Hoje falarei do Método AIDA, uma Técnica importante para o desenvolvimento profissional, que nasceu em 1898, pelo Sr. Elmo Lewis, e há mais de 100 anos vêm dando resultados extraordinários na área comercial.
Sem Delongas, vamos ao assunto.
Atenção
Para iniciar um processo de venda, é necessário receber atenção do seu consumidor.
Dois empecilhos devem ser sanados para que isso se dê satisfatoriamente: primeiro, ser conhecido e, segundo, o fato de que, em geral, o interesse das pessoas não se encontra voltado para compras em tempo integral, o que faz com que necessitemos pensar modos de quebrar essa indiferença natural.
Veja algumas dicas para chamar a atenção de seu cliente (deixar a vitrine mais atraente, realizar ações de promoções, etc.).
Interesse
Agora que a atenção do cliente foi capturada, é necessário que se crie rapidamente um interesse em sua oferta.
Para isso, um dos passos importantes é fazê-lo reconhecer que atravessa algum problema, tem uma necessidade a ser sanada ou que o produto pode satisfazer alguma espécie de desejo que ele tenha.
Desejo
Agora que esse interesse veio à tona o passo seguinte é apresentar o produto para satisfação das necessidades, problemas ou desejos trabalhados (veja uma técnica para influenciar a decisão de compra do cliente).
Fale do produto ou serviço, seu funcionamento, suas vantagens em relação aos seus concorrentes mais relevantes, quais suas condições (garantias, forma de entrega ou prestação de serviço, manutenção e acessibilidade, em caso de falhas.
Ação
Fechar a venda. Este é o último passo, aquele em que se concretiza o objeto em função de uma boa atuação nas outras etapas.
Para reconhecer a entrada nesta fase de consumação, o vendedor deve estar atento aos sinais do seu interlocutor fazendo uma pergunta aberta e direcionando para o fechamento o encaminhamento do pedido ou fechar o contrato.
Não vá, no entanto, com “tanta sede ao pote”, pois a pressão pode ser uma grande inimiga.
Seja cauteloso, e não dê pressão tudo vai se alinhando conforme a dança. Boas Ação
Fechar a venda. Este é o último passo, aquele em que se concretiza o objeto em função de uma boa atuação nas outras etapas.
Para reconhecer a entrada nesta fase de consumação, o vendedor deve estar atento aos sinais do seu interlocutor, encontrando-se assim em condições de solicitar o encaminhamento do pedido ou fechar o contrato.
Não vá, no entanto, com “tanta sede ao pote”, pois a pressão pode ser uma grande inimiga. Seja cauteloso, repense o perfil do cliente (agora que já o conhece) e reforce aqueles benefícios que já foram apresentados e aceitos.