Carbon Free: aEmpreendedora recebeu Selo de Neutralização de CO₂

1
19849
Carbon Free: aEmpreendedora recebeu Selo de Neutralização de CO₂

A aEmpreendedora planta ideias, conhecimentos e árvores

Carbon Free é o projeto de plantio de árvores em parceria da aEmpreendedora com a Iniciativa Verde visando a neutralização do CO₂.

O ato de procurar conhecer as próprias interferências negativas sobre o ambiente e mitigá-las demonstra a busca por uma nova forma de relacionamento, mais consciente e responsável, com o meio ambiente e, consequentemente, com a sociedade.

Plantar árvores de forma consciente para neutralização da emissão do Gás Carbônico – CO₂ têm sido uma rotina permanente da aEmpreendedora.

Tudo que fizemos, estamos fazendo e iremos fazer, no qual, geram produção de Gás de Efeito Estufa – GEE, Gás Carbônico – CO₂, gerando o Aquecimento Global e Mudanças Climáticas direta e indiretamente serão pela aEmpreendedora e seus parceiros compensados com plantio de árvores.

Ao quantificar as emissões de GEE e compensá-las por meio de restauro florestal de matas ciliares degradadas com espécies nativas, sua organização não só estará proporcionando benefícios globais com a absorção do gás carbônico da atmosfera e combate às mudanças climáticas, mas também benefícios locais por meio de uma gama de serviços ambientais, tais como a formação de corredores de biodiversidade e a preservação de recursos hídricos, essenciais para o bom funcionamento do ecossistema.

O objetivo número 1 desta iniciativa foi compensar a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) relativas a produção e veiculação dos mais de 1700 artigos, com seus respectivos 35 milhões de acessos e visualizações digitais em 193 países veiculados na Revista aEmpreendedora até o dia 31 de março de 2022.

Como os acessos dos artigos da Revista aEmpreendedora ultrapassam atualmente mais de 1,8 milhões de acessos mensais, estes serão permanentemente compensados pelo Projeto – Plantando Ideais, Conhecimentos e Árvores (recém-implantados) em parceria com a Iniciativa Verde.

A Iniciativa Verde é a organização responsável pela análise e cálculos não apenas das qualidades de árvores a serem plantadas, mas de todo o projeto que consiste no dimensionamento do restauro florestal para compensação, no gerenciamento deste restauro e na emissão do Selo e Certificado – Carbon Free (este exclusivamente à aEmpreendedora em seu projeto), bem como, o Selo e Certificado Amigo da Floresta aos apoiadores do projeto, com as respectivas geolocalizações das árvores plantadas.

Todas as árvores plantadas pelo Projeto – Plantando Ideais, Conhecimentos e Árvores, bem como, outros projetos não apenas da aEmpreendedora podem ser conferidos no site da Iniciativa Verde.

Confira as árvores pertencentes à aEmpreendedora e suas respectivas geolocalizações, clicando ou lendo o QR-Code abaixo:

Este projeto consiste em duas etapas principais:

  • Aferição das emissões de GEE associadas aos números de acessos/visualizações da Revista aEmpreendedora, levando-se em conta todo processo produtivo;
  • Compensação das emissões quantificadas por meio do restauro florestal.
processo
Etapas do processo
Inventário de Emissões de GEE

A fim de obter o número de árvores necessárias para a compensação das emissões, a INICIATIVA VERDE realizou o inventário do livro de acordo com a metodologia GHG Protocol, bem como, referente aos 35 milhões de acessos da Revista aEmpreendedora

Projeto, Implantação, manutenção e monitoramento dos Restauros Florestais

O Padrão Iniciativa Verde de compensação de emissões e restauro florestal visando a fixação de carbono atmosférico segue as diretrizes estabelecidas pela Resolução SMA-030 de 14 de maio de 2009, formulada com o intuito de estabelecer orientação para projetos voluntários de reflorestamento para compensação de emissões de gases de efeito estufa.

Estes restauros têm por objetivo não só remover e estocar carbono da atmosfera, mas agregar valores que ampliem a qualidade ambiental de paisagens rurais, maximizando benefícios para a biodiversidade, recursos hídricos e conservação do solo.

