Menopausa – Atividades Físicas que ajudam nesta fase

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Menopausa

Cuidados na Menopausa: Necessidade ou Estilo de Vida?

Menopausa é o período que marca a última menstruação, ou seja, o fim da vida reprodutiva que ocorre entre os 48 a 55 anos, salvo exceção, podendo ocorrer aos 35 anos (menopausa precoce).

Assim como no ciclo menstrual, os sintomas físicos e emocionais variam de uma mulher para outra, sendo que algumas apresentam pouco ou nenhum desconforto (calores, dificuldades para dormir, dores de cabeça, articulares ou muscular, sintomas urinários).

O gráfico abaixo demonstra todo o ciclo desde a 1ª menarca (início da fase reprodutiva) até a última menstruação (final da fase reprodutiva):

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https://drandrevinicius.com.br/quais-as-principais-mudancas-no-corpo-ao-entrar-na-menopausa/

Independente de senti-los ou não, todas sem exceção apresentam ganho de peso, perda maior de massa óssea e muscular, apresentando um risco maior para fraturas, infartos e AVC devido a perda do efeito protetor do estrógeno.

O gráfico abaixo demonstra o início da queda do estrógeno e a perda do seu efeito protetor:

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https://vitallogy.com/feed/Menopausa+e+Saude+Sexual/1382

Mudanças no estilo de vida não impedem, mas reduz a probabilidade de ocorrência destas doenças, entre as mudanças, iniciar uma atividade física regular.

Não somente o coração, mas os ossos e músculos também se beneficiam com trabalho de força, sendo o ideal recomendado 20 a 30 minutos de exercícios vigorosos, 3 vezes na semana, ou 150 minutos semanais de exercícios moderados.

Caminhada – traz bons resultados já que o contato com o chão exerce um trabalho de força contra a gravidade impondo uma tensão benéfica sobre os ossos. Iniciar devagar e aos poucos aumentar a distância ou reduzir o tempo para a mesma distância.

Natação – também é um exercício completo e ideal para quem apresenta problemas articulares já que não exerce impacto sobre as articulações, evitando risco de fraturas.

Pilates – indicado para todas as pessoas, de diversas idades, sedentárias ou não, apresenta como benefícios a melhora da força, resistência muscular e flexibilidade, menor impacto nas articulações, correção da postura e redução ou prevenção de dores.

Um programa de exercícios físicos deveria ser mantido ao longo da vida, porém, nunca é tarde para começar. Escolha uma modalidade com a qual tenha mais afinidade, aceitando-a como um novo estilo de vida a ser alcançado e não como uma necessidade, uma obrigação.

Em tempos de pandemia, seja o treino presencial ou online, para resultados seguros e efetivos busque sempre a orientação de um Profissional de Educação Física.

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Graduada em Educação Física em 1997 e desde então, deixou seu trabalho num grande banco em São Paulo, para dedicar-se totalmente a profissão escolhida. Rapidamente identificou-se com a área de saúde, dedicando-se a trabalhar com pessoas que necessitavam de atividade física para prevenção de doenças e melhoria do condicionamento físico e qualidade de vida. Atuou com equipe multidisciplinar em uma clínica na zona sul de São Paulo, sob a supervisão da doutora Maria Lina Baldassari, e também atuou 6 anos como avaliadora da equipe Body Check, sob a supervisão de Claudia Zamberlan, sendo responsável pelo departamento de avaliação física da Academia Gustavo Borges, unidade Morumbi. Há 9 anos decidiu abrir sua própria empresa, a Life Fokus Saúde e Condicionamento Físico, empresa de personal trainer, treinamento em corrida, emagrecimento entre outros. Feliz por ter a possibilidade de trabalhar naquilo que escolheu e ama, essa felicidade se revela na maneira especial como trata cada cliente.

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