As pessoas amam coisas diferentes e exclusivas.
Existem cada vez mais grupos de pessoas diferentes que devido a evolução da nossa sociedade, podem expressar seus gostos e preferências.
E isso abre um espaço gigantesco para novos produtos e serviços que atendem a essas pessoas.
Porém, a concorrência também tem crescido bastante em todos os mercados.
Mas se você for diferente você torna sua concorrência irrelevante.
Descubra neste artigo como ser única no seu mercado e conquistar muitos mais clientes, utilizando a poderosa estratégia de marketing – A diferenciação.
Conheça seus clientes
Faça pesquisas com seus clientes.
Saiba o perfil deles como: faixa etária, renda, se tem filhos, hobbies, lugares que frequenta.
Busque entender as necessidades, dores, problemas e desejos.
Isso te dará ideias de como melhorar o seu produto ou serviço.
Ou o que incluir para gerar valor para eles.
Busque fazer a pesquisa com seus principais clientes, aqueles que compram mais de você.
Ofereça um brinde ou desconto na próxima compra para incentivar os clientes a responderem a pesquisa.
Conheça a concorrência
Faça uma pesquisa dos seus principais concorrentes e analise o que eles oferecem aos clientes.
Identifique quais são os diferenciais da concorrência e os pontos de melhoria.
A concorrência irá te fornecer ideias de qual poderá ser o seu diferencial.
Defina um diferencial
Um diferencial de mercado é algo que só você ofereça para os clientes.
Diferente do que existe no mercado e que gere valor para os clientes.
Precisa ser algo que os clientes irão valorizar, por isso a importância de conhecer os clientes antes de definir o diferencial.
E esse diferencial pode estar ligado a vários aspectos do seu negócio.
Como por exemplo: benefício especial que o seu produto ou serviço proporciona, a qualidade do atendimento ou a matéria-prima especial.
Algumas perguntas para te guiar:
- Você tem um resultado ou promessa únicos?
- Você usa ingredientes ou materiais diferentes?
- Você oferece uma experiência única?
- Você tem um método ou tecnologia única?
- Você tem uma história única?
Use a sua essência única
Para ser única no seu mercado de atuação use sua essência única.
Nós todos somos únicos.
Você tem talentos, valores, habilidades e experiências de vida que faz com que mesmo em um mundo tão populoso.
Ninguém seja igual a você.
Use todo o seu potencial no seu negócio para se diferenciar.
Mapeie seus talentos, valores, habilidades e experiência de vida que acrescente o seu melhor no seu negócio.
Comunique
Depois de definir o seu diferencial se posicione no mercado de acordo com esse diferencial.
Seus clientes atuais e os possíveis clientes precisam saber que você é especial.
E que oferece algo de único no mercado.
Então toda a sua comunicação deve focar no valor que seus produtos ou serviços geram para as pessoas.
Sara Santos
Empreendedora, Consultora de Empreendedorismo focada em Mulheres
Fundadora do blog – Sua Essência Seu Negócio.