728 x 90

Mulher profissional na Turquia e seu papel nos dias atuais

Mulher profissional na Turquia e seu papel nos dias atuais

A Turquia é um país com muitas barreiras para a mulher no mercado profissional?

Mulher profissional na Turquia vem enfrentando inúmeras barreiras para alcançar seu lugar em um país de cultura tão diferente da nossa.

Há 11 anos vivendo na Turquia, adaptada aos costumes e cultura local, aprendi muito durante esse tempo e me liberei de vários preconceitos baseados erroneamente nas informações alheias (normalmente outros preconceituosos e ignorantes sobre o país, como eu) e me apaixonei por este país rico em história, cultura, arquitetura, gastronomia e por seu povo, de um modo geral simples e acolhedor.

Nunca trabalhei aqui na Turquia. Um ano após chegar, fundei no Brasil, com minha irmã a Life Fokus, empresa de saúde e condicionamento físico e sempre trabalhei de forma online.

Conhecer pessoas aqui, sejam amigos, vizinhos ou relacionamentos comerciais, me fez enxergar o número de mulheres ativas profissionalmente e ocupando cargos em alto escalão em empresas de diversos segmentos e tamanho.

Pensando nisso, decidi falar com algumas dessas mulheres e conhecer um pouco mais de suas histórias como profissional na Turquia. Queria saber se seu papel nos dias atuais ganhou força.

Quais as suas dificuldades e suas motivações. Como a carreira afeta, ou afetou a vida pessoal dessas mulheres.

Eti Ancel, é sócia e proprietária da Celebrity Jewellers, na cidade de İstanbul. Ela ama joias, ama comunicação e uma das coisas que ama na sua profissão é ser escolhida por gerar confiança nas pessoas enquanto elas compram uma joia.

Seu know how e simpatia permitem que ela possa orientar e ajudar o cliente a encontrar o que combina.

Segundo ela, não é raro hoje em dia, encontrar mulheres profissionais na Turquia. Claro que na cultura daqui, não é fácil para um homem aceitar ordens de uma mulher, mas ela particularmente nunca teve problemas.

Evidentemente Eti fala de grandes cidades como İstanbul, İzmir, Ankara e não do leste Turco.

Suhendam Urbay, é engenheira química, proprietária e presidente do Sun Grup Masterbach, empresa que fundou há 21 anos.

Mulher de muita visão comercial, ela descobriu que havia uma lacuna nessa indústria e muitas oportunidades para crescimento.

Como profissional e ocupando um cargo assim importante, ela nunca enfrentou sérios problemas, mas na vida pessoal, ela não pode passar tempo suficiente com seus dois filhos por causa do número de viagens e excesso de trabalho.

Segundo Suhendam, na Turquia hoje em dia há muitas mulheres profissionais de sucesso.

Seguramente Suhendam você é uma delas. Sucesso.

A Alkem Tekstıl Ltd também tem uma mulher como acionista e responsável financeira. É Julie Arditti, outra bem-sucedida empreendedora.

Ela diz ter tido sorte porque seu principal fornecedor também faz parte da empresa e 60% da força de trabalho é composta por mulheres, muitas delas em posição de gerência.

De outro lado, devido a cultura e percepções comuns, alguns clientes têm dificuldade em se convencer de certos detalhes técnicos ou outros assuntos. Eles precisam da confirmação de um homem.

Julie, que sempre trabalhou em Istanbul, diz que as mulheres na Turquia sempre tiveram que enfrentar desigualdades salariais, perda de emprego devido a gravidez e abusos em todos os níveis da organização.

Em outras partes da Turquia, outras mulheres estão tentando estabelecer seus direitos educacionais, que tem sido uma situação difícil até hoje. De acordo com ela, há uma grande lacuna entre o Oriente e o Ocidente e um longo caminho a percorrer para a igualdade de direitos par a educação e o trabalho das mulheres.

A luta é de todas nós em todas as partes do mundo. Mesmo no Brasil enfrentamos problemas semelhantes. Talvez não na mesma intensidade, mas na mesma gravidade. As diferenças salariais, o assédio, etc…

Todos os lados precisam de mudanças. As mulheres precisam acreditar nelas mesmas e tomar posicionamento e os homens precisam aprender a respeitar essas mulheres como mulher e como profissional.

Meu desejo é que todas as mulheres possam ser vistas por seu potencial e não por seu sexo.

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.

1 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

+ Comentado

Vídeos em Destaque

1 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!