Já passamos da metade do ano e você ainda não tirou o sonho de empreender do papel?
Empreenda com Sucesso – O Brasil é um dos países com mais empreendedores do mundo, de acordo com a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo.
O país tem 42 milhões de empreendedores. Esse resultado coloca o sonho de empreender em terceiro lugar na lista dos 15 principais desejos dos brasileiros, perdendo apenas para “viajar pelo Brasil” e “comprar a casa própria”.
Realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), a pesquisa também identificou que 48 milhões de pessoas gostariam de ter um empreendimento em até 3 anos.
Mas, as dúvidas de como tirar os sonhos do papel e o medo de dar errado, impedem muitos desses brasileiros de realmente começar o negócio.
Como empreendedora, sempre afirmo que para ter sucesso com a sua empresa, é essencial ter em mente que empreender envolve muito planejamento e estudo de mercado antes de começar a oferecer algum serviço. Todas as etapas são importantes para um futuro de sucesso, por isso não se pode pular nenhuma!
Logo no início, é necessário delinear a sua ideia de negócio a partir da identificação de uma oportunidade de mercado.
Esse é o momento crucial para os empreendedores, pois você passará a entender se irá vender um produto ou serviço totalmente novo, oferecer uma solução que já existe, mas de forma inovadora e diferenciada, comercializar um produto ou serviço que complemente outra solução já existente ou atender um nicho ainda pouco explorado pelo mercado.
Essa decisão vai delimitar todas as outras etapas.
Após identificar a oportunidade, é necessário fazer um estudo de mercado para garantir que existe uma demanda pelo produto ou serviço idealizado. Nesse momento, também deve ser feita uma análise, identificando potenciais clientes e concorrentes.
Essas pesquisas podem ser feitas pela internet ou entrevistando conhecidos.
A partir dessa pesquisa, o público-alvo deve ser delimitado, definindo também persona e mapa da empatia. Ou seja, perfil do grupo de consumidores que você quer alcançar, com características e comportamentos em comum, como gênero, faixa etária, classe social, região, interesses e valores.
Além da criação de um personagem que representa o comprador ideal do seu negócio. Essa análise deve traçar um perfil ainda mais detalhado e profundo do cliente, a partir do entendimento dos sentimentos, desejos e pensamentos do consumidor.
Se você quer se destacar da concorrência no mercado, é preciso encontrar um diferencial competitivo para o seu negócio, como: preços mais baixos, qualidade superior do produto ou serviço, atendimento humanizado e ágil, alto valor percebido da marca, processo de produção sustentável, exclusividade das soluções.
Além de definir como seu serviço será comercializado, e-commerce ou loja física, por exemplo.
Para finalizar as dicas, trago a mais importante: planejamento financeiro!
Calcule o investimento inicial para começar o seu empreendimento do zero, levando em conta todos os custos para colocar a operação em funcionamento, o capital de giro para manter o negócio e o sustento básico familiar até que a empresa comece a gerar lucro.
Empreender não é nem um pouco fácil, mas a satisfação de ganhar dinheiro e impactar a vida de outra pessoa fazendo o que gosta é inexplicável!
Na dúvida, procure por um especialista previdenciário de confiança.
- Isabela Brisola é advogada previdenciária, sócia-fundadora do Brisola Advocacia.
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