Fake News

Fake News – Uma ameaça real e virtual ao público feminino?

Fake news é o termo em inglês traduzido para português como notícias falsas.

Fake news são prejudiciais a cobertura profissional da imprensa e torna mais difícil para os jornalistas cobrirem notícias significativas e verdadeiras.

Sabemos que com o avanço das mídias sociais e o uso quase desenfreado da internet, algo vem chamando a atenção ou em alguns casos tirando o foco do que é verdadeiro e dando espaço para mentiras e até mesmo o que não é real.

Nota-se também que as fake news, vem tomando espaço e usando os veículos de comunicação (principalmente jornais, mas também revistas e emissoras de rádio e TV) considerados sensacionalistas, ou seja, que buscam elevadas audiências e vendagem através da divulgação exagerada de fatos e acontecimentos, sem compromisso com a autenticidade.

Outro fator que pode inclusive atrapalhar o empreendedorismo feminino com as fake news são sites não confiáveis incluindo propagandas muito “atraentes” para o público feminino.

Dentro desses contextos existem inúmeras possibilidade de golpes aplicados na internet com o intuito de atrapalhar quaisquer negócios relacionado às mulheres.

Inclusive presenciamos essas “fakes” nas políticas públicas onde a grande parte é composta pelo público masculino e o público feminino está pouco ou quase nada inserido em cargos ditos importantes.

Porém temos outros números que nos presenteiam e nos dá ótimas perspectivas para um futuro não muito distante:

  • Nos últimos dois anos, a proporção de mulheres empreendedoras que são “chefes de domicílio” passou de 38% para 45% no Brasil.

Com o avanço, a atividade empreendedora passou a conferir às donas de negócio a principal posição em casa, superando o percentual de mulheres na condição de cônjuge (situação verificada quando a principal renda familiar provém do marido).

Essa posição caiu de 49% para 41% nos últimos anos, conforme o relatório especial produzido pelo Sebrae.

O estudo constatou ainda que as representantes do sexo feminino empreendem movidas principalmente pela necessidade de ter outra fonte de renda ou para adquirir a independência financeira.

As análises feitas pelo Sebrae mostram que as mulheres empreendedoras são mais jovens e têm um nível de escolaridade 16% superior ao dos homens. Entretanto, elas continuam ganhando 22% menos que os empresários, uma situação que vem se repetindo desde 2015, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2018, os donos de negócio do sexo masculino tiveram um rendimento mensal médio de R$ 2.344, enquanto que o rendimento das mulheres ficou em R$ 1.831.

Portanto devemos e podemos assegurar que nós mulheres devemos investir cada vez mais em nós mesmas.

Quando uma mulher:

  • Empreende e é dona do seu próprio dinheiro, ela vira dona de sua própria história.
  • É dona de sua própria história, ela tem mais chance de interromper a violência contra si e sua família.
  • Empreende, ela reinveste em sua família e, assim, toda a sociedade avança junto.

Isso é uma vantagem na hora de inovar. Não temos que copiar ninguém.

Podemos partir dos recursos básicos que todos possuímos e que empreendedoras experientes utilizam no seu dia a dia para inovar e começar novos negócios:

  • Quem somos,
  • O que conhecemos e
  • Quem conhecemos.

Estas são ótimas notícias para quem quer criar algo novo. E não são nada “fake”.

Acesse outras matérias de minha autoria, clique aqui.

Foto de Priscilla O. Rodrigues

Priscilla O. Rodrigues

Compartilhar

Aproveite descontos exclusivos do clube aEmpreendedora

Faça seu pré-cadastro abaixo e receba no seu whatsapp e e-mail descontos imperdíveis.

Últimas publicações

Obtenha o seu selo de sustentabilidade com
a aEco Carbon free

Promoções indicadas
pela aEmpreendedora

aE - Projetor 4K HD 150 Polegadas Celular, Tv B0x, Xbox, PS, Pc, Wifi HY300 Pro Magcubic

Projetor 4K HD 150 Polegadas Celular, Tv B0x, Xbox, PS, Pc, Wifi HY300 Pro Magcubic

aE - iPhone 17 Pro - 17 Pro Max 256GB - 512GB - Novo Original NF Lacrado

iPhone 17 Pro – 17 Pro Max 256GB – 512GB – Novo Original NF Lacrado

aE - Sombra e Iluminador com Brilho 2 em 1

Sombra e Iluminador com Brilho 2 em 1, À Prova D’água, De Longa Duração, Coreano

aE - Batons Matte Impermeáveis CMaaDu 18 Cores, Longa Duração

Batons Matte Impermeáveis CMaaDu 18 Cores, Longa Duração

aE - Lápis de Sobrancelha Líquido à Prova D'água de 5 Cores - Longa Duração

Lápis de Sobrancelha Líquido à Prova D’água de 5 Cores – Longa Duração

aE - Lancome Lancôme La Vie Est Belle Edp Perfume Feminino

Lancome Lancôme La Vie Est Belle Edp Perfume Feminino