O uso do WhatsApp em processo seletivo

3
1678
Uso do Whatsapp em Processo Seletivo

Conheça alguns erros que os candidatos cometem na troca de mensagens com recrutadores via WhatsApp que podem atrapalhar o processo seletivo.

Há anos venho realizando processos seletivos nas áreas: administrativas, comerciais, operacionais, gerenciais e a maneira de contatar mudou muito.

Hoje, a utilização dos aplicativos, principalmente o WhatsApp vem sendo a principal fonte de contato.

É até engraçado relatar, mas as pessoas quase não atendem as chamadas, mas basta mandar um “OLÁ” via WhatsApp e em questão de segundos lá está a resposta. Quem é? Oi! Bom dia, boa tarde ou boa noite! Simples assim.

Como recrutadora, confesso que a ferramenta ajuda muito principalmente no que diz respeito a velocidade de resposta, mas existem alguns comportamentos que devem ser evitados e outros que devem ser banidos pelos candidatos.

É necessário que os candidatos entendam e lembrem-se que todo comportamento ou atitude no processo se torna avaliativo e pode inclusive ser um fator decisivo no momento de rejeitar um perfil.

O processo seletivo para os candidatos é iniciado a partir do momento que se conhece a vaga. Conhecer a vaga significa ter as primeiras informações sobre o que a empresa está buscando.

É importante que o candidato LEIA com atenção o que está escrito no anúncio. Normalmente tudo o que você vai perguntar já está lá e por nervosismo, ansiedade ou falta de atenção você não percebeu.

Ok, você deve estar falando que existem anúncios incompletos e mau feito. Verdade, tenho que concordar com você, mas esse assunto é para outro momento onde falaremos diretamente com os recrutadores.

Assim que você recebe uma vaga ou é chamado pelo recrutador via WhatsApp é importante pensar que você será avaliado a todo momento então é necessário se preparar.

Lembre-se que todo comportamento e atitude fará diferença. Aja com calma, tranquilidade e inteligência.

Primeiro, antes de qualquer pergunta leia o anúncio com atenção e pense nas perguntas importantes para você.

Provavelmente você vai se preocupar sobre o cargo oferecido, o local do trabalho, os benefícios oferecidos, o valor do salário e como você pode mandar o currículo.

Se todas essas respostas estão no anúncio não é necessário perguntar ao recrutador. Perguntar algo que já está informado demonstra falta de atenção e pode ser negativo.

A segunda dica é estar atento ao português. Quando for responder ao recrutador evite abreviar as palavras, cuide da pontuação e da escrita correta das palavras. Lembre-se que por mais simpático que seja o recrutador ele não é seu amigo de conversas e sim um avaliador.

Ser formal nesses casos é sempre mais positivo, porém a formalidade não precisa vir carregada de grosserias ou respostas ríspidas e secas. Inicie as conversas cumprimentando e termine agradecendo o recrutador.

Vou compartilhar com vocês alguns erros de candidatos que podem ajudar você quando for chamado por algum recrutador no app.

Estava realizando uma vaga de Engenheiro de Segurança do Trabalho e postei a oportunidade. A visualização alcançou vários candidatos e o WhatsApp da consultoria foi disponibilizado.

Diversos candidatos entraram em contato e alguns me chamaram a atenção. A maneira que se aborda alguém é muitas vezes determinante para a continuidade do processo.

O candidato me chamou da seguinte forma: Oi, estou sabendo que vocês estão pegando!

No momento que eu li essa mensagem fiquei me questionando sobre essa abordagem. Seria interessante que ele questionasse de outra forma. Poderia usar: Olá, boa tarde! Soube que vocês estão contratando. Gostaria de enviar meu currículo. Obrigado.

Mas, esse não foi o único problema. Ao responder sobre qual vaga ele estaria questionando, ele me respondeu: Qual vaga vocês têm?

Sinceramente me preocupou muito, pois, a falta de atenção, talvez até a imaturidade do candidato poderiam atrapalhá-lo em outros processos.

Entendo perfeitamente que o desemprego é algo desesperador, cansativo e pode nos levar a ter atitudes precipitadas e errôneas, mas é importante se preparar para buscar uma oportunidade de emprego.

Uma outra oportunidade foi de Analista de Marketing Sênior e a candidata me questionou sobre o que seria “nívio senio”. Foi exatamente assim que ela escreveu.

Os erros de português muitas vezes são gritantes e podem atrapalhar. Caso você esteja na dúvida sobre alguma palavra ou trata-se de uma palavra que você nunca escreveu antes, utilize o pacote Office (Word) ou um dicionário e verifique a ortografia.

É melhor demorar um pouco mais para responder ao invés de responder com erro de português.

A relação entre o recrutador e você via WhatsApp pode ser simples, objetiva e positiva. Basta você agir de forma racional, inteligente e simples.

Utilize um vocabulário mais formal, seja objetivo, educado e nunca se esqueça que a todo momento você está sendo analisado.

As ferramentas tecnológicas, os aplicativos e as redes sociais são muito importantes no momento que vivemos, mas é fundamental saber utilizar e transformá-la em uma ferramenta parceira na sua busca por um novo emprego.

Esteja atento a sua escrita, responda com áudio apenas se for solicitado, evite usar emoji, figurinhas, faça perguntas viáveis, seja educado e tenha sempre um currículo atualizado para enviar ao recrutador quando ele solicitar.

Boa sorte!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here