Search
Close this search box.

Empreendedoras usam Jogo israelense como ferramenta estratégica

Jogo israelense é ferramenta estratégica para Empreendedora Curitibanas.

Empreendedoras curitibanas trazem para o Sul do Brasil jogo israelense usado como estratégia de treinamento corporativo.

Com atividade de tabuleiro que simula um ambiente de negócios e ações empreendedoras, FreshBiz testa comportamentos colaborativos e habilidades de liderança

Ana Carolina Vermelho Martins e Janete Schimidmeier, sócias da Amarílis – Conectando possibilidades, trouxeram o Fresh Bis para o Sul do Brasil.

Criado por uma dupla de israelenses preocupados com a nova economia, o jogo de tabuleiro FreshBiz está conquistando território no mundo corporativo e se consolidando como uma ferramenta inovadora para autoconhecimento, gestão de pessoas e seleção de talentos.

Vivenciado por mais de 50 mil pessoas em mais de 20 países, a técnica vem sendo aplicada no Brasil há três anos e já foi utilizada em grandes empresas como Google, HP, IBM, Pepsico, Bunge e Cielo.

Duas mil pessoas de oito cidades brasileiras já viveram a experiência.

De maneira lúdica e divertida, o FreshBiz auxilia gestores e profissionais a desenvolverem habilidades e novos comportamentos para lidar com os desafios da nova economia, tais como flexibilidade, criatividade, dinamismo, colaboração; isto é, aquilo que as organizações do mundo moderno estão exigindo no mercado de trabalho.

Se a palavra de ordem é inovação, as técnicas de capacitação e desenvolvimento também estão se adequando.

O FreshBiz Game promove entre seus participantes o pensamento empreendedor e a inovação, dentro de um cenário baseado na nova economia.

“O mais interessante da dinâmica é perceber como os jogadores se comportam diante dos paradoxos que vivemos no mundo atual, como escassez e abundância, colaboração e competição, criatividade e medo, protagonismo e vitimização”, comenta Janete Schmidmeier, sócia da Amarílis e aplicadora do jogo no Sul do Brasil.

As aplicações do FRESHBIZ dentro do mundo corporativo são diversas, desde projetos para formação de líderes, construção e integração de equipes, abertura e fechamento de programas de desenvolvimento e ações de planejamento estratégico, entre outras tantas possibilidades.

E o jogo não é um caso isolado: a diversão analógica dos anos 80 e 90 voltou com cara de aprendizado.

Os tradicionais jogos de tabuleiro foram repaginados e agora servem de ferramenta de treinamento corporativo.

Com maior dinamismo e interação entre participantes, os jogos permitem a descoberta de comportamentos que antes podiam ser maquiados durante as dinâmicas de grupo mais tradicionais.

“Os jogos permitem aprendizado e treinamento das habilidades em uma metodologia de simulação que interage com o sistema, tirando o indivíduo do aprendizado passivo e permitindo que os integrantes sejam agentes ativos no processo, testando seus conhecimentos e agregando novas compreensões”, explica Graziela Merlina da Apoena RH.

A explicação para o sucesso é científica. Pesquisas indicam que durante o jogo o cérebro não diferencia se está em um desafio real ou simulado, portanto, o comportamento no jogo é semelhante aos desafios da vida e, por isso, é uma fonte direta de autoconhecimento.

Segundo representantes da APOENA, empresa responsável pela implantação do jogo no Brasil, o uso, cada vez mais intenso, dos jogos dentro dos ambientes corporativos trouxe para as organizações o movimento chamado de gamification ou gamificação, que é a arte de aplicar os elementos de games em um contexto que não é um jogo, ou seja, é o uso da mecânica dos jogos para agregar valor com o objetivo de instruir, influenciar no comportamento do indivíduo e incentivar resultados práticos.

“A gamificação ajuda a transformar o ambiente corporativo em algo mais interessante e atraente para os profissionais, além de promover o engajamento”, afirma Graziela Merlina, fundadora da APOENA.

Sobre o FreshBiz Game

O FreshBiz Game é um workshop baseado em um jogo de origem israelense.

Toda a metodologia é baseada no livro The New Entrepreneurz, escrito por Ronen Gafni e Simcha Gluck.

Durante o game com duração de 60 minutos, os participantes são desafiados a obter resultados coletivos a partir de ações individuais e circunstâncias que colocam em conflito a competição e a colaboração; as regras e a criatividade.

A APOENA é representante do jogo no Brasil e conta com a Amarílis para aplicação das turmas na região Sul.

Sobre a Amarílis

A Amarílis – Conectando possibilidades é uma consultoria de desenvolvimento humano e organizacional, que trabalha pela conexão de pessoas, projetos e empresas e é responsável por aplicar o FreshBiz Game no Sul do Brasil.

A Amarílis trabalha com outras soluções, sempre com o objetivo de fornecer soluções para empresas que estão buscando transformar seu ambiente interno, suas equipes e seus resultados.

Sempre com foco no futuro e um olhar em direção aos novos rumos da economia, ao desenvolvimento de um novo modelo organizacional mais consciente e orgânico, que privilegie as interações e o pensamento criativo.

Sobre a APOENA

A APOENA é uma consultoria com mais de 17 anos de experiência no mercado que trabalha para despertar uma nova consciência nos negócios e esse caminho acreditamos que começa aqui e agora revelando habilidades, potencialidades, conectando sonhos e construindo caminhos para alcançarmos esse objetivo.

A APOENA traz as melhores soluções para o desenvolvimento de equipes por meio de games.

Alguns dos games que tem trazido ótimos resultados para as organizações são: Jogo da Carreira, Jogo da Colaboração, Jogo da Mudança, Jogo do Protagonismo, Fábrica de Camisetas, e o FreshBiz Game.

Saiba mais:
https://www.freshbizgame.com.br/

Amarílis
http://amarilis.com.vc/
https://www.facebook.com/amarilisconecta/
Av.Presidente Getúlio Vargas, 937 – sala 3

Apoena RH
www.apoenarh.com.br
https://www.facebook.com/Apoena-274560182560025/

Picture of Ester Athanásio

Ester Athanásio

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram