Um artigo que vai fazer você refletir e começar a se mover, quer apostar? Leia:
Como melhorar seu negócio – Uma das formas de alavancar nossas vendas em 2025 e sentar e analisar como está seu negócio a fundo, com um olhar analista, o ideal mesmo e trazer consultorias para dentro da empresa para fazer isso.
Mas como contratar esse tipo de profissional se estamos com poucos recursos?
Realmente fica desafiador investir sendo que já estamos no processo de corte de custos, não e mesmo? Esse artigo te ajudará a ter outra visão, sobre a sua empresa, imagine que estou emprestando minhas lentes para você e vamos nessa!
Primeira coisa que temos que imaginar e nosso negócio como uma pirâmide, na base está as vendas e nas demais camadas estão nosso produto e a gestão do negócio:
A primeira parte da nossa empresa que precisamos analisar são as vendas, pois ela existe para os demais setores funcionar, e para isso o nosso foco precisa estar no cliente, ele precisa sentir algo importante quando compra de você: satisfação.
O cliente quando compra tem 5 níveis de interesse:
- Sanar uma dor
- Ganho
- Troca
- Segurança
- Validação
Então primeiro ponto que precisamos analisar no nosso negócio são os pontos de contato que o cliente ou futuro cliente tem na nossa empresa e estar constantemente atentos para melhorar a imagem do nosso negócio, mas, e se meu negócio for digital?
Assim como no ambiente físico onde analisamos fachada, pontos de contato, interior do estabelecimento, materiais como sacola, cartão, fachada logo, da mesma forma precisamos (inclusive quando temos negócio físico) analisar como está nossa presença digital, você já experimentou digitar o seu nome do Google (sim porque você também e uma marca) ou o nome da sua empresa, o que aparece? Uma vez fiz isso para mim e confesso que fiquei envergonhada! Mas não se preocupe que o constrangimento e o primeiro passo para a mudança, então se já chegou até esse ponto considere com a primeira etapa vencida!
O segundo passo e organizar a bagunça, ou seja, algumas regras básicas podem deixar o seu negócio mais atrativo como:
- Se cadastrar nas principais plataformas e redes sociais de vendas, com LinkedIn, Instagram, TikTok, Pinterest, Google, meu negócio, face e YouTube;
- Manter a mesma foto em todos esses canais seja da sua empresa ou sua pessoa, mas aqui tem um detalhe, no WhatsApp e mais interessante deixar a sua foto mesmo que tenha logo ou da sua equipe para o cliente se sentir mais acolhido
- Responder rapidamente às notificações, uma dica que uso para isso e deixar ativada as notificações de mensagens no celular das principais plataformas, assim se consegue ter rapidez maior para delegar ou responder cada cliente que chega
- Lembre-se para um cliente comprar ou começar a usar o seu serviço ele precisa estar exposto pelo menos 5 vezes a sua marca, então não deixe isso de lado!
Mas por falar em exposição de marca, vamos entrar em outra área agora, como criar uma marca impossível de ser esquecida? Nos humanos adoramos rituais! E tanto para seus clientes externos, quanto internos, algumas dicas podem ajudar você a se tornar diferenciado no seu ramo e fidelizar mais seus colaboradores também:
- Ter um ritual de quando o trabalhador entra na empresa ou quando cliente compra pela primeira vez:
Ter um ritual de iniciação nos faz sentir mais pertencentes, lembre, por exemplo, quando nos casamos que a aliança passa de uma mão para outra, isso e um ritual que te traz pertencimento. Qual história ou conceito relacionada a nossa marca nos poderíamos usar, exemplo, bater palmas quando entra alguém para equipe, e dar um estojo de autocuidados para seu colaborador ou ainda um brinde quando, por exemplo, ter clientes elogiando seu atendimento, no Google ou Facebook (já vi empresas crescendo muito em visualização usando esse tipo de técnica)!
- Ritual de progresso ou crescimento na empresa, que pode ser usado para clientes ou colaboradores:
Criar ritual de quando vamos avançando ou desenvolvendo na empresa. Por exemplo, para clientes, você consegue diferencial um cliente maravilhoso de um cliente simples, baseado no que ele consome, o que poderia dar ao cliente que consome muito, que todo mundo gostaria de ter, que fosse almejado. Agora reflita aí:
- Quais níveis de progresso pode criar no seu negócio?
- Nível 1, Nível 2, Nível 3;
- Qual nome ou símbolo que posso usar para representar isso?
- Exemplo: Adolescente, adulto sênior ou bronze, prata, ouro, diamante;
- Qual cerimônia acontece quando o nível e atingido, fazer um encontro, para comemorar;
- Qual a exigência para cada nível, exemplo, as melhores coisas da vida e preciso pagar um preço;
- Qual o nível maior que pode ser atingido?
- Funcionário: (profissional normal, profissional líder, gerente, diretor)
- Cliente: (cliente bronze, cliente prata, cliente ouro, cliente diamante)
- Como tangibilizar esse feito: com uma medalha, placa, presente especial;
- Quais os requerimentos mínimos para chegar a esse nível, exemplo no caso de colaboradores: tempo de empresa, passar pelos outros níveis;
- Como vender o desejo para chegar lá, exemplo, salario melhor, placa, regalias maiores, brindes maiores para clientes;
São muitas as formas de tornar o seu produto e/ou empresa diferenciado no mercado, comece a pensar em adicionar uma recompensa nova para cada nível atingido (um dia de folga, um jantar), que você verá grande disputas não só pelos clientes, mas como colaboradores também querendo cada vez mais fazer parte do seu quadro de funcionários, do seu movimento, etc..
