Abraçar o Novo

Abraçar o novo: leveza para recomeçar com propósito

Organizar o essencial, soltar excessos e criar espaço interno para recomeços alinhados ao propósito, à disciplina e à coragem de seguir em frente

Abraçar o novo é escolher soltar excessos, organizar o essencial e criar espaço interno para recomeços conscientes, alinhados ao propósito.

De mãos cheias é impossível abraçar o novo… E essa foi uma das minhas reflexões nesse início de ano.

Ao iniciarmos um novo ciclo é comum firmarmos compromisso com nós mesmos, elencando algumas metas em busca de novas conquistas, nova vida.

Fazemos então planejamentos e promessas visando a transformação dessas metas em objetivos concretos para a construção de um ano de sucesso, seja no aspecto pessoal, com metas de autocuidado da saúde física e emocional, passando também pelo profissional buscando novos conhecimentos e inovação, visando crescimento e prosperidade, até metas de relacionamento, mais tempo de qualidade com a família e amigos ou até quem sabe, um novo amor.

Para facilitar nossa empreitada temos que primeiramente definir metas alcançáveis, cada um de nós sabe do que é capaz e com a ajuda da crença que devemos ter no nosso próprio potencial, podemos sim realizar nossos sonhos.

Do micro ao macro, simples decisões, pequenas mudanças e a disciplina que cria novos hábitos, muda nosso cotidiano e nos aproxima da nossa realização pessoal.

Não podemos esquecer, porém, que abraçar o novo e se comprometer conosco mesmo, significa também nos abraçar, nos casos de intempéries, dificuldades que podem surgir no meio do caminho e sobre as quais temos pouco poder de ação. Um problema de saúde, uma dificuldade familiar, imprevistos.

É necessário que saibamos nos acolher e nesses momentos em que não podemos nos dedicar ou trabalhar pelos nossos sonhos, não deixar nunca de acreditar que sempre é hora de recomeçar, seja em fevereiro, agosto ou em novembro e que o importante é, mesmo nos momentos de introspecção estarmos sempre em um movimento interno e intencional de evolução, pois é para frente que se segue.

Enfim, todos nós sabemos o quanto é difícil esse start para a mudança ou para o início de novos projetos, ainda que essas tenham como finalidade a nossa própria melhoria de vida e felicidade.

Às vezes parece que o acúmulo de muitas coisas, materiais e imateriais, muitas delas desnecessárias, atravanca nossos caminhos e nos impede muitas vezes até de dar o primeiro passo.

Refletindo sobre tudo isso, esse ano decidi começar pelo mais “fácil”, organizando meu lugar, meu espaço físico e coisas pessoais.

Já sabemos que a organização, seja de gavetas, armários ou da casa em geral já é de um grande simbolismo para a nossa vida, pois esse movimento de “arrumação” além de reduzir nosso estresse, nos proporciona uma sensação de equilíbrio, controle e conclusão, construindo e fortalecendo habilidades emocionais necessárias para todos os campos da nossa vida e realizações.

Ao arrumar algumas gavetas, trabalho que de início me pareceu simples, mas que depois se mostrou complicado, devido ao grande volume de roupas e acessórios guardados, observando aquele espaço “abarrotado” e que definitivamente impossibilitava uma organização “decente”, confesso que me senti desanimada, não a ponto de desistir do trabalho, pois estava ciente do que pretendia, mas de repensar sobre o meu hábito ruim de acumular coisas.

Comecei então a retirar as muitas peças de roupas, algumas delas não utilizadas a muito tempo e outras até, nunca utilizadas.

Naturalmente que em muitos momentos relutei com alguma peça na mão, na ilusão de que eu poderia vir a usá-la algum dia ou que talvez fizesse falta no futuro para a composição de algum look (mesmo sabendo que moda era um assunto do qual eu nada entendia).

Mas ao final, desiludida, desistia, pois chegava sempre a mesma conclusão de que, era fato, aquelas peças não fariam falta alguma na minha modesta vida de “inimiga da moda” e, caso achasse necessário, em algum outro momento poderia comprar algo parecido ou até mais bonito, por tudo isso, e por muitas outras razões, não fazia sentido guardar tanta coisa.

Sim, tive que ser firme no meu propósito, e aos poucos fui retirando, selecionando e classificando o que deveria ou não ficar. E o que ficou? peças que realmente eram do meu uso, peças que faziam sentido. Foram caixas e caixas de roupas retiradas e enviadas para doação.

Só então pude organizar tudo de forma satisfatória, deixando até espaço para novas aquisições, o que antes seria impossível, pois nas gavetas cheias nada mais caberia.

Enfim, findo o trabalho e ainda pensando nas minhas “metas”, cheguei à conclusão de que para “dar conta” das promessas para o Ano, seria ótimo me inspirar naquela “arrumação”, e aos poucos ir também retirando, selecionando e classificando o que deveria ou não ficar, fossem pensamentos, atitudes, hábitos e até pessoas.

Era hora de pensar com clareza, e ter coragem de desistir do que não combinava mais comigo, com o tipo de pessoa que eu almejava me tornar e da vida que eu desejava alcançar, e assim concentrar toda a energia nos novos planos ou até em estratégias para recomeços, desde que fizessem sentido.

O importante seria manter a leveza, por dentro e por fora, levando comigo só o essencial, pois eu já havia entendido que “de mãos cheias é impossível abraçar o novo”.

 

Foto de Marcia Marques

Marcia Marques

Compartilhar

Aproveite descontos exclusivos do clube aEmpreendedora

Faça seu pré-cadastro abaixo e receba no seu whatsapp e e-mail descontos imperdíveis.

Últimas publicações

Obtenha o seu selo de sustentabilidade com
a aEco Carbon free

Promoções indicadas
pela aEmpreendedora

Kit Mini Antena Starlink Internet via Satélite

Kit Mini Antena Starlink Internet via Satélite

aE - Projetor 4K HD 150 Polegadas Celular, Tv B0x, Xbox, PS, Pc, Wifi HY300 Pro Magcubic

Projetor 4K HD 150 Polegadas Celular, Tv B0x, Xbox, PS, Pc, Wifi HY300 Pro Magcubic

aE - iPhone 17 Pro - 17 Pro Max 256GB - 512GB - Novo Original NF Lacrado

iPhone 17 Pro – 17 Pro Max 256GB – 512GB – Novo Original NF Lacrado

aE - Sombra e Iluminador com Brilho 2 em 1

Sombra e Iluminador com Brilho 2 em 1, À Prova D’água, De Longa Duração, Coreano

aE - Batons Matte Impermeáveis CMaaDu 18 Cores, Longa Duração

Batons Matte Impermeáveis CMaaDu 18 Cores, Longa Duração

aE - Lápis de Sobrancelha Líquido à Prova D'água de 5 Cores - Longa Duração

Lápis de Sobrancelha Líquido à Prova D’água de 5 Cores – Longa Duração