O consumidor tem grande impacto nas estratégias de Marketing que são desenvolvidas pelas empresas, visto que tudo parte das necessidades e desejos dos consumidores.
Já que eles são parte central de todas as ações, desde a pesquisa, posicionamento, segmentação e desenvolvimento do Mix de Marketing, que são os 4 P’s (Produto – Preço – Praça – Promoção).
O Marketing é a atividade que tem o papel de aproximar a empresa dos clientes, é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro.
O Marketing é planejado para oferecer valor aos clientes.
E para desenvolver as habilidades mercadológicas, os profissionais dessa área precisam analisar como os indivíduos se comportam em situações de consumo, compreendendo suas necessidades, desejos e motivações.
Para entender o comportamento do consumidor e conhecer melhor para quem você quer vender, é preciso analisar e mapear o seu comportamento e assim produzir estratégias mais eficazes:
- Como campanhas assertivas, conhecendo as preferências do consumidor, é possível produzir conteúdo que realmente seja relevante para ele.
- Construir um relacionamento fazendo parte do cotidiano do cliente, sendo capaz de oferecer bens e serviços que satisfaça as necessidades dele.
Ao tratarmos sobre o comportamento do consumidor, é necessário discutirmos um pouco, sobre a ética e como ela está relacionada com o marketing e o processo de compra.
Antes de qualquer questão, é preciso definir o que é ética.
Ética é parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano.
É a Arte que estuda a moralidade das ações humanas, ou seja, se são boas ou más.
A ética comercial envolve regras de conduta que guiam as ações no mercado – aos quais a maioria das pessoas em uma cultura julgam o que é certo ou errado, bom ou ruim.
Nesse caso, como existe uma relação de troca mercadológica entre duas partes, (de uma empresa para um consumidor ou de empresa para outra empresa) uma que oferece algo em troca e a outra que recebe alguma coisa em contrapartida, é preciso que essa relação se estabeleça de forma ética em que todos os participantes da troca possam ficar satisfeitos, sem que haja prejuízo para ambos.
Os profissionais de Marketing precisam direcionar suas ações mercadológicas de acordo com as necessidades dos clientes, objetivando não apenas lucros, mas com respostas positivas que geram um relacionamento duradouro com os consumidores e produza uma sociedade mais equilibrada no ponto de vista do mercado.
As diferenças no comportamento do consumidor baseado no gênero aparecem desde a identificação de uma necessidade até a efetivação da compra.
Os homens em geral, são motivados por questões externas, são mais individualistas, eles são menos influenciados pelas pressões sociais e padrões de consumo, os homens simplesmente querem lugares onde consigam encontrar o que precisam com o mínimo de procura e, depois, sair rapidamente.
Já as mulheres são movidas por questões internas, além disso, as elas se preocupam com os relacionamentos sociais.
As mulheres costumam acompanhar as tendências da Moda, e se preocupam com a aceitação social.
São geralmente mais pacientes e indagadoras, sentindo-se completamente à vontade em um espaço que gradualmente se revela.
Elas precisam de espaço, onde possam gastar tempo e deslocar-se mais confortavelmente em sua própria velocidade no que às vezes se assemelha a um estado de semitranse.
Os homens no processo de consumo mostram-se mais preocupados com os benefícios dos produtos e serviços ofertados e que esses atendam as suas necessidades. Já as mulheres valorizam mais a experiência de consumo.
Portanto, compreender o comportamento do consumidor é importante para você conhecer melhor o seu público, e falar exatamente a língua da sua persona¹ de uma forma que ela te enxergue uma autoridade no assunto.
Quando isso acontece a venda se torna mais simples e fácil.
¹ Persona, para marketing, é um perfil semifictício que representa o cliente ideal de uma empresa.