PNL – Programação Neurolinguística & NLP Neuro-Linguistic Programming

0
7536
PNL
PNL – Programação Neurolinguística & NLP Neuro-Linguistic Programming

Uma tecnologia de comunicação. Sua essência é modelar habilidades

PNL – Essas são as siglas da Programação Mental que tanto se fala, NLP é a sigla para Neuro-linguistic programming, que em português é PNL.

Programação (Função) – Percebendo sua mente como seu sistema operacional interno, a programação é a maneira como nossas experiências, pensamentos e emoções anteriores afetam todas as áreas de nossas vidas.

Neuro (Neurológia) – Os componentes físicos, bem como os componentes mentais e emocionais de nossa neurologia.

Linguística – (Linguagem) – A linguística se refere à linguagem que você usa e, mais especificamente, como você se comunica com os outros e, mais importante, como você se comunica consigo mesmo.

Segue vídeo com as definições da PNL, de aproximadamente 03h20min:

Uma vez que você entende como a sua mente e emoções funcionam, você passa a se conhecer melhor, começa a entender como você funciona e melhora a sua comunicação consigo mesmo e com os outros.

A PNL ajuda a resinificar o passado dando um novo sentido a sua história, ajuda a mudar suas próprias crenças, a tomar melhores decisões, a atingir sua melhor versão e modelar pessoas de sucesso.

Ao atingir sua melhor versão, você fica de bem com seu passado, de bem com seu presente e superanimado com seu futuro.

O autoconhecimento te permite tomar decisões mais assertivas. Não é apenas técnica, ela trabalha com sua Inteligência emocional.

Se uma pessoa faz muito bem uma determinada coisa, podemos usar a PNL para levantar o processo de como aquilo foi feito, a estratégia, para fazermos igual (ou melhor) e obter os mesmos resultados ou resultados mais excelentes.

Um Exemplo na prática

Suponhamos que você tem um cofre e por alguma razão, perdeu a combinação para abri-lo. Você ligará para um chaveiro mestre, que irá até sua casa para abri-lo. Você ficará curioso de como ele fará e então decide ficar ali parado observando.

Ele mexe com a fechadura, ouve coisas que você não está ouvindo, vê coisas que você não está vendo, sente coisas que você não está sentindo e, de algum modo, descobre a combinação que abre o cofre.

Nós podemos descobrir “o processo mental” de qualquer pessoa – podemos abrir a combinação da mente dela, ou da nossa própria, se pensarmos como um chaveiro mestre.

Devemos procurar por coisas que não víamos antes, ouvir coisas que não ouvíamos antes, sentir coisas que não sentíamos antes, e fazer as perguntas que não sabíamos perguntar antes.

Ao fazermos isto com gentileza e atenção, poderemos detectar as estratégias de qualquer pessoa, em qualquer situação. Podemos aprender como dar às pessoas precisamente o que elas querem, e podemos ensiná-las como fazer a mesma coisa por si mesmas.

Pressupostos da PNL

Os pressupostos são dados apresentados como indiscutível para o falante e o ouvinte, algo que não é passível de contestações, pois sempre retornam o resultado anterior devido à verdade intrínseca a ele.

A PNL testou diversos assuntos tidos como verdades universais e chegou à conclusão de que algumas verdades são incontestáveis.

Compartilharei com vocês, apenas alguns destes pressupostos:

  • Todo comportamento tem uma intenção positiva;
  • Flexibilidade é poder;
  • Não existe fracasso, existe resultado/feedback;
  • Somos 100% responsáveis pelo que nos acontece;
  • Se alguém já fez, eu posso fazer também;
  • O mapa não é território (cada um tem o seu. Ninguém muda ninguém).
  • Se você quiser compreender, então aja;
  • Aonde vai atenção vai energia;
  • Mente e corpo formam um só sistema;
  • Se você quer resultados diferentes, faça diferente;
  • Todo comportamento é útil em algum contexto;
  • Ter uma escolha é melhor do que não ter escolhas.

Como surgiu a PNL?

Richard Bandler era estudante de psicologia, na Universidade de Santa Cruz na Califórnia. Era técnico de computadores e um apaixonado por matemática. Como precisava de dinheiro para pagar sua faculdade, se candidatou para transcrever alguns vídeos do Dr. Fritz Perls (criador da Gestalt terapia). Gestalt é uma abordagem psicoterapêutica centrada no cliente.

Durante o processo de transcrição, ele observou que estava aprendendo com muita facilidade todo o conteúdo.

Richard Bandler e seu amigo Frank Pucelik criaram um grupo de estudos chamado Meta, que funcionava na universidade. Neste grupo aplicavam a terapia Gestalt, e os resultados que eles obtinham eram excelentes.

John Grinder, que lecionava linguística nesta mesma universidade, foi assistir o grupo. Ele era muito respeitado no que fazia e já tinha trabalhado para o serviço de inteligência especial, durante a guerra fria na Europa.

Grinder gostou bastante do trabalho que Pucelik e Bandler estavam fazendo, mas disse que, faltava uma organização, um modelo; transformar tudo aquilo num passo a passo e dar um nome.

Então começaram a levantar algumas questões e a estudar outras pessoas de sucesso.

Estudaram com a Virgínia Satir (Terapia familiar) e aprenderam muito com ela.

Depois, seu amigo Gregory Bateson que era um antropólogo bem-sucedido os apresentou a Milton Erickson, que era psiquiatra e um dos maiores hipnoterapeutas da história.

Iniciaram o processo de modelagem de Erickson, pois queriam entender a maestria por trás do que Erickson fazia, como que ele conseguia obter um resultado tão fabuloso com a hipnoterapia.

Numa madrugada, Grinder deu o nome de Neurolinguística, porque era um professor de linguística, a linguagem pode transformar/modificar as conexões neurais. Bandler como era programador de computadores, disse Programação, e assim surgiu a Programação Neurolinguística, como o nome ficou grande, usa-se a sigla NLP (Inglês) PNL (Português).

Antony Robbins é um dos responsáveis pela popularização da Programação Neurolinguística. Tornei-me profissional de coach, e desde que entrei nesta área tenho modelado seus resultado, pois no meu conceito, ele é umas das maiores referências na área de Coaching.

E você, já sabe quais habilidades precisa melhorar ou adquirir para começar a realizar seus objetivos e metas?

Um beijo e até a próxima matéria.

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here