728 x 90

Brincar, de forma saudável, é importante para qualquer ser humano

Brincar, de forma saudável, é importante para qualquer ser humano

28 de maio a 3 de junho, Semana da Importância do Ato de Brincar

Brincar, de forma saudável, é importante para qualquer ser humano. Conforme profissionais de saúde mental, esse ato não é só essencial para as crianças, mas para os adultos também.

Aliás, se hoje você é empreendedora foi porque um dia, quando era criança, a sua pessoa se imaginou dona de algum tipo de comércio brincando de faz de conta.

Pois foi através de brincadeiras de infância, que grandes profissionais descobriram os seus reais dons e suas vocações especiais.

Nesse ano de 2023, a Semana da Importância do Ato de Brincar é comemorada do dia 28 de maio a 3 de junho. Pois o Dia Internacional do Brincar é celebrado dia 28 de maio.
Essa comemoração surgiu pela primeira vez em 2000 e entrou para o calendário da UNICEF.

O Dia Internacional do Brincar foi instituído durante a 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, no ano de 1999, por iniciativa da então presidente da International Toy Library Association (ITLA) – Freda Kim.

Já, A Semana Mundial do Brincar (SMB) é uma iniciativa, da Aliança pela Infância, que acontece todo ano a partir do dia 28 de maio para celebrar o Dia Mundial do Brincar com a meta de incentivar o direito às atividades lúdicas e reforçar a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças e como remédio ao combate da Depressão nos adultos.

brincar

Brincadeiras de infância

Quando o ser humano brinca, ele libera seus sentimentos, aprende, constrói, edifica, pensa, sente, reinventa e se movimenta.

Aliás o brincar é um ato que ajuda no desenvolvimento, socialização, habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais.

Jean Piaget diz que o desenvolvimento humano ocorre por meio do lúdico. Pois ele necessita brincar para crescer.

Lista das vantagens do ato de brincar para o ser humano:

  • Estimula a criatividade.
  • Desenvolve o raciocínio;
  • Ajuda na criação de planejamento;
  • Auxilia no desenvolvimento motor;
  • Ameniza os sintomas da Depressão porque libera substâncias como a Dopamina, Adrenalina e Oxitocina;
  • Ajuda no autoconhecimento;
  • Auxilia a estabelecer limites;
  • Ajuda na sociabilidade;
  • Estimula o desenvolvimento de novas habilidades.

Durante a pandemia de 2020, as professoras que fizeram sucesso com as aulas virtuais, foram aquelas que utilizaram jogos e brincadeiras em seus vídeos. Pois os alunos assimilaram melhor suas matérias apesar do distanciamento físico.

Muitos profissionais de saúde mental trabalham com o resgate da criança interior em adultos que sofreram traumas e lutam contra a Depressão.

Por isso, nesses tratamentos, os terapeutas destacam a importância do lúdico na vida adulta.

Métodos como Psicodrama, Regressão e Constelação Familiar trabalham de forma inconsciente com o lúdico. Embora essas técnicas sejam alvos de críticas na atualidade, os profissionais de saúde mental chegaram à mesma conclusão: brincar é importante também para os adultos.

Astrólogos, que também possuem noção de Psicologia, descobriram que há brincadeiras direcionadas para a mulher de cada signo:

1. Áries:

A ariana gosta de caminhar ao ar livre porque essa atividade ameniza o stress. Ela também curte esportes com a bola como vôlei e basquete.

2. Touro:

A taurina precisa de atividades lúdicas como Teatro, Dança e Poesia. Ela se esforça até mesmo nas brincadeiras, por isso a taurina pode se destacar nas áreas artísticas também.

3. Gêmeos:

Necessitam de jogos competitivos sempre com um prêmio no final. As geminianas gostam de jogos que envolvem mímicas e fantoches. Além dos games virtuais.

4. Câncer:

As cancerianas valorizam a família e são sentimentais. Por isso são ideais as brincadeiras que envolvam álbum de família e adivinhações estilo: “Adivinha qual era a canção preferida da vovó quando era criança?”
Pessoas desse signo também gostam de brincadeiras na praia, como castelo na areia e frescobol.

5. Leão:

As leoninas gostam de brincadeiras que envolvem maquiagem, moda e concursos de beleza. Aqui, artesanato e atividades manuais funcionam como uma excelente terapia para moças desse signo.

6. Virgem:

As virginianas curtem brincadeiras de montar e desmontar. Além disso são fascinadas por fantoches e se encantam com qualquer jogo onde entra o universo do circo.

7. Libra:

As librianas se encantam por quaisquer brincadeiras ou jogos que envolvam as artes plásticas. Pois elas são criativas e inteligentes.

8. Escorpião:

As escorpianas amam brincar de faz de conta. Desde crianças elas curtem brincadeiras onde elas são donas de algum tipo de comércio. Por isso há tantas excelentes empreendedoras desse signo.

9. Sagitário:

As sagitarianas amam participar de gincanas e são fãs de jogos estilo caça ao tesouro. Elas também amam tocar algum instrumento musical.

10. Capricórnio

A capricorniana vai muito bem com jogos de quebra-cabeça e também estilo banco imobiliário ou quebra-varetas. As atividades lúdicas como dança e jogo de bocha são bem-vindas.

11. Aquário:

As aquarianas gostam de jogos mais intelectuais estilo “quiz” de conhecimentos gerais ou atualidades.

12. Peixes:

As piscianas curtem atividades lúdicas na água como: hidromassagem e natação. Aqui toda a brincadeira que envolva piscina é bem recebida.

Através desse artigo é possível concluir que brincar é importante, não importa a idade.

Então, libere sua criança interior!

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias

4 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!

Posts Carousel

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Latest Posts

Top Authors

+ Comentado

Vídeos em Destaque

4 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!