Já parou para pensar nessa frase? Muitos projetos acabam dando errado por falha na comunicação, ou seja, o óbvio não é falado.
O problema em qualquer projeto, ou melhor, em qualquer relação seja ela comercial ou pessoal é falha na comunicação, pois muitas pessoas acham que o óbvio não precisa ser dito. Que está na “cara” durante uma conversa.
Uma das atividades dentro de um projeto é geração de documentação para garantir que o processo seja realizado corretamente.
Em algumas reuniões quando é necessário colocar determinada informação algumas pessoas podem dizer: “Está na cara, não precisa”, “Isso é obvio, não precisa colocar”, “todos já sabem disso”.
Precisamos nos colocar no lugar da outra pessoa, praticar a empatia, pois o que é obvio para nós que entendemos do processo e do negócio, para outras pessoas não é tão óbvio assim.
Então, sim o óbvio precisava ser dito e escrito de várias formas diferentes para alcançar a todos. Isso parece familiar para você?
Uma comunicação efetiva é aquela que a pessoa entende o que falamos e sem ter ruídos em seu entendimento.
Que possamos mudar o mindset quando o assunto for comunicação efetiva e principalmente na forma de como nos expressamos seja verbalmente, e principalmente em nossas redes sociais.
Visto que deixamos rastro digital por onde passamos, seja postando, comentando ou compartilhando fotos, notícias, etc. Para isso é muito importante usar nossa inteligência emocional em tudo que fazemos.
Isso vai auxiliar para que nossos relacionamentos sejam melhores, fortes e produtivos.
Aí vão algumas dicas “óbvias” que acredito que possam ser úteis para várias pessoas:
- Mesmo depois de conseguir uma recolocação profissional não esqueça de manter sua rede de contatos em dia.
- Continue praticando o Networking
- Seja cordial, educado quando enviar um e-mail
- Reforce datas, horários nas mensagens que enviar e mande um lembrete também
- Não fale indiretas, seja claro e com educação sempre
- Se não gostar de algo diga que não gosta. Melhor ficar vermelho na hora do que amarelar para o resto da vida
Como dizia o saudoso Chacrinha: “Quem não se comunica se trumbica”.