Estratégias de Liderança para Inspirar e Revigorar Equipes Durante as Festividades
Gratidão e renovação no Natal é uma oportunidade para os líderes estarem mais próximos de suas equipes e verdadeiramente estimularem a fraternidade.
O Natal é uma época do ano que evoca sentimentos de gratidão, união e renovação. Para os líderes corporativos, é o momento ideal para inspirar e motivar suas equipes, infundindo o espírito natalino no ambiente de trabalho.
Este artigo aborda estratégias eficazes que líderes podem adotar para revigorar suas equipes durante as festividades, enfatizando a importância da gratidão, empatia e renovação.
Reconhecimento e Gratidão
Nas palavras de Walt Disney: “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade.”
Sugestões de como mostrar a importância daqueles que te apoiaram ao longo de 2023:
- Apreciar e agradecer as contribuições individuais e coletivas;
- Promover o reconhecimento público e notas pessoais de agradecimento;
- Oferecer algum mimo, pode ser uma carta escrita sobre como foi importante ter essa pessoa no seu time;
- Confraternizar com a equipe, descontrair e promover momentos de proximidade.
Estabelecimento de Metas e Reflexão
O espírito natalino deixa muitas pessoas mais sensíveis e vulneráveis.
A vida pessoal pode ser um fator agravante disso, ou ao contrário, um fator de amparo e proteção. Independente do que seja a realidade de cada um, é importante respeitar e mostrar que na empresa todos tem oportunidades de exercitar a gratidão e renovação no natal, estabelecendo metas para o próximo ano.
Sugestões de como promover esse envolvimento:
- Incentivar a reflexão sobre o ano passado o que aconteceu de positivo e o que pode ser melhorado;
- Estabelecer metas para o novo ano, de forma prática, objetiva e humanizada;
- Organizar sessões de brainstorming para discussão de sucessos e desafios experimentados ao longo de 2023, para que sirvam de referência e orientem na construção do novo cenário de 2024;
- Refletir sobre o que inspira seu time e conversar sobre a motivação de cada um e o que pode ser melhorado no próximo ano.
Fortalecimento do Trabalho em Equipe
Exercitar gratidão e reflexão no natal significa fortalecer sua equipe, e isso pode ser feito da seguinte maneira:
- Implementar atividades de team building com temas natalinos, ou seja, estimular exercícios de cooperação em grupo;
- Promover ações de colaboração para ajudar os mais necessitados, que pode ser por meio de voluntariado, ajudando instituições carentes, por exemplo;
- Fortalecer as relações interpessoais, fazendo brincadeiras como “amigo secreto”, ou criando painéis interativos de troca de mensagens de incentivo aos colegas;
- Criar uma corrente do bem, onde cada um possa expressar sua gratidão por alguma atitude que alguém da equipe teve.
Liderança pelo Exemplo
Por mais que o líder fale sobre alguma coisa, a equipe está atenta em como ele age em relação ao que ele fala, portanto é o exemplo que inspira os liderados.
Sugestões de como ser um bom exemplo:
- Demonstrar entusiasmo, positividade e abertura a novas ideias;
- Ser um modelo de gratidão, reconhecendo o que as pessoas do seu time e de outros departamentos contribuem para o bem estar de todos;
- Ter coerência naquilo que propõe para sua equipe realizar e nas suas próprias atitudes;
- Tratar a todos com respeito, independente do cargo que ocupe, ou de qualquer diferença de pensamento e posicionamento que possa ter.
Tolerância e Empatia
É muito fácil falar que a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, mas quando o outro pensa diferente ou age diferente do que a pessoa acredita, fica mais difícil, e esse é o desafio.
Gratidão e renovação no natal mostra que é possível aprender a ser tolerante e realmente exercitar a empatia.
Sugestões de como praticar a tolerância e empatia:
- Promover um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso, independente se você concorda ou não com o que o outro faz, é importante respeitar;
- Encorajar a diversidade de ideias e compreender as diferentes perspectivas, evitando discursos de ódio ou práticas que segmentam grupos;
- Evitar brincadeiras e piadas que podem ser preconceituosas e acabar ofendendo alguém;
- Lembrar que existem muitas pessoas difíceis, mas que a pessoa mais difícil é você mesmo! Então, antes de julgar o outro, cuide de melhorar a si mesmo! Se for mais seu próprio amigo, tenderá a ser mais tolerante com o outro.
Disponibilidade e Acessibilidade
Quando falamos de gratidão e renovação no natal, estamos falando de uma disponibilidade afetiva e amorosa com o outro.
No ambiente de trabalho isso pode se revelar de várias formas, no seu comportamento cotidiano.
Sugestões de como ser mais acessível e disponível para equipe:
- Estar disponível para ouvir atentamente e compreender as preocupações da equipe, evitando fazer alguma outra coisa enquanto o outro fala, como por exemplo estar no computador e pedir para pessoa falar que você está ouvindo;
- Mostrar-se acessível e interessado na demanda do seu time, ainda que sua agenda seja apertada, encontre um tempo para cuidar daqueles que cuidam de assegurar os resultados;
- Comunicar de forma clara com todos, evitando usar jargões ou termos técnicos que poucos entenderiam;
- Evitar a soberba e arrogância ao expor suas ideias, projetos ou mesmo seus pensamentos e sentimentos. A humildade é uma virtude dos líderes!
Cultura de Respeito e Compreensão Mútua
A cultura de uma empresa é o reflexo dos valores de seus líderes, e quando falamos de uma cultura de respeito e compreensão mútua, estamos falando de líderes que estão dispostos a compreender a si mesmos, suas forças e fragilidades para melhor compreenderem os outros.
Sugestões de como desenvolver essa cultura:
- Integrar tolerância e empatia nas práticas de liderança, tendo respeito acima de tudo;
- Criar um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo, que tenha por base valores fortes como ética, honestidade, respeito, humildade, dentre outros;
- Gerar um ambiente seguro para que as pessoas possam se expressar, sem medo de retaliação;
- Exercitar uma liderança igual rapadura: “doce e dura”, ou seja, ser amoroso e respeitoso com as pessoas e firme com as regras, normas, procedimentos e processos.
Ao adotar essas estratégias, os líderes não apenas melhoram o ambiente de trabalho, mas também preparam suas equipes para o sucesso no futuro. Este artigo oferece um guia para líderes que desejam inspirar suas equipes durante o Natal, promovendo um ambiente de gratidão, renovação e empatia, essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Repense suas escolhas! E sucesso na sua jornada!
Entre em contato para mais informações pelo Instagram @renatazanusso
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias