Como criar um ambiente de confiança e de diálogo nas organizações?
A Comunicação assertiva como fator de produtividade e resultados nas organizações ganhou relevância no Brasil, na década de 1990.
Quando o comportamento assertivo foi associado a melhoria de performance, tomada de decisão, bem como resolução de conflitos nas relações de trabalho.
O interesse pelo desenvolvimento do comportamento assertivo na vida pessoal e profissional, se explica pela sua tendência em tornar a pessoa mais confiante e respeitada, devido a sua capacidade de se comunicar de forma objetiva e honesta.
Esse comportamento é um fator gerador de confiança, o que possibilita a circulação de ideias e a maior interação entre as pessoas de uma organização.
Esse ambiente além de ser saudável, é um condutor de inovação e/ou cocriador de soluções, pois permite o diálogo sem medo do julgamento.
Nesse contexto, um ponto que merece atenção é a cultura organizacional. Ela deverá valorizar a diversidade e a flexibilidade da lógica departamental e promover a sinergia entre fluxos, fixos e pessoas.
No entanto, essa flexibilização e a diversidade vão exigir maior capacidade de relacionamento interpessoal, mediação de conflitos e consequentemente de desenvolvimento de competências socioemocionais devido as diferenças de perfis das pessoas, lugares de fala, meios e formas de comunicação.
A ampliação dos canais de comunicação, onde o tempo, a imagem e a escrita, ganham importância em uma conversa no WhatsApp, em uma videoconferência ou até mesmo em uma postagem no Twitter pode gerar uma crise devido a uma vírgula fora do lugar.
A brevidade de um texto, ao tempo de resposta, à postura e à entonação da voz. Nesse caso, a organização deverá investir no desenvolvimento de um ambiente de confiança para o exercício de uma comunicação assertiva.
A prática da assertividade independente da organização e do país deve levar em consideração variáveis culturais, de função, de área de atuação e do tempo histórico.
Isso quer dizer que as características do comportamento assertivo quando vividas em uma organização não será igual em todas as outras.
É necessário lembrar que a comunicação é composta por códigos culturais, e para ela ser assertiva o único padrão que se aplica em qualquer lugar é o respeito.
O exercício da assertividade se inicia com a capacidade da escuta ativa, nos momentos de silêncio para observar e compreender as dinâmicas locais, saber o momento e a forma de colocar opiniões e dar feedbacks.
Assertividade é coerência e flexibilidade e não certezas!
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