Um serviço que não apenas quantifica as habilidades mentais, mas empodera os pacientes
Avaliação Neuropsicológica – Entrevistei o psicólogo e neuropsicólogo clínico Thales Vianna Coutinho (CRP-08/40119), que também é pesquisador e professor de neuropsicologia em cursos de graduação e pós-graduação em diferentes instituições de ensino superior brasileiras.
Concluiu o seu mestrado em Medicina Molecular, pela Faculdade de Medina da Universidade Federal de Minas Gerais e, atualmente, cursa o doutorado em Teoria Literária pela Uniandrade, estudando, entre outros temas, como a leitura de obras de ficção pode ser um recurso importante para a reabilitação neuropsicológica da cognição social.
Portanto, ele une a experiência de anos como investigador científico, docente universitário e clínico para oferecer um serviço diferenciado de avaliação neuropsicológica. Integra o corpo de profissionais da Intensamente: Clínica de Saúde Mental, em Curitiba/PR, e respondeu a algumas perguntas sobre sua área e atuação.
Importante termos em mente que a neuropsicologia é uma área da psicologia que busca compreender o funcionamento do cérebro e como ele se reflete nas habilidades cognitivas, como memória, atenção e inteligência.
Esse serviço é oferecido não apenas com a finalidade de um diagnóstico, mas também como ferramenta de autoconhecimento, oferecendo aos pacientes uma forma de entender e potencializar suas capacidades mentais.
Em entrevista, Thales detalha os benefícios da avaliação neuropsicológica e como ela pode ser aplicada para promover uma vida mais equilibrada e saudável.
Neuropsicologia vai além do diagnóstico
A avaliação neuropsicológica não é exclusiva para aqueles que apresentam sintomas evidentes de algum transtorno ou problema cognitivo.
Para Thales Coutinho, ela pode ser útil em diferentes momentos da vida, tanto para detectar alterações já patológicas quanto para prevenir futuras dificuldades cognitivas.
“Assim como um exame de sangue pode identificar se você tem risco de desenvolver diabetes, a avaliação neuropsicológica pode mapear o funcionamento do cérebro, ajudando a identificar problemas antes que se tornem mais graves“, explica. “Ela serve para os dois casos: para quem já apresenta alguma suspeita clínica, como TDAH, TEA ou depressão, e também para quem quer entender melhor o seu funcionamento cognitivo e prevenir dificuldades futuras.“
Essa abordagem preventiva é alinhada ao conceito de “neuropsicologia positiva”, no qual não se busca apenas identificar os déficits, mas também potencializar as funções cognitivas que estão preservadas.
“A avaliação é uma ferramenta para o autoconhecimento. Meu foco não se volta apenas ao que está funcionando mal, mas também ao que está funcionando bem, para que o paciente consiga utilizar essas habilidades de forma mais eficiente no seu dia a dia”, diz Thales.
A neuropsicologia positiva: um caminho para o autoconhecimento
A neuropsicologia positiva, que Thales Coutinho põe em prática na Intensamente: Clínica de Saúde Mental, tem como premissa que a identificação de aspectos positivos das funções cognitivas pode ser tão importante quanto a detecção de déficits.
Esse modelo de avaliação busca equilibrar os dois aspectos, oferecendo aos pacientes um plano de ação que possa melhorar sua qualidade de vida.
“Meu objetivo, ao realizar a avaliação neuropsicológica, é entregar um laudo completo, que não só identifique alterações patológicas, mas também mostre quais capacidades cognitivas o paciente pode potencializar para alcançar uma maior qualidade de vida“, afirma o psicólogo. “A psicologia positiva, de forma geral, reforça que é importante focarmos não apenas no problema, mas também nas soluções e nas potencialidades que a mente humana pode oferecer.”
Para isso, Thales realiza uma avaliação detalhada de diversas funções cognitivas, afetivas e comportamentais, proporcionando uma visão holística e personalizada do funcionamento da mente do paciente.
“Quanto mais abrangente for a avaliação, mais preciso será o perfil cognitivo do paciente e, consequentemente, mais eficaz será o plano de ação para melhorar sua saúde mental“, completa.

Uma intervenção em prol da saúde mental
A abordagem de Thales Vianna Coutinho, voltada para a neuropsicologia positiva, oferece uma perspectiva mais ampla, que vai além da simples correção de falhas e busca a otimização do potencial mental, proporcionando uma vida mais equilibrada e saudável.
“Não é raro ocorrer um fenômeno interessante. O paciente chega ao consultório com uma série de crenças a respeito da própria capacidade cognitiva, que muitas vezes são diferentes das suas reais capacidades. Ou seja, o cliente diz que sua memória é muito ruim. No entanto, quando vou testá-la, ela está super dentro dos padrões. Isso é porque, na escola, a gente faz prova de matemática, história, geografia… mas, não recebe feedback sobre memória, atenção ou inteligência. Então, a depender da nossa personalidade, podemos considerar que somos piores em algo que, na verdade, estamos muito bem. Por isso eu digo que, em muitas ocasiões, o laudo neuropsicológico serve para eliminar convicções inadequadas e pejorativas que alimentamos sobre nós mesmos. Ele é libertador!”
A neuropsicologia, portanto, não é apenas para quem apresenta problemas evidentes, mas pode ser uma aliada de qualquer pessoa que deseje entender melhor seu funcionamento cognitivo, emponderando-a com as orientações para buscar um desempenho mental mais saudável.
Você pode entrar em contato com o neuropsicólogo Thales Vianna Coutinho, diretamente pelo:
- WhatsApp (31) 99778-2309
- E-mail [email protected]
Entre em contato para mais informações pelo Instagram: @bapolli
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.