Dupla jornada da mulher: vivendo entre casa e trabalho.

4
551
Mulher Dupla Jornada

A complexa e dinâmica caminhada da mulher que percorre por dupla jornada conciliando casa e trabalho.

Hoje quando pensamos em responsabilidade financeira no que diz respeito à família, a mulher vem ocupando um bom espaço e muitas vezes vêm sendo a maior responsável pela renda.

Essa mulher atual quer cumprir com suas diversas atividades sem perder o foco em nenhuma delas e com a garantia de sucesso ao final de cada dia.

Uma das grandes preocupações está em organizar e otimizar o tempo de acordo com a lista de atividades que precisam ser cumpridas.

A maioria delas seguem o bordão “se vira nos 30” para que tudo aconteça em perfeita harmonia e quando elas conseguem algum tipo de apoio como marido, familiares, comadres ou amigas o fardo fica bem menos pesado.

A rotina é cansativa, dinâmica e muitas vezes até estressante. Para as mulheres que tem filhos menores que vão para a escola essa intensidade só aumenta.

Levar e buscar na escola, preparar o lanche, rever material escolar e auxiliar em atividades, organizar uniforme, preparar o filho(a) para dormir e cuidar do processo de acordá-lo na manhã seguinte, rever as demais necessidades da casa, dar atenção para o companheiro e ainda ter tempo para cuidar de si.

Com toda essa movimentação, muitas mulheres reclamam que ficam estressadas, cansadas e às vezes até infelizes com sua própria vida.

Por isso é importante manter um equilíbrio, rever os grandes problemas que incomodam, analisar cada situação e tomar à frente da situação para que a dupla jornada não traga graves problemas como o desenvolvimento de doenças.

A outra parte da dupla jornada que é o trabalho pode ficar prejudicada se a mulher não tiver sabedoria para administrar.

O estresse, o acumulo de atividades, a falta de apoio, a insegurança e o despreparo com as atividades pessoais e familiares pode trazer para a mulher um desgaste tão intenso que em alguns casos irá atrapalhá-la em suas tarefas no trabalho.

Vale lembrar que essa mesma mulher que absorve todas as questões da casa também precisa dar resultados em seu local de trabalho, manter as relações sociais de forma sadia, encarar os desafios propostos pela empresa e ainda cuidar de sua carreira.

A mulher do mundo atual que vive com um olho em casa e o outro no mercado de trabalho necessita desenvolver algumas características e atributos para encarar essa caminhada e ao final sentir que é compensador.

Algumas características são:
  • Lidar com administração do tempo;
  • Ser resiliente nas situações adversas;
  • Manter o bom humor para não potencializar as dificuldades;
  • Fazer parcerias para diversos momentos de sufoco; (Amiga, hoje eu te ajudo e amanhã é você!);
  • Estar atenta aos sinais de estresse e possível cenário de depressão;
  • Dividir constantemente suas angustias, seus medos e necessidades com aquelas pessoas que a apoiam;
  • Aprender a dizer “não” para não sufocar;
  • Manter a fé e a espiritualidade em dia.

É importante que ao final do dia, da semana ou de qualquer período dessa dupla jornada a mulher se sinta importante, empoderada, capaz de cumprir com suas atividades, satisfeita por atingir seus objetivos e acima de tudo ser feliz.

4 COMENTÁRIOS

  1. Como sempre Pri tu tem o dom de fazer tudo com o maior amor e dedicação mesmo, uma pessoa mais que encantadora que consegue sem dúvida desenvolver tudo na vida com a maior classe, suas qualidades como profissional é algo fora do normal e eu posso imaginar como Mãe e dona de casa, amei a reportagem , sem dúvida você consegue atingir ao público com sua palavras, sucesso sempre parabéns.

  2. A expressão um olho na casa e outro no mercado é a melhor forma de relatar os dias dessa mulher guerreira.
    Muito bom sua matéria Prof, e você com certeza é uma mulher excepcional.
    Sucesso!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here