As Dores e Alegrias do Home Office

5
1349
Home office
As Dores e Alegrias do Home Office

Como encarar o novo modelo de trabalho home office sem estresse e ainda cuidar da carreira.

Home Office antes vista como uma tendência, mas não uma novidade entre os profissionais. Com o momento de crise muitas empresas tiveram que se integrar neste modelo e ajustar suas práticas internas.

Algumas organizações já praticavam esse formato de trabalho em jornadas integrais ou no modelo revezamento entre os colaboradores.

Entretanto, hoje o desafio é para quem nunca enfrentou este modo de trabalho, as incertezas, o medo e as dúvidas trazem receios sobre algumas questões como produtividade, liderança, benefícios e até a relação familiar.

A organização por outro lado também compartilha desses receios com seu colaborador, caso não tenha praticado o Home Office nenhuma vez.

Seja por época de crise ou não, o contexto de Home Office trouxe diversos benefícios para ambas as partes e pode ser considerado uma projeção para um futuro próximo.

Alguns dos vários benefícios em realizar Home Office, para o trabalhador, são:
  • O aumento do tempo livre, o que permite aproveitar da forma que optar;
  • Menor estresse decorrente o trânsito urbano, fugindo do caos, incômodos com buzinas, semáforos etc.;
  • Aumento da disciplina, pois a sua rotina, suas entregas e seus horários dependem exclusivamente de você. Então, em decorrência de planejar seu dia a dia e ter que seguir este planejamento à risca, você treina e desenvolve sua própria disciplina;
  • Clima mais leve ao trabalhar. Não há dúvidas de que o ambiente de casa te mantenha mais relaxado e tranquilo, isto se torna mais um motivo que faz você trabalhar com mais gosto e vontade.

Outro ponto chave do Home Office é não esquecer de sua equipe, caso tenha uma.

Muitas vezes no Home Office a entrega da equipe é deixada de lado e as entregas pessoais são priorizadas, ainda mais se o trabalho de casa foi implantado devido a pandemia.

O medo da não entrega pode prejudicar o nosso senso de equipe. Para que isso não aconteça, é importante manter uma comunicação e interação com seus colegas de trabalho.

Assim como você, eles provavelmente estão se adequando à esta nova forma de trabalhar.

Como nenhum sistema é 100% perfeito, o Home Office pode trazer alguns desafios para a empresa e o trabalhador, como por exemplo a marcação de horário de trabalho, os suprimentos de equipamentos limitados, o local de trabalho que por vezes não é ergonômico ou até a falta de adequação do profissional a este modelo.

Assim como muitos procedimentos novos que são implantados nas empresas exigem alguns cuidados, com o Home office não poderia ser diferente.

É necessário ter uma comunicação clara e constante, manter o relacionamento entre gestores e colaboradores.

O apoio emocional e técnico deve ser colocado em prática para que supram as necessidades do trabalhador e da organização.

Bora lá para esse novo modelo de trabalho, sucesso!

Acesse outras matérias de minha autoria, clique aqui.

Projeto Universidade Empreendedora

Este artigo teve apoio e participação de Victoria Machado, aluna 3º semestre de Gestão de Recursos Humanos da FMU em São Paulo, contribuindo para o Projeto Universidade Empreendedora da Revista aEmpreendedora.

5 COMENTÁRIOS

  1. Criatividade e ser leve neste contexto home office.Solucòes antigas não resolvem situações novas.
    Parabéns pela abordagem…saúde mental importa!!!

  2. Home Office exigiu mudançaa e resgate de criatividade em tudo: vida pessoal e profissional.Soluçòes antigas não mais resolvem problemas atuais.Parabéns Pri!!

  3. Parabéns pelo belo texto, Pri! Concordo com tudo que relatou.
    Sem dúvidas o home office veio pra ficar e é um excelente modelo de trabalho!

  4. Ual,que diferença, trouxe pontos extremamentes relevantes,retratou a realidade,de estruturas como o Home Office acaba enfatizando a produtividade individual de cada um da equipe, quando existe uma formalizada, também da segurança na saúde, quando fala de objetos adequados para se trabalhar de casa como a cadeira ergonômica.
    Amei muito interessante, agregou valor demais. PARABÉNS A TODOS ENVOLVIDOS. Priscila, uma profissional exemplar,um ser humano de luz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here