As pessoas me procuram buscando orientações sobre empreender na internet porque acreditam ser esta uma forma de negócio de baixo investimento.
Talvez os custos de um negócio online sejam um pouco menores que montar uma estrutura física onde há outros tipos de gastos. Mas a grande questão de qualquer negócio não deve ser gastar menos ou mais, e sim gastar de maneira inteligente, assertiva e enxuta, possibilitando um retorno rápido para reinvestimento no próprio negócio, gerando assim crescimento.
Você consegue perceber a sutil diferença entre iniciar um negócio de baixo investimento e iniciar um negócio enxuto e escalável? É uma mudança de olhar para o seu próprio negócio. A primeira forma de pensar está ligada a uma mentalidade de escassez, a segunda, a mentalidade de crescimento. E é esse o principal fator que vai determinar o seu sucesso ou fracasso nesse mundo online. Se você está conectado com a escassez, não adianta você ter um potencial gigante a sua frente porque você vai travar nos primeiros desafios.
Pense comigo, uma empresa requer investimento não só financeiro em termos de estrutura, mas principalmente investimento de tempo, investimento em marketing de qualidade, investimento em conhecimentos, em desenvolvimento de habilidades estratégicas do dono do negócio e sua equipe, e de atualização constante. Tudo isso é investimento.
Quando você fala que quer um negócio de baixo investimento, qual a mensagem você está passando para o seu subconsciente? Que é um negócio que vai exigir pouco de você. Um negócio fácil, sem necessidade de reinvestimento e com poucos esforços. E é aí que está a grande armadilha.
Como eu falei no artigo anterior, a sociedade muda o tempo todo, o que tem impacto em todas as esferas da vida. Pense na internet nos últimos anos. Na década de 90, por exemplo, o uso do computador se dava de uma forma bem diferente do que é hoje. E nem precisamos ir tão longe, se pensarmos nos avanços da tecnologia e das mídias sociais nos últimos dois anos, temos uma infinidade de mudanças: Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn, Periscope, etc.. Softwares diversos que hoje nos permitem o que seria inimaginável anos atrás: fazer sozinhos qualquer coisa, desde construir um site até criar o seu próprio curso online. Plataformas interativas de gestão, canais de assinatura, um mundo de possibilidades a apenas alguns cliques. O potencial da internet é enorme, e se expande a cada dia. E o melhor, está tudo ao alcance das suas mãos.
Eu me lembro do primeiro dia que minha loja foi para o ar. Confesso que eu ainda não tinha ideia desse potencial todo e achava que no máximo teríamos umas cinco visitas ao site, afinal, não éramos conhecidos ainda. Pois imagine a minha surpresa ao ver a marca de 400 visitas no site já no primeiro dia no ar. Isso, sem uma grande estratégia de marketing ainda! Isso foi disruptivo para mim. Eu ouvia dizer desse poder de alcance da internet, mas ver isso acontecendo “ao vivo e a cores” virou uma chavinha na minha cabeça, sabe? Eu precisei mais uma vez ampliar meu Mindset para absorver aquele novo horizonte que se abria a minha frente e saber o que fazer com aquilo.
O potencial da internet é incrível, mas o que vai determinar seu sucesso ou fracasso vai ser o seu Mindset. Hoje a internet funciona de um jeito, amanhã já existem outras inovações. E você tem que acompanhar, tem que estar aberto as mudanças e disposto a absorver o novo. Tem que estar sempre adquirindo novos conhecimentos, mas ao mesmo tempo, saber filtrar o que merece seu investimento e atenção. É preciso desenvolver a convicção de que se algo não está como você gostaria em determinado momento é apenas porque falta uma peça. Falta uma informação que você precisa adquirir e aplicar a favor da sua empresa. É só questão de como você vai lidar com o “não saber”, de entender o que falta e saber onde encontrar a solução. Se você se sentir ameaçado pelas inovações e pensar “ah, agora que eu estava com meu marketing todo montado veio uma novidade no mercado que vai tirar todos os meus cientes”, você não vai conseguir. Porque isso acontece toda hora.
É simples assim, uma mentalidade voltada ao crescimento, à absorção de novos conhecimentos e aplicação prática deles. É esse o principal fator que determina o sucesso do seu negócio no mundo online.
O bom é que todos nós podemos treinar nosso Mindset nesta direção. E essa, acredite, é a chave que se você virar vai te levar além.
No próximo artigo eu vou trazer dicas práticas para você desenvolver essa mentalidade de crescimento. Se quiser saber mais, me acompanhe por aqui.
Um grande abraço e até a próxima coluna!
Tatiana Borsoi
Coach de Negócios, Empreendedora Digital, Sócia do E-commerce Espaço Dunas Art & Decor.
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