O restauro florestal é projetado levando-se em conta critérios de máxima diversidade de espécies estabelecidos pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Resolução SMA Nº 32 DE 03/04/2014) e respeitando as características do ecossistema local. Sempre são plantadas espécies nativas, respeitando critérios de divisão por classe de sucessão e condições específicas do local escolhido, visando restaurar a vegetação nativa da área ao mais próximo possível de sua condição original.

As diretrizes e procedimentos do projeto de recomposição florestal estão descritos no Protocolo Carbon Free, disponível no site da Iniciativa Verde http://www.iniciativaverde.org.br/quem-somos-documentos.php.

Benefícios Ambientais do Projeto
  • Combate ao aquecimento global – as árvores absorvem carbono durante o seu crescimento;
  • Conservação da biodiversidade brasileira – a floresta fornece alimento e proteção aos animais;
  • Manutenção de serviços ambientais – conservação de recursos como a água, o solo e o clima;
  • Conexão de fragmentos florestais.

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos do mundo, e também um dos mais ameaçados. Hoje, o bioma que abriga e abastece quase 70% da população brasileira possui aproximadamente 10% de sua cobertura original, geralmente dividida em fragmentos florestais. Um dos principais benefícios da recomposição florestal está na reconexão destes fragmentos.

Benefícios Sociais do Projeto
  • Conscientização da sociedade – sobre a importância da recomposição florestal;
  • Mudança de comportamento no ambiente corporativo – os empresários e os colaboradores são sensibilizados sobre a importância do tema;
  • Geração de renda no campo – os agricultores são remunerados para execução dos projetos.

Comunidades locais são beneficiadas, pois são trabalhadores locais contratados para as seguintes atividades:

  •  Cercamento da área (quando necessário);
  • Preparo do solo;
  • Plantio das mudas;
  • Manutenção da área por 24 meses.
Os custos do projeto

O custo total para a obtenção do selo Carbon Free referente ao projeto foram obtidos com apoio de algumas colunistas (nas quais são detentoras dos Selos Amigo da Floresta e Plantando Ideias, Conhecimentos e Árvores.

Um custo que estão incluídas as seguintes atividades:

  1. Seleção de uma área de restauro apropriada ao projeto de compensação;
  2. Implantação do restauro florestal;
  3. Manutenção do restauro florestal durante dois anos;
  4. Acompanhamento técnico e publicação semestral de relatórios de manutenção no site da Iniciativa Verde durante os dois anos;
  5. Monitoramento do projeto seguindo as diretrizes do Protocolo Carbon Free;
Selo e Certificado de Adesão ao Programa Carbon Free

O Selo e o Certificado Carbon Free foi emitido pela INICIATIVA VERDE atestando a execução de todas as etapas do projeto e que a aEmpreendedora contribuiu para a mitigação do aquecimento global e para a recuperação e conservação da Mata Atlântica.

Material de apoio midiático para utilização por parte da aEmpreendedora e parceiros e anunciantes que apoiam o projeto:
  • Certificado digital;
  • Selo e logomarca do projeto;
  • Página do projeto no site, que poderá ser acompanhado por meio de um número de identificação (ID).

Lembrando que o Selo e Certificado Carbon Free foi adquirido exclusivamente pela aEmpreendedora, enquanto o Selo e Certificado Amigo da Floresta, com a geolocalização (pela Iniciativa Verde), bem como o Selo e Certificado Plantando Ideias, Conhecimentos e Árvores, estes fornecidos pela Revista aEmpreendedora.

Todas pessoas físicas – cidadãs(ãos) e pessoas jurídicas (empresas e empreendedores)  que participarem como apoiadoras dos projetos da aEmpreendedora, terão seus nomes e marcas disponíveis (publicidade) no site, bem como, nas redes sociais da aEmpreendedora.

Estas páginas terão informações do projeto:

  • Fotos da área de plantio, a partir da data de início dos trabalhos;
  • Assessoria na elaboração de textos e materiais de divulgação. Equipe de comunicação da Revista aEmpreendedora em parceria com a Iniciativa Verde estarão à disposição;
  • Disponibilidade de visita à área de plantio, sempre com agendamento com antecedência mínima de 30 dias.

