Search
Close this search box.
Como me sentir bem quando não depende só de mim - aEmpreendedora

Como me sentir bem quando não depende só de mim

O ambiente tem o poder de adoecer as pessoas assim como de diminuir a produtividade

Como me sentir bem quando não depende só de mim já que divido o local de trabalho onde a única lei é sobreviver e entregar a todo custo.

Porém, quando os números da empresa não estão bons, os questionamentos e analises se voltam ao financeiro e as ações para melhorar as vendas e ou os serviços.

E por muitas vezes, se esquecem de olhar para as pessoas, o que anda acontecendo com as relações dentro das equipes e entre elas.

Essa provavelmente é a base de todo o trabalho, pois se há um ambiente saudável e uma boa relação dentro das equipes e entre elas, os problemas que podem ir surgindo por conta do trabalho, com certeza serão mais facilmente resolvidos.

Porém, o mais comum são as fofocas, ataques gratuitos, competitividade não saudável, insegurança, ameaças, exposições negativas, entre outras coisas que acontecem em um ambiente onde já não se cultiva mais o respeito, mas o desequilíbrio emocional.

E empresas que não dão a devida atenção a essas questões estão infelizmente fadadas a desenvolverem e sofrerem por problemas que poderiam ter sido evitados.

É preciso entender que não há como me sentir bem quando me sinto insegura, com medo, triste. E essas emoções passam a refletir nas minhas ações, nas minhas escolhas, no meu semblante e isso faz com que eu vá cultivando ao meu redor relações conturbadas e nada saudáveis.

Como por exemplo, quando dou uma resposta de forma grosseira, quando saiu gritando com todo mundo, quando desconto minha raiva em alguém, quando crio, mudo, ou aumento as histórias só para criar um ambiente favorável para mim.

Se a liderança tem o habito de fechar os olhos para essas questões, provavelmente está correndo um grande risco de estar jogando “dinheiro pelo ralo”.

Já que ao permitir que os ambientes sejam cultivados dessa forma, ficam suscetíveis não só aos problemas que ocorrem dentro da empresa como discussões, presenteísmo, desmotivação, além do adoecimento e com isso o aumento do número de atestados, faltas e atrasos.

Como me sentir bem

Antes de procurar ficar bem, entenda que o outro também não está, e isso reduz as chances para que ele aja como você espera. Sendo assim, fica muito difícil esperar pela mudança do outro se ele ainda não percebeu que o que está fazendo é errado.

Pois é, ele pode estar vivendo no piloto automático, reagindo frente as situações que vão surgindo com o simples comando do “eu preciso sobreviver a mais um dia”.

Será que você também não está assim?

E quando uma pessoa se encontra em constante estado de estresse e ansiedade, a mente dela ativa o sistema primitivo de sobrevivência, diminuindo o senso crítico, entrando em um constante estado de defesa, onde ora vou precisar atacar, ora vou precisar fugir.

Sendo assim, quem consegue perceber isso e tem a intenção de mudar a situação, precisa procurar desarmar essa pessoa, fazê-la baixar a guarda para que possa perceber o que realmente está acontecendo e assim passe a tomar melhores decisões.

Porem o que costuma acontecer é que se alguém te ataca você revida e assim começa a se criar um ciclo vicioso, onde ninguém ganha de verdade e todo mundo se sente ofendido, atacado.

Todos nós podemos ser influenciados pelo meio, mas se você costuma praticar o autoconhecimento fazendo perguntas simples como:

  • Eu sou assim?
  • Essa realmente é a minha opinião?
  • O que eu desejo com as minhas relações?
  • Isso que ele está dizendo, fala mais sobre mim ou sobre ele?
  • Por que isso está me incomodando?

Fica mais fácil não perder as rédeas e se deixar levar pelo meio.

Então, para se sentir bem é necessário fazer um trabalho de dentro para fora e de fora para dentro. Entendendo quem é você, quais são seus medos, fraquezas e gatilhos que levam a agir de forma negativa.

Assim como compreender que o outro nem sempre está bem e que quase sempre é preciso ponderar e principalmente não permitir que ele te afete. Já que as pessoas oferecem aquilo que tem e cabe a você aceitar ou não.

Não é possível viver dentro de uma bolha, mas criar estruturas para que o caos ao seu redor não te enlouqueça é sim.

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias

Picture of Kelly Colombo

Kelly Colombo

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram