Search
Close this search box.

Abra a PORTA para as oportunidades!

Vivemos momentos de turbulências, na política, na economia, nos valores sociais. Ventos fortes se transformam em tempestades e nos assustam. Algumas pessoas entram em pânico e fecham as janelas e as portas da percepção, se trancam na pressão da ansiedade e do estresse.

A palavra “crise” é falada, escrita e registrada até a exaustão no nosso consciente e inconsciente, nos vedando os olhos para as oportunidades. Dentro da palavra “oportunidade” lemos a palavra “porto”.

Porto é o objetivo, o lugar onde se quer chegar, atracar e sentir-se seguro. Em latim, “opportunus” significava “favorável”, palavra oriunda da expressão “ob portum veniens“, uma tradução próxima de “ancoragem”. Todas as manhãs acordamos e nos dirigimos “em direção ao porto”, aproveitando ventos e ondas, contornado os perigos do mar da vida.

Viver é uma oportunidade. O sociólogo italiano Francesco Alberoni assim define o “caçador de oportunidades”: Um sonhador incansável, um inventor de projetos, alguém que faz planos e contagia os outros com seus sonhos. Não é um cego, nem um inconsequente. Sabe que existem dificuldades e obstáculos às vezes incontornáveis. Tem noção de que, a cada dez tentativas, nove darão errado. Mas não esmorece. É um criador de possibilidades. Essa é uma palavra mágica: POSSIBILIDADES, porque ela permite abrir portas para as OPORTUNIDADES.

Diante do atual cenário procure agir POSITIVAMENTE:

  • Assuma o controle emocional e administre suas reações diante das adversidades;
  • Viva o aqui e agora, mas analise as TENDÊNCIAS, desenvolva a visão, tenha o foco na possibilidade do amanhã;
  • Acredite em sua HABILIDADE de superar dificuldades, com certeza você já fez isso antes;
  • Cultive uma rede social de apoio e busque parcerias para seus projetos;
  • Pratique uma atividade física regular, não descuide da alimentação e do sono;
  • Deixe de lado o que não é importante e use toda a energia nas possibilidades de fazer acontecer;
  • Aprenda a ser MAIS CRIATIVO na solução de problemas. Faça diferente;
  • Estabeleça objetivos e os divida em etapas administráveis;
  • Não abandone seus projetos, reveja seus planos e siga em frente.

Não permita que estes ventos turbulentos fechem as portas para as possibilidades e oportunidades. Não desista dos seus sonhos.

Como dizia Oscar Wilde:

“Um sonhador é aquele que só ao luar descobre seu caminho e que, como punição, vê o dia amanhecer antes do resto do mundo.”

Picture of Carla Galo

Carla Galo

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram