Vantagens e desvantagens de um sistema de irrigação na lavoura
Sistema de irrigação cumpre um papel importante na agricultura, com os seus diferentes tipos de benefícios e formas, podendo o agricultor escolher a melhor opção conforme seu cultivo.
O sistema de irrigação em regiões mais seca substitui a chuva, levando água par as plantações na medida certa, ajudando as plantas a crescer, podendo aumentar a produção agrícola.
Como tudo tem seus prós e contras, o sistema de irrigação não nos traz só vantagens, mas um dos problemas que pode causar é no meio ambiente, por isso deve-se analisar muito bem qual o tipo e eficiência do sistema.
O sistema de irrigação correto oferece ao agricultor um aumento de produtividade, diminuição nas perdas das lavouras, auxilio de aplicação de insumos, minimizar os riscos climáticos e meteorológicos e produção de mais safras ao decorrer do ano
A escolha da melhor técnica de irrigação, leva em conta quais os tipos de terras, qual a condição ambiental, podendo usar vários tipos de sistemas de irrigação, como por exemplo o pivô.
A irrigação por pivô, permite a aplicação de maneira precisa de água e fertilizantes, sendo indicada para culturas como soja, milho, feijão, cana-de-açúcar, algodão, pasto, banana, mamão, cebola, alho e entre outras.
Esse tipo de sistema de irrigação permite que o agricultor reduza seus custos operacionais, custos de mãos de obra e obtendo melhores resultados na lavoura, porém outra desvantagem é o investimento inicial bem alto e a manutenção preventiva dos equipamentos.
Os pivôs, podem ser instalados em outras propriedades e conseguem percorrer distancias consideráveis fazendo aplicação de fertilizantes.
Um sistema de irrigação deve ter uma tecnologia que possibilite alcançar os objetivos desejados, com bom custo-benefício e deve também visar a sustentabilidade, através de usar a quantidade de água necessária não havendo desperdício.
O produtor ao adquirir um sistema de irrigação deve analisar muito bem o contrato com a empresa contratada, caso seja financiado o contrato com a instituição financeira, necessário se faz assistência com um profissional habilitado, afim de analisar o conteúdo jurídico, evitando assim problemas futuros em detrimento do contrato.
Caro leitor, entre diversos tipos de sistemas de irrigação, tive o prazer de conhecer o pivô mais de perto, tanto aqui no Estado do Paraná, quanto no Estado de Minas Gerais, e apesar de ter algumas desvantagens, posso afirmar que as vantagens se sobressaem
Autor: Benedito José Dechechi | Fazenda Santo Antônio – Monte Carmelo – MG | Família Catiste
Nos tempos em que vivemos em que o custo de produção está elevado e observando as crises hídricas, investir em um sistema de irrigação pode garantir o sucesso da lavoura e ganhos de lucros, basta analisar qual o tipo de sistema que mais se encaixa no seu cultivo.
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias