Muitas pessoas dizem que querem mudar de vida, mas quando são perguntadas sobre o que realmente querem no lugar do que tem hoje, se atrapalham para responder.
Todo empreendedor quer levar sua empresa ao sucesso, mas a grande maioria quando perguntado até onde exatamente quer chegar com a sua empresa, não sabem responder.
Nos dois casos, as pessoas caminham em busca de um sucesso, uma realização que não sabem qual é. Como se o sucesso fosse algo abstrato que o futuro vai trazer e lhes brindar.
Você sabia que esta é a exata diferença entre as pessoas que triunfam e realizam seus sonhos e aquelas que não conseguem sucesso? Napoleon Hill chamou este fator de objetivo principal definido.
Napoleon Hill durante duas décadas entrevistou 16 mil pessoas, buscando identificar qual a diferença entre pessoas que conseguiram realizar grandes feitos e aquelas que não lograram sucesso. Dentre os entrevistados estavam os 500 milionários mais importantes da época, assim como grandes inventores e homens com carreiras de grande destaque.
Este estudo deu origem a obra “As leis do triunfo”, onde foram reunidas “16 lições práticas”, que na realidade são comportamentos comuns as pessoas que alcançaram grande sucesso na vida.
Neste artigo irei falar sobre aquele que é por onde se inicia todo o caminho do sucesso: estabelecer um objetivo principal bem definido.
É impressionante a quantidade de pessoas, e também de empresas, que seguem adiante sem um objetivo, sem a menor concepção do trabalho que realizam melhor, do valor maior que podem oferecer ao mercado.
Ao definir o objetivo principal conseguimos direcionar os nossos esforços e energia de uma maneira consciente e poderosa. Com o ponto exato de onde e quando desejamos chegar, conseguimos direcionar nossos esforços e conhecimentos de maneira assertiva.
O objetivo principal, tanto na vida como na sua empresa, deve ser escolhido com um grande cuidado e de maneira alinhada. Por exemplo, é comum empresários traçarem metas e objetivos para a empresa, sem que tenham alinhado ao objetivo principal de vida do dono do negócio. Isso é um grande erro, simplesmente porque negócios são feitos por pessoas, e pessoas funcionam por motivações que são muito próprias.
É o alinhamento entre o objetivo de vida do dono do negócio com a visão da empresa que vai gerar o objetivo principal definido do negócio!
E por que é tão importante encontrar esse fator?
Porque ele tem o efeito psicológico de impressionar o subconsciente da pessoa de tal maneira que ela aceita esse propósito como um lema, um projeto, uma “planta” que finalmente dominará as suas atividades na vida e a guiará, passo a passo, para a consecução desse objetivo.
É só a partir daí que você consegue gerar a motivação e energia essencial para se colocar em ação de uma maneira mais assertiva, criativa e sem tanto estresse. É a partir de um objetivo principal bem definido que você é capaz de entrar em estado de flow (estado emocional positivo onde seus maiores potenciais são colocados em ação) e realizar o que Napoleon Hill chamou de esforço consciente e eficaz.
Bom, se você chegou até aqui eu te faço o convite para começar a trabalhar nesse sentido. Traçar seu objetivo principal definido é algo de extrema importância e passa necessariamente por um trabalho de autoconhecimento do empreendedor.
Se você quiser aprofundar este tema, deixo aqui o ebook que escrevi sobre o tema. Nele aprofundo este assunto e trago exercícios práticos que lhe conduzirão por este caminho: Empreenda com propósito (e de propósito!)
Um grande abraço e até o próximo artigo.
Sucesso!