Uma dança que expressa amor pela natureza
Dança Havaiana comemorada em janeiro, porque em 2022, logo após a pandemia de Corona Vírus, os tradicionais bailes do Havaí ressurgiram de forma triunfal em baladas, bares, restaurantes, clubes e até mesmo em festivais de verão nas praias brasileiras.
Aliás, outro fator que contribuiu pelo interesse da Dança Havaiana foi o sucesso do desenho Moama, onde a heroína é uma dançarina típica do Havaí que salva o seu povo.
Além disso, toda a vez que uma pessoa fala a palavra, “verão”, uma das primeiras imagens quem vem até a mente de alguém é o Havaí mesmo que o indivíduo nunca tenha visitado esse local.
Assim como todo o surfista fantasia em surfar nas ondas do Havaí toda a empreendedora mística sonha em conhecer esse lugar.
Outro fato interessante que notei é que, em janeiro, toda a vez que eu enfeitava as lojas, em que trabalhei, pregando desenhos de bailarinas havaianas na vitrine, o movimento sempre aumentava.
Assim as clientes passavam a procurar por blusas e vestidos estampados com flores.
Por isso recomendo às empreendedoras, com lojas presenciais, que invistam nas decorações inspiradas no Havaí.
Os primeiros bailes do Havaí, com apresentações de Danças Havaianas, ocorreram no Brasil em janeiro de 1962.
Pois, em 1961 Elvis Presley lançou um filme chamado, Feitiço Havaiano, também conhecido como Blue Havaí.
No filme, esse ator fazia o papel de um jovem que voltou para o Havaí após tentar carreira militar.
Lá ele resolveu trabalhar numa agência de turismo ao invés de exercer atividades na empresa dos seus pais.
Assim o personagem de Elvis se envolveu em muitas aventuras.
Durante o filme existem cenas maravilhosas de luaus e danças com lindas bailarinas vestidas a caráter.
Essa obra cinematográfica fez tanto sucesso no mundo inteiro, que em vários países, os clubes precisaram criar, Bailes do Havaí, nos anos seguintes.
No Brasil o primeiro baile do Havaí surgiu em janeiro de 1962 em alguns clubes tradicionais do Rio de Janeiro.
A festa contou com bailarinas típicas, música Havaiana e trilha sonora do Rei do Rock.
Aqui é bom destacar que as danças apresentadas eram fusões com coreografias de Hollywood e não as danças tradicionais daquela região.
Nesse mesmo ano, Elvis Presley protagonizou mais um filme no Havaí chamado: Garotas e Mais Garotas, onde ele representava um pescador dividido entre o amor de duas mulheres.
Esse outro filme aumentou ainda mais o interesse de outros países pelos costumes havaianos.
Em janeiro de 1963, vários clubes montaram festas do Havaí com músicas típicas.
Assim, a partir daquele ano, várias moças procuraram lugares onde davam aulas de Dança Havaiana, com fusão de coreografias de Hollywood, para fazerem bonito nesses eventos.
Aliás, em 1966, o Rei do Rock estreou outro filme semelhante chamado: No Paraíso do Havaí, onde a cultura típica, desse local, voltou a ser mostrada nos cinemas.
O auge das festas do Havaí, no Brasil, durou de 1962 até 2010.
Durante esse tempo, eventos havaianos eram realizados, no mês de janeiro, em locais como: clubes, danceterias, bares, restaurantes e, principalmente, praias.
Durante as primeiras décadas desse evento, também acontecia, nessas festas, a coração da Rainha do Baile do Havaí, onde os requisitos eram: ter boa aparência, saber desfilar na passarela e dançar músicas havaianas estilo as coreografias de Hollywood.
Por isso, naquela época, os clubes ofereciam aulas de Dança Havaiana, ao estilo dos filmes do Elvis Presley, para as candidatas. Muitas vezes, eles traziam professoras do exterior.
Mas, a partir de 2022, com o término da pandemia e o sucesso do filme Moama, esses eventos voltaram com o maior pique sempre em todo o primeiro mês de cada ano no Brasil.
Dessa maneira, a procura por aulas de Dança Havaiana sempre aumenta em janeiro.
Porém, antes de procurar uma academia, é preciso saber que os havaianos respeitam a natureza e transmitem isso nos seus gestos das danças.
Esse povo gosta de contar suas lendas através da Dança.
Há um mito que diz que a deusa Laka deu à luz a uma menina chamada Hula na ilha de Moloka’i. Assim, essa garota transformou-se na dança tradicional desse povo.
Benefícios dessa dança:
- Desenvolve a coordenação motora.
- Eleva a espiritualidade, pois trabalha com elementos da natureza.
- Gasta calorias.
- Corrige a postura.
- Pode ser realizada em cenários de verão, como em frente ao mar ou em frente à piscina.
- Ajuda a perder a timidez.
A Dança Havaiana que trabalho é a Aloha com fusão de coreografia de cinema, que é aquela mostrada nos filmes, tendendo mais para o lado artístico.
Portanto, não trabalho com a Dança Havaiana tradicional, mas com fusão, que é permitido no contexto artístico sempre com respeito para não existir apropriação cultural.
O traje ideal para essa dança é saia florida, um pouco acima do joelho e rodada. Já o top pode ser de cor clara ou com estampa florida combinando com a saia.
Os gestos do balé, desse povo, retratam os fenômenos da natureza. Pois é uma forma de se reconectar com o sagrado. Alguns exemplos de gestos:
- Chuva: para representar a chuva, a dançarina abre os braços, coloca as mãos para frente e movimenta os dedos representando as gotas.
- Sol: para imitar o Sol, a bailarina mostra as palmas das mãos, ergue em movimentos circulares até chegar acima da cabeça e depois desce as palmas das mãos graciosamente. Depois forma uma casinha com as mãos.
- Ondas do mar: a dançarina usa as mãos para representar as ondas do mar ao lado do seu corpo. Esse gesto é o mais visto em filmes.
- Coqueiro: coloca um braço deitado, então nele a bailarina coloca o outro braço de pé e com a mão imita um coqueiro.
- Flor: a bailarina ergue os braços para o meio, as mãos abrem e fecham para o alto.
- Arco-íris: com uma das mãos aberta, a outra mão se aproxima com gesto de pinça e faz um movimento em arco junto com o braço.
O joelho deve estar flexionado e os quadris precisam lembrar os movimentos das ondas do mar. Existem descolamentos do corpo para a esquerda e para a direita.
Nos vídeos abaixo, os movimentos são explicados com calma:
- Então, agora aproveite para participar de eventos havaianos no primeiro mês do ano.
Entre em contato para mais informações sobre este assunto, pelo Instagram: @lucianamallon
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias