Acupuntura no Tratamento para a Tendinite

0
44
Tendinite - Acupuntura
Tendinite - Acupuntura

Tendinite é uma inflamação do tendão ou cordão de tecido fibroso que liga um músculo a um osso, e a acupuntura o melhor tratamento.

Para medicina ocidental a tendinite é uma inflamação dos tendões, que aparece após repetidos excessivos movimentos, sem haver intervalos com descanso.

Para a medicina tradicional chinesa, a tendinite é o resultado de uma falha do fígado e da vesícula biliar, em nutrir e umedecer os tendões.

Observamos ao longo de vários tratamentos o fato e emocional tem grande influência nas alterações dos tendões.

Para a metafísica da saúde, geralmente quem sofre de tendinite trabalha em excesso, e percebe-se emoções como raiva, ressentimentos, mágoa, perdas que não foram assimiladas, fortes mudanças na vida como sono irregular e alimentação desiquilibrada.

Percebe-se também quadros de cefaleia, nas têmporas, gosto amargo na boca, olhos irritados, TPM, cólicas, e sensação de caroço na garganta. Nesse caso será necessário tratar das síndromes.

É muito importante que o fígado e a vesícula biliar sejam harmonizados energeticamente.

Uma vez que isso acontece os tendões, iram gradativamente curando-se. O resultado dependem do avanço da tendinite e o poder de reação do organismo.

Os tendões são fibras resistentes situadas entre os músculos e os ossos e estão presentes em todas as partes dobráveis do corpo humano.

As tendinites normalmente acometem os punhos/pulsos, dedos, ombros, cotovelos, joelhos e tornozelos (especialmente neste último a inflamação chama-se epicondilite).

O tratamento de tendinite através da acupuntura consiste primeiramente na localização exata da dor, bem como seu trajeto, pois, para a Medicina Tradicional Chinesa a tendinite é a obstrução do fluxo energético em alguns canais.

Portanto, o tratamento com a acupuntura para tendinite tonifica o sangue do fígado removendo a estagnação de energia da região e recomendando exercícios com movimentos opostos aos que ocasionaram a tendinite.

Vale ressaltar que quanto antes notar qualquer incômodo nessas regiões, por mínimo que seja, é importante procurar auxílio médico para que se tenha o diagnóstico rápido e preciso.

De forma geral, o tratamento de uma tendinite com acupuntura é simples de compreender. Puntura-se a zona dolorosa do tendão e relaxa-se o músculo com acupuntura. Pode-se fazer acupuntura na zona de dor.

Por exemplo, numa estagnação de QI (energia) do fígado existe sempre fatores psicossomáticos grandes. “A dor agrava com estados de irritabilidade”. Mas neste caso não existe nada disso.

É normal existir associação de tensão muscular em padrões de estagnação de QI do fígado. O estresse, a irritabilidade pode gerar maior tensão muscular. Mas isto não significa que exista associação com sintomas psíquicos ou envolvimento do “fígado”.

Acupuntura tem a ver com localização do problema. Isto é verdade para formas tradicionais de pensar a acupuntura (seleção de pontos locais e distais, seleção de pontos do mesmo meridianos, seleção de pontos de meridianos acoplados, etc.) e para formas mais científicas (trigger points, seleção de pontos de acordo com sistema nervoso, etc.).

É preciso saber definir muito bem a fronteira entre acupuntura e a dor.

A acupuntura é altamente recomendável no tratamento de dores e problemas musculares pois ela age diretamente nos pontos inflamados e doloridos.

Muitos pacientes têm buscado o uso da acupuntura como tratamento de tendinite para fugir das fortes medicações tradicionais, que muitas vezes são ineficientes.

O principal objetivo é agir contra as dores, que tanto incomodam os pacientes.

O tratamento se dá na inserção de agulhas nos meridianos do corpo. Os pontos são escolhidos de acordo com o pulso do paciente.

A sessão dura em torno de 30 minutos e recomenda-se uma sessão por semana durante três meses e após este período é feita a reavaliação para estabelecer em que periodicidade se fará o controle.

Clique aqui e acesse o meus outros artigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here