Você já se pegou perguntando por que algumas pessoas alcançam sucesso e tem uma vida de realizações e outras não? Eu já! E durante toda a vida as respostas para essas perguntas giraram em torno dos seguintes temas: sorte, destino, foco, inteligência, persistência, trabalho duro.
Você já se viu atribuindo o sucesso a um destes fatores? Pois hoje eu quero te mostrar a resposta científica para esta pergunta e como você pode usar essa chave do sucesso no seu negócio.
Growth Mindset é o conceito desenvolvido pela Psicóloga Carol Dweck para designar uma mentalidade focada em crescimento, própria das pessoas que atingiram realizações surpreendentes em alguma área da vida.
Pessoas com este tipo de mentalidade focam na melhoria do processo ao invés de focar no resultado final, assim percebem seus fracassos como oportunidades de crescimento e aprendizado, de entender como “não fazer” na próxima vez.
A Dra Carol Dweck descobriu que a mentalidade é o fator fundamental para o desempenho do indivíduo, pois é esta que vai gerar os comportamentos que por fim produzem resultados.
Em um estudo onde foram acompanhados centenas de alunos pelo período de dois anos, foi observado que os alunos que pensavam que poderiam desenvolver sua própria inteligência e melhorar seu desempenho, de fato aumentaram suas notas no período, enquanto alunos que acreditavam que a inteligência era um talento inato não tiveram progresso. A estes, Dra Dweck atribuiu o conceito de Fixed Mindset.
A diferença entre os dois grupos estudados era unicamente a perspectiva a respeito da própria inteligência e capacidade de aprendizado.
Estudos de neurociência se somaram a este achado e identificaram que para pessoas com mentalidade fixa, o cérebro é estimulado e se torna mais ativo ao receber informações sobre o resultado positivo de uma ação, como por exemplo, uma nota alta.
Em contraposição, pessoas com uma mentalidade de crescimento demonstram que o cérebro fica mais ativo ao receberem informações sobre o que poderiam fazer de melhor na próxima vez. Assim vemos claramente a ativação de áreas de prazer no cérebro do indivíduo, e é importante lembrar que a ativação de áreas de prazer do cérebro é um grande fator da nossa motivação.
Acompanhando estes achados da neurociência podemos ver que pessoas de mindset fixo se sentem motivadas quando atingem resultados positivos, o que pode ser uma grande armadilha. Ao se depararem com desafios que necessitem ser solucionados ou resultados negativos, estas pessoas tendem a se sentir desmotivadas e perdem o foco ou desistem. Já pessoas com um mindset de crescimento se sentem motivadas justamente ao se depararem com desafios. A possibilidade de encontrar soluções, de fazer melhor na próxima vez é o que estimula o cérebro destas pessoas.
Você já conseguiu perceber a ligação do seu mindset com o sucesso do seu negócio?
Se nós queremos alcançar o máximo potencial em qualquer setor da vida, e em especial nos negócios, temos que começar a perceber que não somos naturalmente inteligentes, resilientes, esforçados ou focados. A verdade é que o que gera a capacidade de desenvolver em graus maiores estas e outras características em nós é a mentalidade voltada ao crescimento.
Vou te contar uma situação que passei nos últimos dias: Minha loja virtual simplesmente parou de vender. Nenhuma venda sendo efetivada. Nesse caso, a maioria das pessoas pensaria o seguinte: “O país está em crise, as vendas estão caindo!”.
E realmente foi a primeira coisa que pensamos. Mas existe um hábito das pessoas que possuem um mindset de crescimento que eu vou te ensinar agora: diante de qualquer problema que aparecer na sua frente, faça o exercício de pensar em pelo menos três causas e três soluções possíveis. Simples assim! Grave essa regra como se fosse ouro e ela vai mudar sua vida. Ela vai treinar seu cérebro a encontrar soluções.
Isso porque na maioria das vezes, a primeira explicação que a nossa mente nos oferece diante de um problema é extremamente superficial e baseada em informações que absorvemos cotidianamente do ambiente que nos cerca, televisão, amigos, etc… Só um olhar mais acurado sobre o problema pode lançar luzes sobre ele.
No caso em questão, passamos a levantar as possíveis causas para a baixa nas vendas, e após testes sucessivos na plataforma, descobrimos uma inconsistência que impedia a finalização das compras. Era imperceptível para nós. Tivemos que nos passar por clientes para descobrir.
Por que eu estou contando isso? Eu poderia ter me contentado com a primeira explicação que a minha mente ofereceu e demorar muito a entender que o problema não era esse, o que me custaria um longo período de vendas baixas.
E você, como tem se comportado diante dos desafios? Quais as explicações que a sua mente constrói diante dos pequenos fracassos diários?
Lembre que a chave do sucesso não é simplesmente o esforço, o foco, ou resistência, mas a mentalidade que te capacita a criar e potencializar essas características em você.
Tatiana Borsoi
Coach de Negócios, Empreendedora Digital, Sócia do E-commerce Espaço Dunas Art & Decor.
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