Search
Close this search box.
O Batom Vermelho e o empoderamento feminino

O Batom Vermelho e o empoderamento feminino

O batom vermelho tem sido associado ao empoderamento feminino por várias razões

O batom vermelho, primeira e muitas vezes é visto como um símbolo de confiança e autoestima, uma vez que pode chamar a atenção para os lábios e realçar a beleza natural das mulheres.

Além disso, ele é frequentemente usado por mulheres em ocasiões especiais, como reuniões de negócios, eventos sociais e até mesmo protestos políticos, como forma de demonstrar força e determinação.

De batom vermelho, é assim que se apresentam as mulheres mais “empoderadas” de nossa sociedade. E assim, a voz da mulher é ouvida… De batom vermelho.

Origem do batom

O batom foi criado à 5000 a.C., para ser usado por homens e mulheres, para definir as classes sociais. Só a “alta elite” poderia usar o batom na cor vermelho.

Foi de batom vermelho, que Cleópatra veio para mudar essa regra. Foi aí que o batom começou a ser associado mais à Mulher. Pois ela era um ícone de poder e beleza e gostava muito de batom vermelho.

O batom na cor vermelha era considerado algo de luxo e sinônimo de grandeza na realeza.

Acreditava-se, que o batom era “mágico”; que tinha poder de cura e até a imortalidade. Era algo indisponível na época.

Em 1880, floresceram pequenas empresas que muitas vezes eram concebidas e dirigidas por Mulheres, que encontraram no batom de cor vermelha, uma ferramenta de empoderamento para conquistarem seus espaços na sociedade.

Também de batom vermelho, em 1912, feministas fizeram uma   marcha história, em busca de seus direitos, inclusive o direito de votar. (Foi desenvolvendo um batom vermelho inclusivamente para esse evento).

Durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres foram praticamente “obrigadas” ser independentes, em todas as áreas. Houve um grande racionamento de produtos em geral, mas o batom era considerado essencial, luxo acessível e um pequeno consolo…

Algumas artistas de época, tinham o batom da cor vermelho como sua marca registrada.

Não permitiam que nem uma outra mulher usasse a cor nos lábios, estando no mesmo filme (espaço).

Batom Vermelho
Batom Vermelho de Marilyn Monroe

Historicamente, o uso do batom na cor vermelha, foi muitas vezes associada a mulheres fortes e independentes, como Marilyn Monroe e outras estrelas do cinema dos anos 40 e 50.

Na década de 1960, o movimento feminista abraçou o uso do batom na cor vermelho como uma forma de desafiar as expectativas sociais e afirmar a própria identidade feminina.

O batom de cor vermelha já fez e continua fazendo história. É um símbolo de empoderamento feminino desde 1912. E até hoje faz parte da vida de mulheres bem decididas.

Muito mais que um cosmético, o batom vermelho, se tornou uma arma e significância de empoderamento feminino.

Nada como um batom vermelho intenso para deixar o visual mais arrumando em segundos ou ainda levantar a autoestima de uma mulher que quer se sentir poderosa.

Independente da aparência, classe social, gosto de cada mulher, todas têm o seu batom vermelho preferido; para irradiar um sorriso empoderado ou para um posicionamento oficial; o batom está presente.

Hoje em dia, o batom vermelho continua a ser um símbolo de empoderamento feminino, e muitas mulheres o usam como uma forma de se expressar e reivindicar seu lugar no mundo.

o batom vermelho - MeTooComo resultado, o batom vermelho é frequentemente associado a slogans feministas e campanhas de empoderamento feminino, como o movimento #MeToo e o Dia Internacional da Mulher.

De batom vermelho a mulher se empodera para ser feminina, feminista, esposa, amante, funcionária, empreendedora, enfim, ser Mulher…

Seja qual for a cor de preferência de seu batom, coloque nos seus lábios mais cor e os seus olhos vão brilhar.

Pois toda mulher poderosa, possui o seu batom vermelho.

De batom, sim de batom vermelho, autoestima, vamos nos empoderar e deixar nossa marcar no mundo…

  • Bora passar seu batom vermelho?

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.

Picture of Quesia Kairós

Quesia Kairós

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram