Gerenciamento de equipe a distância traz desafio e vantagem

0
54699
Gerenciamento de equipe a distância traz desafio e vantagem

Boa gestão consegue motivar a equipe

Gerenciamento de equipe é desafiador, assim como também é empreender. Inicialmente, não imaginava que me mudaria para os Estados Unidos.

Quando isso aconteceu, passamos a gerenciar a nossa equipe a distância, mesmo isso não estando no nosso foco quando abrimos um escritório de advocacia no Brasil.

Expostos à realidade econômica de uma das maiores potências mundiais, estamos entendendo como trabalham os americanos. A ideia é aproveitar esses aprendizados com a nossa equipe.

Mas você deve estar se perguntando: como gerenciar uma equipe de Direito remotamente?

gerenciamento remoto de equipes
Isabela Brisola tem expertise em gerenciamento remoto de equipes de Direito

Em primeiro lugar, contar com uma equipe treinada ao atendimento é essencial. Atuamos junto desse grupo quando estávamos no Brasil e escolhemos uma pessoa em específico como supervisora local no escritório, que auxilia em tudo o que precisamos em relação a todo o time.

Dos Estados Unidos, realizamos reuniões semanalmente e revisamos tudo o que é urgente. Analiso os processos, além de controlar o financeiro, o que é feito diretamente daqui.

Para chegarmos a esse patamar, preparamos a nossa cultura interna para adotar essa nova visão. A estrutura física, tecnológica e o investimento na equipe criaram a sustentabilidade necessária a essa virada macro.

Gerenciamento de equipe

Preparar a equipe
Preparar a equipe para adotar visões específicas facilita o engajamento

Entre as vantagens desse trabalho remoto está, poder trabalhar em várias frentes, ampliando as possibilidades de crescimento. Ter um panorama do futuro para a equipe possibilita essa perspectiva e amplia as oportunidades.

É claro que tivemos e temos desafios. Um dos maiores foi estabelecer a comunicação com os clientes, afinal, para se obter resultados na empresa, a comunicação interna e externa da equipe precisa estar bem alinhada.

Investimos em formas de aumentar a nossa proximidade, mesmo distantes. A confiança no trabalho da equipe é indispensável já que os colaboradores são o verdadeiro cartão de visita de uma empresa!

A equipe é o verdadeiro cartão de visita
A equipe é o verdadeiro cartão de visita da empresa

Uma equipe feliz, focada e comprometida gera melhores resultados, e isso se deve a uma boa gestão de pessoas. Bons gestores se desenvolvem para atender à necessidade das suas equipes de maneira eficiente e humana.

Se você tem uma boa gestão, terá bons resultados com a equipe

A clareza sobre o que se faz é outro fator muito importante. A especialização é fundamental para quem deseja crescer cada vez mais. Digo isso porque observamos que não adianta fazer várias coisas ao mesmo tempo e não ser bom em nenhuma delas.

Em tempos de alta performance, precisamos ser assertivos e eficazes no trabalho que prestamos. Portanto, a especialização capacita para o pleno desenvolvimento profissional.

diferença da equipe
Ter o mindset adequado faz toda a diferença da equipe

Lembro que a transformação da mente é uma das coisas mais importantes para o crescimento. Abri-la nos leva a avaliar soluções e ter posturas diferentes para a resolução de problemas.

É isso que impulsiona para um crescimento contínuo. Como sempre digo para minhas colaboradoras e equipes em geral: “O conhecimento é a chave para todas as portas”.

Acesse outras matérias de minha autoria, clique aqui.