos, pelo encerramento das atividades das Indústrias, dada a ocorrência do COVID-19.
Não se teve no setor, por exemplo, a reposição de maquinaria.
O produtor, para a próxima safra, terá que suportar um custo elevado de produção.
Nesse cenário de elevação no preço das commodities, acarretando na alta do preço dos insumos (fertilizantes e herbicidas), caberá ao produtor rural ficar atento ao mercado financeiro.
O produtor rural deverá, então, acompanhar os canais de informações que trazem notícias sobre o mercado financeiro, fazer pesquisa de preço dos grãos e dos insumos (fertilizantes e herbicidas) e, principalmente, ter senso de oportunidade.
O produtor rural, para a próxima safra, deverá analisar o melhor momento de compra de insumos (fertilizantes e herbicidas) e venda de grãos.
Mais do que nunca, um gerenciamento de custos, mostra-se fator de extrema importância para o sucesso da atividade agropecuária.
Que venha a próxima safra!
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias