Search
Close this search box.

A Crise! Dicas para melhorar a gestão em 2018.

O que aprendemos com a Crise e como olhar para os percalços e transformá-los em estratégia.

Amigos leitores, empresários e jovens, a crise sempre existirá, independentemente da situação política nacional.

Não quero fomentar opiniões acerca do cenário atual, e sim, convidá-los à reflexão dando dica para usar uma ferramenta simples e produtiva para recalcular a rota, colocar em prática as teorias para ter um 2018 melhor e mais produtivo.

Vivemos em crise desde que o mundo é mundo, seja religiosa, política, social ou crise pessoal, aquelas que batem à porta normalmente acontecem quando fazemos aniversário, após um fim de casamento.

Ruptura

É Aquele momento de ruptura. Se houve ruptura, houve inovação. É Possível Reinventar.

Constantemente em conversa com amigos empresários e clientes a preocupação impera em nossos dias, o primeiro semestre de 2017 foi suado e sacrificado pelo cenário político econômico, e o sentimento que vem é aquele, como será 2018?

Particularmente, sem esperar a crise me dominar passei por uma transformação pessoal e profissional com criatividade, onde peguei o que tenho de melhor, analisei as oportunidades e transformei em opção ao mercado.

O mercado atual está carente de parcerias e “soluções casadas” que todos ganham. Também observo que há oportunidade em oferecer serviços diferenciados que somente com a crise é possível sentir a necessidade.

Em época de fartura e abundância não tratamos alguns assuntos, e quando a água seca, ficam as pedrinhas, precisamos sim olhar para as pedrinhas e saber qual a real necessidade e o que elas nos diz.

Vejo que a oportunidade está à porta de cada um e a receita básica é olhar para o retrovisor e transformar os percalços em estratégia. Não adianta sentar e chorar!

A crise nos fortalece e nos transforma, podemos fazer mais com menos, podemos inovar e buscar alternativas e parcerias para qualquer negócio.

Portanto, estamos em setembro, quase outubro e minha dica é: faça um Workshop Estratégico, mesmo que simples, independente do tamanho da empresa, envolva as pessoas, mas reúna a equipe, apresente os resultados do ano até o momento, apresente vídeos com “cases” com tendências globais e soluções que estão no cotidiano.

pessoas reflexão
Pessoas reflexão

Após isto, divida a equipe em grupos e peça reflexão e forma de brainstorm, divididos em 3 momentos, de 15 a 20 minutos cada, providenciem papéis adesivos coloridos (3 cores) e fixem na parede, por tipo de assunto, cada assunto uma única cor.

  1. O que temos, o que nossos processos têm de melhor, o que é bom e não podemos perder.
  2. O que podemos melhorar no dia a dia, nas comunicações, quais são os desperdícios nos processos, como está relacionamento com clientes e equipe
  3. Quais são as sugestões ou ideias
Mural de sugestões

Feito isto! Visualmente a sala deve ter papéis colados nas paredes! Ouça! a fonte de inspiração está nas pessoas, na vivência de cada um. Eleja um líder por grupo e apresentem o que escreveram, mesmo que seja repetido, a ideia é ouvir e não criticar.

Plano de Ação

Tire foto, registre os momentos do workshop e coloque todos os assuntos em planilha, faça análise do que foi repetido e estabeleçam o Plano de Ação, Metas, e periodicidade do acompanhamento com responsáveis, datas e patrocinadores, ou um padrinho por categoria das ações.

Estabelecendo assim um cronograma de melhoria continua, ou um direcionador de projetos kaizen. (Prática do Sistema Toyota de produção que significa melhoria continua; melhorar o que é bom).

Pela vivência que tenho na condução desse tipo de dinâmica, tenho certeza que serão surpreendidos positivamente com essa ação. Mas, lembrem-se a ideia não é sentar e chorar as mazelas da crise, o espírito do workshop deve ser motivacional para engajamento de todos, além da valorização individual e as palavras de ordem são: Inovação, Produtividade, Eficiência, Agregação de Valor e Eliminação de desperdícios.

A cultura empresarial pautada pelo processo de aprendizado é Transformador para qualquer negócio.

Planejamento Estratégico

Enfim, é hora de Planejar 2018! Tenho certeza que será um ano muito melhor.

Colheremos ótimos frutos!

Bons negócios a todos e até a próxima reflexão!

Picture of Patrícia Selicani

Patrícia Selicani

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram