Dia Mundial da Amamentação

Dia Mundial da Amamentação, Primeiro de agosto

Leite Materno, Alimento Essencial Para o Bebê

Dia Mundial da Amamentação, primeiro de agosto, é uma data que precisa ser lembrada, principalmente, pelas mulheres que têm bebês.

No início dos anos 90, várias instituições, preocupadas com a saúde dos nenéns, tiveram acesso às pesquisas que confirmaram que em muitos países, os bebês morrem por falta de acesso ao leite materno.

Então, em 1992, a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação, em Nova York nos Estados Unidos, criou o Dia Internacional da Amamentação com os objetivos de:

  • Incentivar o aleitamento materno.
  • Gerar bancos de leites diminuindo a mortalidade de crianças.
  • Acabar com os preconceitos contra a amamentação.

Essa comemoração, até hoje, acontece dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que existe em mais de 120 países, anualmente, entre os dias 1º e 7 de agosto.

No mesmo ano, em 1992, foi criado o “Agosto Dourado” pelas seguintes instituições: Organização Mundial da Saúde e Unicef, também com o objetivo de estimular o aleitamento materno.

O Dourado foi escolhido como a cor do aleitamento materno por lembrar o ouro. Pois o ouro é a cor da qualidade e das medalhas dos primeiros lugares.

Aliás, quando um bebê é criado à base de leite materno, ele já é vencedor em muitos aspectos.

No Brasil, desde 2017, o incentivo à amamentação não acontece somente no dia primeiro de agosto. Mas, sim, durante todo o mês, conforme a Lei Nº 13.435, que colocou o mês de agosto como Mês do Aleitamento Materno.

Assim, em agosto acontecem palestras sobre a importância de mamar no peito e em muitos lugares acontece um movimento chamado de Mamaço, quando várias mães se reúnem para a amamentação em lugares públicos.

Pediatras afirmam que as crianças precisam ser amamentadas até os dois anos de idade.

O problema é que existem muitos preconceitos e mentiras sobre o aleitamento materno, como por exemplos: achar que o leite da mulher é fraco, não sustenta, que a amamentação deixa os seios caídos e que amamentar em local público é vulgar.

Mas a realidade é que o leite materno além de nutrir o neném, ele também traz benefícios para a mãe. Aliás, ele é um ato de amor que não tem nada a ver com vulgaridade.

Vantagens do aleitamento materno:

  • Oferta substâncias necessárias para o crescimento da criança.
  • Oferece anticorpos que imunizam o bebê contra doenças perigosas.
  • Protege contra infecções respiratórias.
  • Evita casos de diarreia.
  • Diminui cólicas.
  • Ajuda a regular o sono.
  • Reduz alergias.
  • Combate o colesterol nocivo.
  • Diminui o risco de desenvolver diabetes.
  • Auxilia na interação entre mamãe e bebê.

Vantagens da amamentação para as mães:

  • Protege contra o câncer de mama.
  • Diminui o risco de artrite.
  • Cria vínculo afetivo entre mamãe e bebê.
  • Ajuda a controlar a pressão arterial.
  • Auxilia na recuperação do parto.
  • Diminui a depressão.

Sabia que a mãe de cada signo tem uma maneira diferente de amamentar seu bebê?

Sim, astrólogos e terapeutas descobriram como a mãe de cada signo amamenta seus pequenos.

Então, confira na lista abaixo:

1 – Áries:

Ariana é muito dinâmica. Por isso é normal, que ela faça outra tarefa enquanto amamenta o bebê no peito. O interessante é que ela consegue fazer isso com maestria. Então é comum ver uma ariana amamentando o neném enquanto cozinha ou escreve no computador.

2 – Touro:

Taurina costuma contar histórias ou até mesmo conversar com seu filho enquanto amamenta. Ela sabe que o inconsciente do bebê capta os conhecimentos em cada palavra. Por isso os filhos das taurinas quando crescem, viram excelentes alunos.

3 – Gêmeos:

Geminiana gosta de mostrar brinquedos ao seu filho enquanto amamenta. Praticamente ela brinca com o bebê, fato que torna a amamentação divertida para ambos.

4 – Câncer:

Canceriana curte contar sobre sua vida ao bebê, enquanto amamenta. Isso aumenta a interação positiva entre os dois.

5 – Leão:

Leonina gosta de cantar ou até mesmo de orar enquanto amamenta seu pequeno. Essa atitude é excelente para os dois.

6 – Virgem:

Virginiana prefere amamentar em cima da cama ou do sofá. Pois não se sente confortável amamentando de pé. A parte que ela mais curte é colocar a criança para arrotar. Pois a cada arroto, ela vibra de uma forma feliz.

7 – Libra:

Libriana curte amamentar seu bebê ao ar livre quando o dia está bonito. Para isso, ela coloca seu melhor sutiã para amamentação e uma roupa elegante que cai bem para qualquer mamãe. Afinal, as librianas são vaidosas e elegantes.

8 – Escorpião:

Escorpiana gosta de amamentar seu bebê em grupos com outras mamães. Pois curte trocar ideias e detesta se sentir sozinha. Aliás, seu negócio é trocar experiências sobre maternidade.

9 – Sagitário:

a sagitariana ama amamentar seu filho escutando suas músicas prediletas e se a canção for ao vivo, melhor ainda.

10 – Capricórnio:

Capricorniana é prática e trabalhadeira. Por isso ama levar seu bebê ao local de trabalho. Ela consegue amamentar seu filho enquanto trabalha. Assim é comum ver uma capricorniana mexendo no computador enquanto amamenta.

11 – Aquário:

Aquariana gosta de amamentar seu filho em praças, parques e praias. Pois sabe que o contato com a natureza faz bem à criança.

12 – Peixes:

Pisciana curte cantar mantras, repetir salmos e fazer orações positivas enquanto amamenta seu pequeno. Pois amamentar para ela é uma experiência espiritual.

E você, mamãe?

Qual é seu signo?

Empreendedora, nunca se esqueça de apoiar as clientes e as funcionárias que amamentam. Pois isso é importante para a humanidade.

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram
Pular para o conteúdo