Autoestima: Essencial para o desenvolvimento profissional

0
606
Autoestima

Ter uma boa saúde emocional é essencial para um bom desenvolvimento profissional. Para obter bons resultados a autoestima é fundamental para manter o equilíbrio emocional.

A presença da autoestima no meio organizacional é tão importante como outros requisitos, pois a sua presença ou ausência afeta diretamente no desempenho de atividades e auxilia em alavancar a produtividade.

A iniciativa deve haver dentro e fora da organização, com intuito de promover a saúde emocional do colaborador gerando um alto índice de motivação e satisfação pessoal.

As combinações autoestima e produtividade influenciam de todas as formas positivas no ambiente organizacional e pessoal.

Autoestima é a sensação de valor que a pessoa possui a respeito de si mesma. Ter autoconfiança e pensamento positivo é um dos resultados ocasionado após ter a autoestima elevada.

Quando estamos com poder de autoestima acreditamos na nossa capacidade, produzimos resultados positivos na vida pessoal e profissional.

A autoestima elevada causa reconhecimentos em nossas qualificações e passamos a ficar fortes para enfrentar desafios. Por isso, as empresas se preocupam em oferecer condições de trabalho e satisfação a seus colaboradores.

É evidente que a falta de autoestima afeta diretamente e indiretamente na vida do profissional, pois a sensação de incapacidade é elevada, a frustração e a procrastinação passam a afetar diretamente nos resultados.

Profissionais com baixa autoestima acabam desmotivados e não reconhecem suas habilidades e valores, ocasionando assim o comprometimento na produção da equipe.

Segue os sinais mais comuns da falta de autoestima no ambiente organizacional:

  • Negativismo;
  • Incapacidade de emitir suas opiniões;
  • Isolamento na equipe;
  • Falta de confiança em si mesmo;
  • Medo de enfrentar desafios;
  • Sensação de fracasso;
  • Procrastinação;
  • Dificuldade de reconhecer os próprios erros.
Falta de autoestima no ambiente organizacional

É evidente que é desafiador manter uma equipe totalmente satisfeita, mas, vale repensar na qualidade de vida dos colaboradores, pois o retorno é positivo.

Algumas atividades que são adquiridas nas organizações garantem a elevação da autoestima e dos resultados no processo de produtividade.

As empresas que realizam ginástica laboral, feedback constante, investimento no bem-estar e na saúde do profissional possuem um resultado significante no seu modelo de gestão.

As atitudes podem ser pequenas e em longo prazo os resultados são vantajosos. Repense no seu modelo de gestão e analise como é possível enquadrar a autoestima no seu meio organizacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here