A consultoria de beleza é uma prática antiga entre as mulheres, porém, a tecnologia vem dando cara nova a essa atividade e acelerando cada vez mais os ganhos de quem se profissionaliza nesse ramo.
Há muito tempo, a revenda por catálogo, chamada popularmente de venda porta a porta já deixou as ruas e tomou as telas de Computadores, Smartphones e Tablets.
As mulheres estão cada vez mais antenadas com novas tecnologias e isso vem agregando muito valor na consultoria de beleza, viabilizando vendas a distância e aproximando cada vez mais o relacionamento das consultoras de beleza com as clientes.
As Redes sociais têm seu papel fundamental, já que muitas consultoras usam este meio de comunicação para divulgar seus produtos e galgar novas oportunidades de vendas.
Interessante observar como as pessoas gostam da opinião pessoal das consultoras de beleza: o batom que ela usa vira ícone, o perfume da sua preferência se torna objeto de desejo entre as clientes e aquele creme de redução de medidas que ela ama?
Ah, este somente as clientes mais próximas se atrevem a pedir um para elas.
Afinal, poucas mulheres admitem precisar de itens dessa natureza.
Algumas empresas de revenda por catálogo limitam a atuação de suas representantes de forma online, o que dificulta o trabalho dessas profissionais e atrapalha seu aproveitamento de tempo.
Além disso, como a expansão digital é um fenômeno praticamente imparável, essa restrição e consequente falta de regulamentação se faz muito prejudicial, já que as consultoras acabam realizando a sua expansão digital por conta própria, muitas vezes sem seguir um padrão de comunicação o que compromete a consolidação da própria marca no mercado.
Outras marcas, porém, fazem do marketing digital seu maior trunfo. Existem empresas do ramo da beleza que disponibilizam uma loja virtual completa para que a consultora possa desenvolver seu negócio próprio sem se preocupar com entrega, estoque, logística, disponibilidade de pronta entrega etc..
Ela é paga para apenas divulgar o link da sua loja virtual e promover a marca o que tem sido de grande valia para quem quer começar seu próprio negócio sem grandes investimentos.
Cabe a cada empreendedora da beleza avaliar cada empresa do ramo e distinguir qual delas é a melhor opção para aderir em suas vendas, visto que cada empresa tem seu perfil de público a consultora deve avaliar em qual ela se sentiria melhor como consumidora, já que neste ramo, a primeira cliente somos nós mesmas, as próprias revendedoras.