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Etiqueta no Ambiente Corporativo

Etiqueta no Ambiente Corporativo

Dominando as Soft Skills no Mundo Corporativo

Etiqueta no Ambiente Corporativo: Habilidades sociais são vitais para o sucesso profissional, influenciando carreira e promoções.

Às vezes você tem um currículo brilhante, é considerada um excelente profissional, é proativo, voltado a resultados, está sempre se atualizando, mas a sua carreira não decola! As promoções nunca chegam! Talvez você esteja se preocupando demais em desenvolver suas capacidades técnicas e dando pouca importância para suas habilidades sociais.

Numa pesquisa com 480 entrevistados,88% acham que profissionais atentos às regras de etiqueta têm mais chance de crescer e se dar bem na carreira do que os outros.

Nove em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental. É o que aponta o levantamento da Page Personnel, consultoria global de recrutamento para cargos de nível técnico e suporte à gestão.

As habilidades sociais são um pré-requisito que determina se você vai conseguir avançar nos níveis internos.

Todos nós, em algum momento da nossa vida profissional ou pessoal, passamos por situações inusitadas, nas quais o novo ou o desconhecido pode nos deixar vulneráveis com relação a nossa postura, expressão e comunicação.

Muitas vezes, um pequeno deslize pode comprometer um bom negócio ou mesmo um relacionamento promissor, por isso é muito importante estar atento às regas de etiqueta no ambiente corporativo.    

Nesses momentos, não basta ser expert em nossa área de atuação. É preciso dominar com desenvoltura os fundamentos da etiqueta universal. Ela funciona como código de relacionamento, que facilita a nossa vida pessoal e profissional e nos ajuda no processo de comunicação.

Independente da área de atuação, a comunicação é fundamental para estabelecer contatos, abrir caminhos e desenvolver parceria.

A etiqueta empresarial funciona como um código universal, estabelecendo uma linguagem de fácil compreensão, um conjunto de atitudes que pode facilitar muito o trânsito e a convivência no ambiente de trabalho.

Você está seguro de que sabe comportar-se corretamente num almoço de negócios? Tem competência ao se apresentar para outras pessoas? É capaz de conduzir uma conversa polida? Sabe vestir-se adequadamente tanto para uma reunião como para o casual day?

Sim? Parabéns!

As empresas dão uma importância cada vez maior às suas atitudes, a sua postura e o seu modo de proceder. São as chamadas Soft skills, competências humanas que estão deixando as técnicas profissionais, chamadas de hard skills, em segundo plano.

Saber como agir nas diversas situações do dia-a-dia do trabalho e driblar as saias justa representam uma grande vantagem competitiva, principalmente para o profissional representar a sua empresa em qualquer ocasião.

A etiqueta corporativa é muito mais do que saber distinguir entre um garfo de salada e o do prato principal. Qualquer altitude que incomode as pessoas a seu redor é considerada falta de modos.

Se você estiver sozinho em casa e resolve acender um cigarro, o problema é seu. Mas, se você está no escritório, dividindo a sala com colegas não fumantes, acender um cigarro é um ato que afeta outras pessoas. No mínimo, a boa educação, que você peça permissão aos outros antes de acender o cigarro.

Outros exemplos de falta de etiqueta: bater o telefone, falar alto, importunar seu colega com conversas e perguntas o tempo todo, exagerar no perfume, entre outros.

A elegância abrange, ainda, a consideração e o respeito pelos subordinados, chefes e colegas e a disposição de ser gentil.

Etiqueta é um conjunto de princípios e regras que seguimos não por mera formalidade ou porque isso é chique, mas para que a convivência entre as pessoas aconteça de forma civilizada. Ela estabelece uma linguagem de fácil compreensão que facilita a convivência no ambiente de trabalho.

Conhecer e observar o código de comportamento em vigor no mundo dos negócios vai fazer uma grande diferença na sua vida profissional, pois você tem uma qualidade valorizada por qualquer empresário. E sabe por quê?

As soft skills são mais difíceis de medir ou definir do que as hard skills. Assim, elas também são mais complicadas de aprender, por isso são tão valorizadas no ambiente corporativo.

Para uma empresa, pode ser mais fácil, por exemplo, incentivar um profissional a aprender inglês, que é uma competência essencialmente técnica, do que trabalho em equipe, uma habilidade comportamental.

A falta da etiqueta no ambiente de trabalho pode gerar dificuldade no relacionamento interpessoal, que é um dos maiores motivos de demissão de funcionários no Brasil.

Os seus hábitos, gestos e atitudes cotidianas podem aumentar ou reduzir a sua reputação e imagem.

Alguns exemplos:

  • Reclamações constantes. É o caso daquela pessoa que passa o dia inteiro falando que não está contente, que quer mudar.
  • Ignorar as regras estabelecidas pela equipe.
  • Comprometimento “Zero” com o trabalho e com a empresa.
  • Criticar um participante na ausência dele.
  • Desvalorizar o trabalho do outro.
  • Não aceitar as diferenças.
  • Não assumir os erros.
  • Chegar atrasado nas reuniões

A comunicação é, um dos principais problemas nos relacionamentos, no ambiente de trabalho e no desempenho profissional que vão interferir na sua imagem. Saber se comunicar é fundamental para o relacionamento interpessoal.

Por isso observar os fundamentos da etiqueta no ambiente de trabalho vai ajudar muito para a evolução da sua carreira.

Dicas para que você melhore seus relacionamentos no trabalho e evite conflitos interpessoais:

  • Saiba administrar seu tempo – é uma das soft skills que mais chamam a atenção das empresas. Essa característica é associada a profissionais comprometidos e reflete organização e respeito com o trabalho dos outros colegas e com os consumidores.
  • Evite se envolver em fofocas.
  • Mantenha o bom humor. Funcionários bem-humorados e satisfeitos apresentam um elevado nível de produtividade e contribui para um clima organizacional saudável.
  • Observe as regras de etiqueta do ambiente corporativo.
  • Ouça mais e fale menos. Escute com atenção o que as pessoas têm a dizer e fale apenas quando tem algo a contribuir.
  • Seja cordial e gentil com as pessoas. Lembre-se sempre de dizer: “Obrigada”, “desculpe” e “ por favor”.
  • Critique as ideias e não as pessoas.
  • Avalie as consequências das discussões antes de entrar em uma.

O relacionamento interpessoal envolve o conhecimento de aspectos internos do próprio “ eu” como o conhecimento dos próprios sentimentos, respostas emocionais, o processo de pensamento, e serve como referência de autoconhecimento tão importante no desenvolvimento pessoal e profissional.

Etiqueta no Ambiente Corporativo – Dominar o código de comportamento em vigor no mundo dos negócios faz bem, sim, para a sua vida profissional. Em inúmeras ocasiões, inclusive em viagens internacionais e no ambiente virtual, observar a etiqueta vai facilitar e garantir um relacionamento e negociações em um bom nível de comunicação entre os participantes.

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Ana Teles - (in memoriam)

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