A gestão de empresas familiares é um grande desafio, alguns pontos são importantes e auxiliam diretamente no sucesso organizacional.
A organização familiar tem como características, membros da família que contribuem com suas habilidades e competências para o sucesso organizacional.
Todos trabalham em prol do desenvolvimento organizacional. Alguns conflitos surgem no decorrer da caminhada, pois, há divergências de opiniões, políticas e costumes diferentes.
Uns dos maiores desafios destas organizações é o processo de liderança.
Devido opiniões e objetivos divergentes tanto no processo de gestão quanto no processo orçamentário, integrar é uma tarefa difícil, mas que deve ser pontuada e melhorada no processo de gestão, todos os membros da família devem empreender em conjunto e pontuar o melhor para a organização.
Devemos ressaltar que os membros da família devem estar com suas competências e habilidades bem definidas, cada profissional deve atuar em sua área, observando que haverá membros da família que possuem o perfil empreendedor.
Fazer com que cada indivíduo tenha liberdade para seguir seu próprio talento ajudará e muito no processo organizacional.
Há três pilares básico que sustentam a empresa familiar:
- Família
- Propriedade
- Negócio
Ter uma direção profissional e amadurecida auxilia nas decisões orçamentária e na própria gestão da organização, o qual evita conflitos entre os membros.
A formalização de fatores de gestão e a capacidade de criar integração traz uma direção e uma gerencia mais responsável.
Ter uma governança corporativa (processos, costumes, políticas, leis e instituições) é um dos caminhos importantes a seguir.
Existem quatro fatores chaves para a governança corporativa:
- Identidade Empresarial – Para adquirir este perfil é necessário ter missão, visão e valores bem clara a todos os membros, estarem cientes das normas éticas e valores da organização agregara uma visão responsável e sustentável.
- Direção – Uns dos pontos principais de uma organização é saber onde está indo e quando querem chegar ao principal objetivo, estabelecer um planejamento estratégico claro e com foco em metas é primordial.
- Disciplina – Não há dúvidas que regras e disciplina é essencial para a organização, todos, desde funcionários a membros da família devem respeitar horários e a divisão de tarefas, sempre com propósito em atingir os objetivos almejados.
- Flexibilidade – Outro tópico importante para prosperidade das organizações, principalmente nas empresas familiares pois o mercado exige essa flexibilidade que não deve ser negligenciada.
Para atingir o sucesso organizacional, vários fatores são importantes. A essência organizacional é primordial, nas empresas familiares não há diferença.
Uma empresa só funciona bem com uma gestão transparente e objetiva, o qual utilize da melhor forma os talentos e habilidades de todos os envolvidos.