Coração é o imperador dos órgãos

0
3104
Coração
Coração é o imperador dos órgãos

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa

Coração é o Imperador, ou seja, comanda os outros órgãos e vísceras, é responsável pela circulação sanguínea e energética, que controla a sudorese.

Abriga a Consciência, o Espírito e a Mente. Para os chineses, coração e mente são a mesma coisa e os pensamentos são os movimentos do coração.

Como o Coração controla as atividades mentais, ele é responsável, pelo discernimento e pela cognição, ele também é conhecido como “raiz da vida e a origem da vida mental”.

A mente apresenta em suas funções:

  • Atividades mentais (inclusive emoções);
  • Consciência;
  • Memória;
  • Raciocínio;
  • Sono.

O coração (Xin) tem relação com o Shen (Mente): o primeiro e mais mencionado, é o espírito, a consciência, ele está no alto, junto ao elemento Fogo e ao verão.

Coordena o psiquismo e configura (como um organizador) o ser humano.

Quando o Coração é forte e o Sangue é abundante, a atividade mental é normal, a vida emocional é equilibrada, a consciência é clara, a memória é boa, o raciocínio é sagaz e o sono é restaurador.

O funcionamento e equilíbrio das funções do Coração atuam de forma interdependente com os outros órgãos.

Um Fígado forte e em excesso pode enfraquecer um Coração, assim como O Xin atua diretamente nas funções do Baço.

Para um tratamento eficaz e efetivo é imprescindível que se considere todos os órgãos, em uma avaliação super detalhada, com riquezas de detalhes.

A observação é essencial para detectar em nós alterações que muitas vezes desvalorizamos.

As pessoas mais próximas são as que observam e nos dão um feedback: – você anda triste ou – você está ansioso demais, etc.

As alterações energéticas podem ser pontuais, ocasionais.

Porém, se essas alterações energéticas forem frequentes e persistentes, saibam que é um ótimo momento para iniciar um tratamento que traga equilíbrio na circulação do Qi.

Quando o Coração está fraco e o Sangue é deficiente, o indivíduo pode ter problemas mentais e emocionais, como depressão, déficit de memória, dificuldade de raciocínio, insônia ou sonolência, em casos mais extremos pode haver perda de consciência.

Por outro lado, agitação mental, depressão, ansiedade e insônia, podem causar deficiência de Sangue do Coração e desencadear palpitações, palidez cutânea e pulso fraco ou irregular.

Quando o paciente se apresentar inquieto, agitado e não dorme bem, ele terá calor no Sangue do Coração.

Alguns sinais e sintomas que mostram as alterações energéticas do coração:

  • Insônia, ou então, abundância de sonhos;
  • Palpitações (mesmo com exames cardiológicos normais);
  • Mente confusa;
  • Agitação desordenada;
  • Fala em demasia;
  • Risos e choros sem causa;
  • Falta da alegria;
  • Perturbações mentais, demência;
  • Ansiedade descontrolada;
  • Rosto constantemente vermelho, ou ao contrário, pálido.

Tudo o que fizer com as mãos, permita-se colocar a Energia do seu Coração: cozinhar, lavar, arrumar, fazer uma massagem, aplicar as agulhas de acupuntura, escrever, pintar, no toque ou num afago, etc.

Provavelmente quando esta atitude se tornar um hábito, você estará mais presente em tudo que faz, a vida expande assim como a Energia do Coração, e o amor, a alegria, e sobretudo, o contentamento estarão naturalmente presentes em sua vida!

Em nossas terapias utilizamos as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa como o diagnóstico da MTC – Acupuntura, craniopuntura, acupressão, acupontos, auriculoterapia entre outras.

Para tratar a fundo toda a complexidade e desarmonia do corpo físico, emocional e energético, proporcionando um viver saudável e equilibrado.

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui