Dia do Psicólogo, 27 de agosto. Sim! Eu sou Psicóloga. E convido você a comemorar comigo e saber porque me sinto tão orgulhosa e satisfeita por ter escolhido essa profissão.
É gratificante perceber como a sutileza do trabalho da Psicologia contribui para um mundo melhor. Porque a mudança só pode acontecer, de forma consistente e sustentável, quando inicia dentro de cada um de nós.
Psicólogas, psicólogos…somos muitos espalhados pelo Brasil a fora. Ou melhor, pelo mundo a fora. Muitas vezes de forma meio tímida, discreta, realizando o nobre trabalho de lapidar sentimentos, emoções. Lidamos com o que há de mais especial em cada ser humano: a singularidade.
Hoje, mais do que celebrar o Dia do Psicólogo, 27 de agosto, gostaria de convidar os meus colegas a fazer um tributo à Psicologia.
Colegas! Vamos juntos exaltar o nosso nobre trabalho e nos orgulhar pelo exercício da profissão. Vamos, do nosso modo, do nosso jeito, mas também com mais vitalidade, alegria e emoção dizer ao mundo os benefícios que os nossos trabalhos garantem.
Nós não fazemos promessas e bem sabemos que não existe formula mágica para garantir felicidade e sucesso para ninguém. Contudo, somos rigorosamente capacitados por no mínimo 5 anos para tratar com maestria a saúde mental daqueles que nos confiam suas vidas, seus negócios, suas relações.
E que todos os Psicólogos possam ser saudados pelo o que de melhor compreendem: o comportamento humano.
No mundo sempre haverá um modismo diferente, uma promessa milagrosa e também muita gente querendo pílula mágica da felicidade. Afinal, quem não gostaria de ter uma?! Todavia só muda uma realidade aquele que se propõe a trabalhar a esse favor e que para tanto muitas vezes precisa de ajuda. E essa ajuda para ser boa o suficiente precisa vir de profissionais específicos e preparados adequadamente para isso.
Não é à toa que tanta gente que sofre muitas vezes permanece nesse processo doloroso por mais tempo que deveria. Isso porque a escolha do profissional a quem foi confiado o processo de tratamento/acompanhamento não foi feita de forma criteriosa.
Fazer psicoterapia é um processo de autoconhecido que leva a cura das enfermidades mentais.
Não há alguém que não tenha questões a serem resolvidas. Todos nós temos os nossos fantasmas, os nossos pontos obscuros que gostaríamos de lançar luz.
Fazer psicoterapia é dar um sim a você mesmo. É abrir portas para ser mais bem-sucedido e consequentemente mais feliz.
Salve, salve aquele que sabe cuidar da saúde mental das pessoas, o Psicólogo! Mas salve ainda mais aqueles tantos que entendem que precisam e merecem se cuidar para viver melhor, nossos clientes, pessoas com potencial para viver de uma forma mais satisfatória e deixar o mundo muito melhor.