Transforme comprar de você em um jogo, como se você criasse o Oscar do seu mercado, e vera o quanto isso ajuda a alavancar suas vendas e produtividade dentro do negócio!
Outra forma de ser mais visto e comprado e usar símbolos, já que estes já estão inconscientemente sendo trabalhados em cada um de nós e hoje vou te trazer alguns exemplos que podem te ajudar no seu negócio a ter uma marca forte:
- Árvore – simboliza a vida, usa energia da terra e do sol;
- Triângulo – forma geométrica, simboliza equilíbrio entre ter coisas cruciais, corpo, mente e espirito, mãe, pai e filho, três coisas cruciais;
- Fênix – capacidade de renascer, ressurgir e recomeçar, relembra que o fim não é o fim, e só símbolo de recomeço;
- Maçã – símbolo da vida, conhecimento e paz, desejo de saber mais, branca de neve, tinha desejo de aprender mais e comeu maca envenenada;
- Coração – representa laços de afeto, ouvir sentimentos, dar ouvidos ao coração, ouvir lado intuitivo;
- Chama – calor, transmuta, pega uma forma e torna outra matéria, a chama ser consumido por algo maior, renovação, luz, conhecimento, a luz foi o que fez sair da caverna, o fogo traz poder;
- Cabeça – morada da mente, personalidade, símbolo da vitória;
- Pássaros – liberdade, visão do alto, descobrimos o novo com o pássaro;
- Olho – janela para alma simboliza visão, atenção, sinceridade, entendimento para o mundo;
- Água – vida, emoção, limpeza e fertilidade;
- Flor – representa a pureza, a beleza, boas emoções, feminilidade;
Nas nossas duas marcas usamos a imagem de uma flor, visto que o nosso público e feminino, e isso faz com que as mulheres comprem mais para valorizar a sua feminilidade, por falar nisso você já conhece? Se não, dê uma olhada no Instagram da @modellamodaintima e @produtivamodas que vai identificar muito do que já leu aqui.
Para você escolher um símbolo que represente seu movimento, esteja presente na sua marca, reflita:
- Quais elementos da sua causa sua marca são os mais significativos, da proposta da minha marca Se ela fala de mãe e filha, como usar o símbolo de conexão?
- Qual símbolo gráfico representaria uma forma de ser lembrada? Para aprofundar mais nesse assunto leia o livro: O homem e seus símbolos – Carl g Jung;
Essas são algumas dicas para você aplicar no seu negócio hoje e fazer ele prosperar mais e para aprofundar seus estudos pode enviar uma mensagem no meu insta @rutemisleh, que terei o maior prazer em discutir esses assuntos com você!
E para finalizar quero deixar umas reflexões para você pensar aí sobre o seu negócio:
- Visão – está bem claro para você onde quer chegar? Está fazendo acontecer para ver se vai dar certo ou até dar certo?
- Que desafios imagina que ter ao passar pelo seu caminho?
- Porque é tão importante para planeta o seu negócio?
- Quando você chegar ao seu objetivo o que vai acontecer?
- Qual o conhecimento que você precisa ter para chegar lá?
- Quais as tecnologias, ferramentas que tem usado no seu negócio? Estão atualizadas?
E por último, não esqueça, sua maior missão são as Vendas – assim que as pessoas vão se conectar com seu negócio, por isso tem que ter um pitch de venda!
Completar isso, vai ajudar você descobrir como ter mais clareza da sua visão, e vai permitir as pessoas se conectarem melhor a você
- Eu acredito que…
- Por isso eu sou apaixonado por…
- Isso vai ajudar o mundo a…
Portanto, não esqueça:
Tudo que ignoro cresce!
Tudo que eu deixo para depois aumenta!
Como eu posso me comunicar ou fazer com as pessoas se conectem pela minha missão?
Qual a causa da nossa tribo? O que é visto como normal pelos outros, mas para mim causa revolta? Exemplo: Violência contra a mulher, dependência feminina;
Qual alternativa que você queria que o mundo tivesse?
Como a vida de quem me segue e alterada?
As vendas se tornaram um processo de reconhecimento, analise aí quais são as regras da sua tribo:
- O que fazemos: Lives, permutas, promoções?
- O que não fazemos: mentir, liquidação, dar desconto?
Quais são as armas, ou melhor, as ferramentas que você tem ao seu favor e para fornecer aos seus clientes? Quais meios propõe utilizar?
Usar os recursos disponíveis que estão a sua volta e não o que você não tem em mãos e o que vai te ajudar a se tornar cada vez mais diferenciado e se precisar de ajuda nisso, conte comigo!
Vou deixar o link da minha consultoria de negócios para você, e juntos podemos encontrar o gargalo do que te impede de vender mais, são duas horas inteiras de dedicação minha para seu negócio prosperar, contrate aqui https://noarcriativo.herospark.co/p/consultoria-rute-misleh.
E agora mãos à obra porque você leu e viu e agora não tem mais como dever, aplique já essas dicas aí e comece a ter resultados diferentes com atitudes diferentes no seu negócio!
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