Descubra as habilidades e atitudes que elevam seu negócio ao próximo nível
Empreendedor de alta performance é aquele que busca constantemente inovação, liderança ética e estratégias criativas para superar desafios no mercado.
Empreender não é fácil… segundo dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2023, 30,2% dos empreendedores do ramo do comércio fecharam as portas em cinco anos.
No setor da indústria da transformação e serviços, a taxa é um pouco menor, 27,3% e 26,6%, respectivamente. Para que o negócio realmente alcance sucesso, é necessário buscar evolução contínua e desenvolver características importantes que ajudem na jornada.
Como empreendedora há mais de 15 anos, sempre prego a importância de se tornar um empreendedor de alta performance. Ou seja, um empreendedor corajoso, inquieto, sempre em busca de inovações que ajudem na jornada de crescimento da empresa.
Para isso, é preciso buscar a autossuperação
Um empreendedor de alta performance é uma pessoa que trabalha de maneira eficiente, buscando os melhores resultados, com isso, diminuindo o número de problemas.
Claro, cada pessoa tem suas características na hora de empreender, entretanto, existem algumas comuns, são elas:
- Não ter medo de desafios;
- Estar sempre em busca de novos conhecimentos;
- Inovar fora da caixa;
- Acreditar nas suas ideias;
- Ser um líder ético e entusiasmado;
- Estar por dentro de todas as partes do negócio;
- Ter iniciativa;
- Ser organizado;
- Ter metas;
- Sabe organizar os recursos financeiros.
Todos os empreendedores entendem que existem riscos para começar um negócio. Um empreendedor de alta performance se prepara para enfrentá-los de forma consciente e racional, ou seja, ele realiza a gestão do risco mesmo antes dos problemas existirem, trazendo soluções criativas, que fogem do convencional.
O empreendedor de alta performance se alimenta de ideias criativas, quebra paradigmas, pensa fora da caixa e gera soluções que muitos podem achar difíceis e ficar com medo de aplicar.
Aqui podemos empregar a frase clichê para exemplificar: “no momento em que estão todos chorando pela crise, o empreendedor comercializa lenços”.
Além disso, apesar de designar tarefas, está sempre sabendo do que acontece nos diferentes departamentos da empresa, estando à disposição de todos os colaboradores.
Ele é um líder nato, entusiasmado, estimula e ajuda a equipe, estando sempre presente.
É um profissional que sempre trabalha com ética, seguindo os princípios sobre missão, visão ou valores determinados no início do negócio, e com base nos seus princípios.
O empreendedor de alta performance não desanima e nem abre mão do que acredita, mesmo diante das adversidades, que surgem para todos. Entende que o passo a passo demanda paciência e determinação.
Empreender exige organização e autodisciplina, características que ele está disposto a aprimorar constantemente.
Isso também no ramo financeiro, faz parte da conduta do bom empreendedor aproveitar bem esses recursos, de modo a tirar deles o melhor para seu crescimento.
Por fim, apesar de trabalhar constantemente para o sucesso de seu negócio, o empreendedor de alta performance sabe encontrar o equilíbrio. Ou seja, toma o cuidado para não se cobrar demais e não desperdiçar oportunidades. O empreendedor com essas características pode ser qualquer um que deseje sucesso, basta estar disposto e se reinventar!
- Isabela Brisola é advogada previdenciária, sócia-fundadora do Brisola Advocacia.
- Entre em contato para mais informações pelo Instagram @isabelabrisola
- Acesse outras matérias de minha autoria, clique aqui.