Empresas devem acompanhar evoluções do mercado
Planejamento estratégico, seja de um escritório de advocacia ou de empresas de outros ramos, seguimos um caminho definido previamente por meio de uma organização para atingir nossos objetivos. Mas é necessário se diferenciar.
O contexto desse plano é analisado, verificando prós e contras, cenários e as melhores práticas rumo ao que se almeja alcançar. Trata-se de um conceito de gestão empresarial dentro da Administração de Empresas, fundamental para negócios que querem crescer.
A mais recente pesquisa MIT Sloan Review, de 2021, apontou que é muito comum as empresas de uma mesma indústria apresentarem estratégias parecidas, apesar de pertencerem a organizações diferentes.
Nessa linha, investir em pesquisas para análises mais concretas ajuda a transformar boas ideias em negócios rentáveis. Isso porque o seu público está em constante transformação e é necessário acompanhar esse movimento.
Por isso, o planejamento deve ser revisto periodicamente, por se tratar de um documento dinâmico e que está intrinsecamente ligado às mudanças contextuais do mercado.
Se você preferir contar com uma consultoria externa, esse conhecimento pode ser muito bem-vindo.
Muitas pessoas me perguntam: “Escritório de advocacia precisa de planejamento estratégico?” Claro que sim, porque, embora não se trate de uma empresa, mas de uma sociedade, ela tem fins lucrativos e responde por uma série de responsabilidades contábeis.
Sair de aspectos teóricos e enfrentar a prática cotidiana, obter mais conhecimento sobre o negócio, compreender o propósito da sociedade são ótimos motivos para garantir o máximo de cuidado em todas as etapas do planejamento e de sua execução.
É por meio dele que muito projetos de inovação se tornam realidade ao envolver cultura organizacional e responder às constantes mudanças no mercado.
Contudo, é fundamental que seu planejamento estratégico também seja uma ferramenta de diferenciação competitiva.
Conhecer a posição em que se está e onde se quer chegar é possível por meio de passos planejados por quem empreende. Isso, para qualquer negócio, é essencial tanto para a marca do escritório quanto para orientar os clientes.
Quem sempre se organiza e planeja com certeza já conta com um mindset estrategista. Essas pessoas apresentam, ao longo do tempo, mais conquistas e sucesso em relação àquelas que deixam as coisas correrem soltas sem um plano.
Com a minha experiência à frente de um escritório de advocacia, aprendi, inclusive, que um plano bem estruturado auxilia na gestão da equipe e nas interações, tendo como foco o crescimento proativo de todos.
Assim, a equipe se torna mais forte, preparada e consciente de sua posição no cumprimento das funções em prol do negócio. O gestor tem que ter o papel de ouvir a opinião da equipe para conceber um planejamento estratégico que faça sentido para o grupo de funcionários.
Afinal, uma sociedade ou empresa é formada por pessoas – e o planejamento estratégico nada mais é que um plano racional que auxilia aqueles que têm grandes objetivos e sonhos.