O processo necessário para desenvolver habilidades sociais
O poder da comunicação é uma das habilidades sociais e comportamentais mais importantes do ser humano nos mais diversos momentos da vida: familiar, educacional e corporativo. Diante disso, desenvolver essa habilidade pode proporcionar muitos benefícios.
O que é uma boa comunicação?
Uma boa comunicação é o processo de transmitir as informações de forma clara e objetiva, onde a pessoa com quem está se comunicando entenda de forma adequada.
Não posso deixar de ressaltar que, cada ser humano é único podendo existir milhares de Marias e de Pedros, porém cada um tem sua própria digital.
Cada qual com sua personalidade. Assim sendo, uns mais extrovertidos, outros mais introvertidos, alguns falam com as mãos, outros tem facilidade de visualizar e outros de escutar.
Qual a importância de ter uma boa comunicação?
A comunicação passa através de todas as esferas da vida de um indivíduo, desde o pessoal até o profissional. Desta forma, a mensagem pode ser interpretada de inúmeras maneiras conseguindo assim desenvolver uma comunicação assertiva, compartilhando ideias de forma compreensível e sem dúvidas, podendo proporcionar diversos benefícios, pois é algo que contribui para um bom relacionamento, seja familiar, social, profissional, sem causar constrangimentos ou reações negativas.
Como desenvolver uma boa comunicação?
Primeiramente é importante fazer uma análise sobre as possíveis causas de seus problemas. Em seguida verificar quais são as suas dificuldades, possibilitando investir em um desenvolvimento mais focado e assertivo.
Outra iniciativa interessante é buscar auxílio de profissionais especializado, psicólogos, fonoaudiólogos, por exemplo.
A boa notícia é que todos podem desenvolver essa habilidade comportamental como:
- Ouça com atenção e empatia
- Ouvir com atenção e empatia são fatores essenciais para a prática de uma escuta ativa. Então, procure usar todos os seus sentidos para interpretar a mensagem que a pessoa está compartilhando;
- Tenha foco à fala, às emoções que estão sendo transmitidas.
- Observe a comunicação não verbal
- Essa é uma dica que vale para as duas partes envolvidas na conversa: você e a outra pessoa;
- Observe as expressões corporais.
- Leve em consideração o perfil da pessoa
- Adequar seu discurso de acordo com o perfil da pessoa é algo que pode contribuir de maneira benéfica em qualquer diálogo;
- Por isso, sempre reflita sobre qual é a maneira mais adequada de comunicar algo àquela pessoa específica com a qual você está conversando.
- Prefira perguntas ao invés de suposições
- Fazer suposições é a maneira mais eficiente de causar conflitos e confusões. Caso alguma parte da fala do indivíduo não tenha sido precisa o suficiente, pergunte-lhe o que queria dizer;
- Evite supor que algo foi dito, porque existe a probabilidade de você ter interpretado errado.
- Aceite e supere a vulnerabilidade
- Vulnerabilidade é um dos sentimentos que nos “atinge” quando estamos frente a situações de exposição, risco e incerteza. Isso é algo que pode acontecer em diálogos, uma vez que não é possível antever todas as possíveis reações e falas das pessoas;
- A vulnerabilidade é potencializada pelo medo da imperfeição, ou seja, pelo receio de cometer algum erro;
- Todavia, essa sensação é totalmente natural, por isso aceitá-la e superá-la pode ser a melhor maneira de lidar;
- A partir da aceitação, é possível tirar o foco da insegurança e direcioná-lo ao empenho de se praticar uma boa comunicação.
- Evitar usar “mas”
- Quando você fala que algo está certo, mas tem uma coisa errada, a outra pessoa já se foca exclusivamente na crítica, em vez de compreender o elogio que está embutido;
- Por isso, na medida do possível, utilize “e” para substituir o “mas”.
- Saiba silenciar quando necessário
- Em muitos momentos da vida, a gente precisa saber ficar quieto. No mundo corporativo também é assim, porque uma fala impensada pode arruinar um negócio;
- Além disso, o silêncio também faz parte de uma das boas habilidades de comunicação.
- Seja positivo
- A positividade é uma característica que realmente faz a diferença nas pessoas.
“Minha força é a minha capacidade de me comunicar e expressar
o que se passa em minha cabeça.”
Caroline Stempniak