Como fazer moda?
Moda é por muitas pessoas vista como algo superficial e simples, mas o que poucos sabem é que na verdade existe muito estudo e trabalho por trás das grandes passarelas e desfiles. Para que um trabalho de moda tenha maior probabilidade de sucesso e vendas é necessário todo um processo de design, onde um profissional competente deve ser capaz de criar soluções para problemas de forma criativa.
O que é Design?
O design, segundo o livro Faces do Design nada mais é do que desenvolver um plano ou projeto, tendo em vista com um cenário futuro aquilo que vira a existir. É o planejamento daquilo que virá a existir, é criar e desenvolver um projeto. O design significa pesquisar e trabalhar com referências, com conceito de pesquisa.
Moda
A moda pode grosseiramente ser definida como a tendência de consumo de um determinado período. A roupa por sua parte, pode ser vista como proteção climática, status social ou diferenciação individual.
Coleção
A coleção é um conjunto de roupas, acessórios, sapatos e outros produtos. Geralmente é inspirada em um tema, tendência ou referência de design e desenvolvida para uma temporada ou ocasião especial. A coleção deve ser composta por silhuetas onde cores, tecidos e materiais devem ser combinados.
Ao contrário do que muitos pensam, fazer moda não é apenas desenhar roupas e juntá-las em um grande desfile, existe muitos processos por trás das passarelas e muito trabalho que pode envolver desde poucas a muitas pessoas dependendo do tamanho da empresa.
Uma coleção de moda deve ser estreitamente harmoniosa, as peças devem combinar entre si e é essencial que no momento de desenvolvimento, o designer responsável leve em consideração o público alvo de determinada marca, sua faixa etária e o perfil dos consumidores.
Uma coleção que não tenha presente a identidade da marca pode ser considerada uma falha, o estudo da própria marca e do público consumidor é uma tarefa muito importante no momento de criação e desenvolvimento de qualquer projeto.
Como o designer trabalha?
O designer, dentro da moda, pode trabalhar para uma marca própria ou realizar coleções para outras marcas também. Em ambos os casos o profissional deve estar habilitado as exigências do mercado, para selecionar e pesquisar um tema, ter a capacidade de coletar e ajustar tendências para cada coleção realizada, se focar na identidade das determinadas marcas para quais pode trabalhar e selecionar os materiais a serem utilizados em cada projeto, tais como tecidos, aviamentos e cartela de cores.
Existem a disposição várias maneiras de realizar um projeto de coleção de moda, mas dentro de todos eles a organização é essencial. A criação de um cronograma com todas as fases de um projeto é muito importante para o designer, mas não precisa necessariamente ser seguido conforme a linha. Por exemplo, um designer pode pensar no tipo de tecido que deseja usar no momento em que estuda as tendências ou quando faz a pesquisa de público alvo e diversas outras situações.
As metodologias de design são muito úteis no dia a dia de um profissional, mas são uma sugestão, não uma linha a ser seguida sempre da mesma maneira. Outro ponto muito importante num desenvolvimento de coleção é que cada escolha que o designer tome em determinado projeto deve ser justificado por alguma parte de sua pesquisa. Por exemplo, em uma coleção de casacos, onde determinado produto tem cores escuras e golas atas, a cor pode ser justificada com base no perfil de público alvo, enquanto a gola se remete ao clima ou a temporada em que o lançamento da coleção está previsto. Nenhuma característica deve ser jogada dentro de uma coleção pelo acaso, podendo desta maneira resultar em prejuízo para a empresa.
Deste modo, pode-se entender que são partes do processo de design, pesquisa de cores (formação de cartela), materiais e tendências, que podem ser realizadas em feiras de moda, revistas, desfiles ou blogs da internet. Identificação da marca juntamente com o perfil de público alvo, criação de croquis (desenho de moda com intuito de representar uma ideia), ficha técnica de um desenho (onde se encontra o desenho técnico de um produto, com todas as informações necessárias para sua confecção, desde medidas, materiais, aviamentos até cores e detalhamentos como bordados e aplicações que devem ser desenhados separadamente).
Como vender moda?
A venda de uma coleção ou produto pode ser realizada no varejo ou atacado, dependendo do proposito e tamanho de cada marca dentro do mercado. Podemos dividir também em níveis de mercado, que seriam definidos pela Alta costura, Pret-à-porter, Grifes de estilistas, Marcas de luxo e o Mercado de massa.
Calendário da moda.
Coleções de moda são lançadas no mercado por um calendário especifico que é seguido pela maior parte das confecções, geralmente de quatro em quatro meses que definem as estações do ano. No Brasil esses desfiles ocorrem nos meses de Outubro para Outono/Inverno e nos meses de Abril para Primavera/verão
Tendências de moda.
Uma tendência de moda é um movimento que acontece dentro da sociedade em determinado tempo, englobam os indivíduos de acordo com semelhanças e padrões. São forças influenciadas por tecnologias, economias, mídias ou grupos sociais que atingem a vida das pessoas e determinam como elas fazem suas escolhas. Existem dentro da moda dois tipos de tendências.
Tendência de mundo, macrotendência. É uma tendência impactante, que realmente muda a percepção de um indivíduo sobre o mundo, são grandes movimentos na cultura que englobam qualquer movimento social e não apenas a moda, sua média de vida gira entorno de 7 anos. Um grande exemplo atual é o mundo sustentável, uma grande tendência que vem crescendo dia a dia.
Fads¹, tendências de moda. As tendências de moda são um movimento que duram determinado tempo, geralmente estão presentes em uma temporada, é uma tendência que aparece nas lojas e desaparece tão rápido quanto veio. [moda ou novidade passageira; coqueluche].
O que fazer dentro da moda e como fazer a moda acontecer?
Dentro da moda existem várias áreas para se seguir, dentre eles:
- Varejista – Vende em pequenas quantidades, trabalha diretamente com o público. É importante para o varejista ter o controle de estoque.
- Vendedor de atacado – Vende em grandes quantidades, geralmente não tem contato direto com o público e vende para varejistas.
- Estilista – É quem cria desenhos de moda.
- Designer – É a pessoa que faz da parte da criação, diferente do estilista que apenas desenha, o designer deve conhecer cada parte do processo de criação, desde a confecção de matéria prima até o momento após o consumo da peça, que seria, qual o destino da peça depois que o consumidor a descarta e qual seu impacto na natureza?
- Modelista – É o responsável pela confecção das peças desenhadas, o modelista também pode ser o designer como o designer pode ser modelista. Cabe ao modelista desenhar e confeccionar os moldes do produto a ser confeccionado.
- Coolhunter – O coolhunter é responsável por estudar tendências e prever o que está por vir no mercado, sem o coolhunter não existiria designer, pois ele é responsável pela parte de pré-produção no processo de design.
- Buyer – Buyer é uma pessoa que compra e traz para sua região produtos que estão vendendo em outros lugares. Como alguém que viaja para o exterior e compra roupas da moda lá fora para vender no Brasil quando retornar.
E diversos outros setores que também englobam jornalismo de moda, fotografia, vagas em escritórios de moda e blogueiras. Lembrando que um designer é livre para criar uma marca própria ou autoral.
Para que a moda aconteça, é necessário que exista um mercado de consumo e pessoas que acreditem e abracem ideias que mais tarde entrariam na moda. É preciso dar significado ao produto, tocar o público alvo e fazer com que pessoas se apaixonem pelo que se quer vender. Fazer o significado da roupa importar para aquele que a compra.