Em tempos de crise financeira, fazer mais com menos passou a ser um caminho estratégico obrigatório para qualquer empresa. Mas a pergunta que os empreendedores me fazem, em especial quem está começando, é como se faz isso? Em especial, como se faz mais com menos sem comprometer a qualidade do meu serviço? A resposta para essa pergunta é mais simples do que parece: se faz mais com menos construindo escalabilidade para o seu negócio.
Escalabilidade é o termo utilizado para descrever a otimização de recursos que possam produzir maiores resultados e renda, sem aumentar o custo da operação, e se possível até reduzindo.
Em outras palavras, construir um negócio que possa se expandir de forma exponencial ao longo do tempo, através de um modelo que possa ser reproduzido repetidamente, assim ganhando escala e aumentando seus resultados, sem demandar maiores custos. É necessário, no entanto, compreender que a escalabilidade de negócios parte de um planejamento fundamentado em princípios de gestão, que são transformados em uma execução eficaz e assertiva.
Se bem definido o planejamento e modelo de negócio, os riscos são pequenos. Com isso, as desvantagens quase serão irrelevantes”. Fabiano Nagamatsu, consultor do Sebrae-SP
Vários são os exemplos de empresas que usaram a escalabilidade para gerar valor ao negócio e eficiência operacional, criando níveis de crescimento superior em momentos de crise. Estudar a história destas empresas nos traz algumas pistas sobre como trilhar este caminho e eu separei 5 dicas para você começar a construir a escalabilidade do seu negócio:
- Investir em tecnologia
Não poderia ser diferente. Seja o seu negócio físico ou digital, a tecnologia vai te ajudar não apenas a ter um alcance maior de vendas, mas em automatizar processos ganhando mais agilidade com custos reduzidos ao longo do tempo;
- Tenha um produto mínimo viável de qualidade
É através deste produto que você irá testar sua proposta de valor. Vai testar se ela atende a necessidade dos seus consumidores e se eles estão dispostos a pagar pelo seu produto. Se a resposta do mercado for positiva, você tem grandes chances de escalar seu negócio.
- Modelo replicável
É possível gerar receita recorrente com seu negócio? Esta característica permite que o modelo de negócio se expanda para atingir muitas pessoas e gere recorrência de vendas.
- Descubra o diferencial do seu negócio e as sinergias colaterais
Ao entender o que diferencia o seu negócio de todos os demais, você terá condições de estabelecer sinergias colaterais, ou seja, oferecer produtos e serviços complementares derivados das vantagens do negócio principal, através de pacotes mais atrativos ou mesmo parcerias com outras empresas.
- Planeje a escalabilidade do seu negócio e alinhe os processos para a execução
Essa última dica é talvez a mais importante de todas. É muito comum o empreendedor não estar preparado quando sua empresa ganha escala e não conseguir entregar o que prometeu, arranhando a credibilidade conquistada com os esforços anteriores. É essencial investir na etapa de planejamento, porque escalar não é apenas vender mais, mas executar o fluxo de venda e entrega com a agilidade necessária, sem comprometer a qualidade.
Pensando nas dicas acima, você está pronto para escalar o seu negócio?
Comece identificando o verdadeiro potencial de crescimento do seu negócio. Faça testes para validar seu produto ou serviço, desenvolva sua proposta de valor e um modelo replicável que permita o ganho de escala ao longo do tempo.
Estar preparado para usufruir da escalabilidade do seu negócio é essencial. Por isso, avalie, planeje e mãos a obra!
Comece pequeno, pense grande e cresça rápido!