Informamos que apenas à Revista aEmpreendedora poderá utilizar o Selo e Certificado Carbon Free, os parceiros poderão utilizar apenas os Selos e Certificados – Amigo da Floresta emitido pela Iniciativa Verde e o Selo e Certificado Plantando Ideias, Conhecimento e Árvores emitidos pela aEmpreendedora.

Apresentamos o Selo e Certificado Carbon Free, bem como, a espécie de árvores plantadas – (Grumixama – Eugenia brasiliensis)

Diversos projetos estão sendo desenvolvidos e serão apresentados pela aEmpreendedora, nos quais, as pessoas e as empresas serão parceiras na neutralização e negativação dos gases de efeito estufa – GEE, ou seja, o plantio de árvores para eliminar gás carbônico.

Quem tiver interesse em ter uma árvore em seu nome, com sua respectiva geolocalização de onde foi plantada e juntos lutarmos por um ecossistema de excelência, é só entrar em contato com a Revista aEmpreendedora para plantarmos ideias, conhecimentos e árvores.

Anuncie na Revista aEmpreendedora e plante uma árvore todos os meses!

Seja bem-vinda(o) à aEmpreendedora, à Iniciativa Verdade e ao Carbon Free.

Agradecemos todas as pessoas que nos ajudaram a conseguir obter o Selo e Certificado – Carbon Free.

Artigo anteriorAdrianah Jalouse – Capa da Revista MaisBonita Online em maio
Próximo artigoLei do gênero, todos temos o masculino e feminino em nós
A aEmpreendedora é uma empresa de comunicação social, empresarial e institucional, que busca por intermédio da comunicação positiva, fomentar o crescimento e o progresso das empresas como de seus gestores e colaboradores em todos os segmentos de atuação humana. Empresa de princípios conservadores que valoriza e respeita as mais variadas Crenças, a Família e a Pátria, e que o progresso só vem por intermédio do trabalho digno de uma empresa com gestores e colaboradores decentes.   Fomenta uma comunicação isenta de ideologias políticas, vícios e protecionismo, sempre de forma positiva, tanto na forma de pensar como agir.   Que atua em várias frentes de negócios, tanto na área da comunicação, com produtos e serviços, como também no comércio de bens, produtos e serviços de forma direta ou indiretamente com empresas e profissionais parceiros.   Idealizadora e mantenedora da Revista aEmpreendedora, WEB Rádio aEmpreendedora, WEB Tv aEmpreendedora - aETv , dos perfumes da Linha aEmpreendedora e da Grife de Vestuário aEmpreendedora (Executiva, Casual, Íntima, Praia e Esportiva/Fitness).   Sendo hoje a Revista aEmpreendedora seu maior patrimônio operacional e midiático, no qual, fomenta o empreendedorismo feminino no Brasil e no Mundo. Missão da aEmpreendedora Levar Felicidade e Fomentar de forma positiva à comunicação, a capacitação e o empreendedorismo feminino no Brasil e no Mundo” Visão da aEmpreendedora “Ser reconhecida e respeitada como uma das maiores e mais importantes empresas de comunicação empreendedora do Mundo”.   Valores da aEmpreendedora “Acredita na necessidade da inovação tecnológica, baseada na ética profissional, no respeito à dignidade humana, no uso consciente dos recursos naturais, na sustentabilidade, na liberdade de escolhas, na livre manifestação do pensamento e no direito de crença, bem como, no combate à violência física, moral, intelectual e sexual em todas as suas extensões, em especial à criança, adolescente, mulheres, idosos e animais”. Tudo que fazemos e produzimos, visa a sustentabilidade e a preservação do ecossistema, portanto, a aEmpreendedora planta conhecimentos e árvores para neutralizar a emissão de gás carbono. Seja você e sua empresa consciente e anuncie seus produtos e serviços e planta uma árvore todo mês. Estamos presentes em 193 países, com mais de 27 milhões de acessos e com Colunistas Oficiais, Embaixadoras e Gran Embaixadoras em 19 países.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui