O diferencial competitivo necessário em tempos de Pandemia
Comunicação assertiva é a principal competência desejada e esperada em um profissional de sucesso. Ela demonstra inteligência emocional e social.
Essas qualidades consistem em saber se relacionar com os diferentes perfis de pessoas conquistando delas o respeito, a credibilidade, a confiança para convencê-las de forma consciente, voluntaria e colaborativa, a aderir a uma ideia.
Atualmente, a comunicação assertiva é um sonho de consumo almejado por todas as pessoas que tem como premissa, o sucesso pessoal, social e profissional, mediante a capacidade de influencia, convencer, persuadir ou argumentar e contra argumentar.
A comunicação assertiva é uma exigência em todas as atividades sociais e profissionais. Porém, destaco aqui atividades em que a comunicação está na base dos negócios, portanto, ela precisa ser tratada como um recurso estratégico paro o sucesso e viabilidade econômica do mesmo.
Nessa posição destaco, os vendedores, atendentes, recepcionistas, consultores, advogados, médicos, psicólogos e terapeutas, professores, influenciadores sociais e digitais, MEIs, entre outras.
Para esses profissionais e negócios, a comunicação assertiva é um diferencial competitivo fundamental. Se você, sua empresa e negócio estão alinhados com essas atividades, o que você está fazendo para se estabelecer no mercado?
Como está seu poder comunicacional? Que tal investir no seu maior patrimônio e desenvolver um importante diferencial comunicativo?
Deixo aqui cinco dicas importantes para iniciar seu processo de treinamento e desenvolvimento comunicacional:
- Domínio do conteúdo
Ninguém comunica bem o que não conhece. Conhecer seus produtos, negócios, seus clientes e o mercado onde você atual é uma obrigação permanente. Agregue valor ao seu conhecimento todos os dias, seja uma pessoa atualizada e apaixonada por aprender.
- Aprenda a organizar, planejar e estruturar suas falas
Todo o discurso precisa da regra: L+O=3Cs – Lógica + Objetividade = Concisão, Coerência e Criatividade.
- Conhecer e dominar os recursos da comunicação não verbal
Seu corpo fala, você precisa aprender os recursos e técnicas de análise não verbal. Para contribuir na transmissão adequada e assertiva de suas mensagens e para fazer a leitura corporal do seu interlocutor, para tornar a comunicação mais eficiente.
- Conhecer e dominar sua dinâmica vocal
A sua voz é a materialização de suas emoções. O que você acredita, seus ideais e suas verdades são concretizadas através dos seus recursos vocais, tais como: volume, tom, articulação, dicção, entonação, ênfase, ritmo e projeção.
- Desenvolva seu poder comunicacional
Todas as pessoas são seres comunicativos, independentes de sua área de atuação. Porém, para muitas a comunicação assertiva é um grande desafio. O medo, ansiedade, nervosismo e a falta de preparo, podem ser fatais para o desempenho pessoal e profissional.
Aprender a origem dessas dificuldades e treinar o que você tem de melhor, contribuem para que sua performance seja eficiente e profissional.
Ninguém nasce um exime comunicador, muito menos um comunicador assertivo. Esse processo se dá mediante estudos, treinamentos e principalmente, desejo de fazer a diferença.
Você também pode ganhar muito desenvolvendo suas habilidades e competências através de uma comunicação assertiva, eficiente e produtiva.
Em 35 anos de experiência, desenvolvi vários recursos de treinamentos voltados para o desenvolvimento de pessoas no campo da comunicação assertiva, relacionamento interpessoal, treinamento de lideranças e oratória.
Tenho palestras, cursos, oficinas, atendimentos individuais e em grupos, presenciais e online. Entre em contato para maiores informações.
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