Acupuntura como tratamento das dores nas articulações.

1
235
Acupuntura nas dores das articulações

Pesquisas recentes mostram que a acupuntura pode dar esperança às pessoas com artrite reumatoide também.

A osteoartrite é uma forma de artrite inflamatória, uma doença autoimune que afeta mais mulheres do que homens.

Pessoas com mais de 40 anos tendem a sofrer mais com a osteoartrite do que as mais jovens. A doença articular inflamatória mais comum.

A osteoartrite, uma doença reumatológica, pode afetar milhões de pessoas no mundo, sendo considerada uma das principais desordens de saúde da terceira idade, podendo resultar em incapacidade, dores crônicas e piora de qualidade de vida.

A osteoartrite é um processo de inflamação das articulações que atinge com frequência a terceira idade, podendo afetar as mãos, joelhos, coluna lombar (o famoso bico de papagaio).

A Acupuntura é tipicamente utilizada como um tratamento complementar para pacientes com diagnóstico de osteoartrite (ou osteoartrose) especialmente em pacientes com dores no joelho.

Além disso, pesquisas recentes mostram que a acupuntura pode dar esperança às pessoas com artrite reumatoide também.

As causas da osteoartrite não são bem conhecidas, no entanto, presume-se que a hereditariedade, certos tipos de infecções e o tabagismo podem desempenhar um papel no surgimento da doença que ataca as próprias articulações (autoimune).

As articulações das mãos, pés e pulsos são especialmente afetadas pela osteoartrite.

Os principais sintomas da artrite são inflamação, dor, inchaço e calor de uma ou mais articulações, rigidez e dores nas articulações ao acordar (pode durar por um tempo) e dificuldade em realizar certos movimentos.

Um estudo alemão que englobou 304.674 pacientes com osteoartrite de joelhos encontrou que os pacientes que foram submetidos à 15 sessões de acupuntura sistêmica, combinados ao tratamento convencional, apresentaram melhora significativa na dor e movimento, além de melhora da função e qualidade de vida, se comparados aos pacientes que receberam o tratamento convencional de alongamentos e medicamentos.

As melhoras encontradas ocorrem imediatamente após as terapias de acupuntura, e os benefícios encontrados duraram mais de três meses, indicando que a osteoartrite é uma das condições que pode ser tratada com a acupuntura.

A Acupuntura é uma terapia milenar chinesa, usada principalmente no alívio e tratamento de diversas patologias, como dores agudas e crônicas, ansiedade e depressão, tratamento de náuseas e vômitos, ajudando na melhora dos sintomas e na melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Clique aqui e acesse meus outros artigos.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá Rebeca,

    Como sempre você entrega materiais sensacionais.

    Eu gosto muito de acupuntura, mas aqui em São Paulo o custo é bem elevado, mas o resultado é fantástico.

    Quem sabe um dia terei a oportunidade de viver está experiência com você.

    Parabéns pelo seu trabalho.

    Alessandra Batista (colunista)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here