Análise Comportamental – A Chave do Autoconhecimento

0
Análise Comportamental

Perfil comportamental, você sabe qual é o seu?

Cada um de nós tem um perfil comportamental predominante, que eu me reconheço e que as pessoas me percebem.

Existem diversos testes que são realizados por empresas, instituições que avaliam o comportamento humano e também por Coach nas mais variadas áreas, segmentos e relacionamentos tanto pessoal como profissional.

A análise comportamental DISC é uma excelente ferramenta usada para autoconhecimento e também para processos de avaliação (processos seletivos por exemplo), pois apresenta um índice de assertividade de 98%, isso significa que é um “raio x” comportamental da pessoa.

O DISC é um modelo baseado no trabalho de William Moulton Marston (1893- 1947), psicólogo, inventor do polígrafo (detector de mentiras) e escritor de quadrinhos (criadora da Mulher Maravilha) que decidiu examinar o comportamento dos indivíduos em um determinado ambiente.

Para Marston, existem quatro tipos básicos de comportamentos previsíveis observados nas pessoas: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

Com base nesses estudos e observações, Marston definiu os 4 perfis comportamentais:

D – Dominance – Dominante
I – Influence – Influente
S – Steadiness – Estável
C – Conscientiousness – Analítico

Todos nós apresentamos os 4 perfis e transitamos por eles todos os dias, porém sempre teremos a predominância de um ou dois deles, em alguns casos até três perfis.

Saber qual o seu perfil predominante é muito importante pois:

  • Eleva seu autoconhecimento;
  • Aumenta sua inteligência emocional;
  • Sua resiliência;
  • Orientação Vocacional;
  • Gestão dos conflitos de Relacionamento;
  • Amplia drasticamente sua percepção em relação às pessoas.

O relatório da análise DISC, apresenta seus pontos fortes, pontos de melhorias, características de liderança, seus motivadores de carreira (aqui que te faz acordar cedo e trabalhar), além de apresentar sua percepção de si e do ambiente que está inserido.

Quando o DISC é utilizado em processos seletivos, por exemplo, serve como norte para entender quais as características comportamentais que a empresa deseja que o profissional apresente para a estar aderente a vaga.

É nesse momento que o candidato passa ser avaliado não apenas pelo seu conhecimento da área de atuação, vivência técnica e formações.

Todas as pessoas que queiram podem fazer uma análise comportamental DISC, para isso é necessário procurar um Analista Comportamental DISC Certificado.

O Analista DISC Certificado disponibilizará o teste e fará a devolutiva (interpretação) do relatório para seu cliente, explicando cada um dos pontos e esclarecendo dúvidas.

Como é feita a Análise Comportamental?

Os testes são aplicados via web e seguida de contato (presencial ou via Skype) para devolutivas. Com isso, além do teste básico, podemos elaborar relatórios completos e detalhados sobre o potencial de cada indivíduo – tanto pessoal como profissional ou ambos.

Nossa individualidade é bem mais complexa do que sugere inicialmente qualquer modelo. A singularidade de cada sujeito, aqui, pode ser compreendida a partir da ideia de que somos compostos por um ou dois estilos principais de comportamento que se destacam frente aos demais.

De qualquer forma, estas intensidades são combinadas com as intensidades dos demais fatores e assim é definido nosso estilo de comportamento em geral.

Cada um dos padrões comportamentais tem um valor único em termos de características gerais, motivações, contribuições para a equipe e para a organização, ou seja, não há um melhor do que outro.

As tendências de cada padrão podem ser funcionais ou disfuncionais dependendo da intensidade de uso dos comportamentos e dos requisitos específicos do ambiente/desafio em questão.

O Instituto Profissional de Coaching – IPC administra a IPC Performa, uma plataforma completa de desenvolvimento humano que oferece a análise DISC, além de outros assessments (questionários de autoconhecimento) e ferramentas de Coaching que os analistas poderão aplicar em seus clientes ou colaboradores de empresas parceiras.

  • Assessment que mapeia como o profissional está gerenciando o tempo;
  • Assessment que mapeia virtudes e forças pessoais da Psicologia Positiva;
  • Ferramenta de Avaliação Sistêmica e a Roda de Valores que mapeiam o Equilíbrio e Alinhamento das ações do profissional;
  • Assessment que mapeia índice de Positividade e Bem-Estar do Profissional.

O Instituto Profissional de Coaching – IPC em parceria com a revista aEmpreendedora disponibiliza a análise DISC e também a Formação de Analista Comportamental DISC para pessoas que desejam ampliar seus conhecimentos e atuações ou ainda fazer uma transição de carreira.

Se você está buscando obter autoconhecimento e direcionamento mais específico sobre seus pontos fortes e os a potencializar, preencha (correta e por completo) o formulário abaixo seus dados pessoais, que entraremos em contato contigo para melhor te atender.

    Artigo anteriorO que são Barras de Access que todo mundo está falando?
    Próximo artigoHoróscopo para a semana – 08 a 14 de março de 2020
    A aEmpreendedora é uma empresa de comunicação social, empresarial e institucional, que busca por intermédio da comunicação positiva, fomentar o crescimento e o progresso das empresas como de seus gestores e colaboradores em todos os segmentos de atuação humana. Empresa de princípios conservadores que valoriza e respeita as mais variadas Crenças, a Família e a Pátria, e que o progresso só vem por intermédio do trabalho digno de uma empresa com gestores e colaboradores decentes.   Fomenta uma comunicação isenta de ideologias políticas, vícios e protecionismo, sempre de forma positiva, tanto na forma de pensar como agir.   Que atua em várias frentes de negócios, tanto na área da comunicação, com produtos e serviços, como também no comércio de bens, produtos e serviços de forma direta ou indiretamente com empresas e profissionais parceiros.   Idealizadora e mantenedora da Revista aEmpreendedora, WEB Rádio aEmpreendedora, WEB Tv aEmpreendedora - aETv , dos perfumes da Linha aEmpreendedora e da Grife de Vestuário aEmpreendedora (Executiva, Casual, Íntima, Praia e Esportiva/Fitness).   Sendo hoje a Revista aEmpreendedora seu maior patrimônio operacional e midiático, no qual, fomenta o empreendedorismo feminino no Brasil e no Mundo. Missão da aEmpreendedora Levar Felicidade e Fomentar de forma positiva à comunicação, a capacitação e o empreendedorismo feminino no Brasil e no Mundo” Visão da aEmpreendedora “Ser reconhecida e respeitada como uma das maiores e mais importantes empresas de comunicação empreendedora do Mundo”.   Valores da aEmpreendedora “Acredita na necessidade da inovação tecnológica, baseada na ética profissional, no respeito à dignidade humana, no uso consciente dos recursos naturais, na sustentabilidade, na liberdade de escolhas, na livre manifestação do pensamento e no direito de crença, bem como, no combate à violência física, moral, intelectual e sexual em todas as suas extensões, em especial à criança, adolescente, mulheres, idosos e animais”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here